VII Encontro Paranaense de Educação Matemática
De 21 a 24 de Novembro em Foz do Iguaçu.

RELATOS DE EXPEREIÊNCIAS e COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS



RELATOS DE EXPEREIÊNCIAS
Relato n° 1:- E AGORA? DEU 333,1666....


Relato n° 2:- Caravana da Matemática


Relato n° 3:- Desenvolvendo o Conhecimento Matemático com Professores das
          Séries Iniciais Via Mídias Interativas.


Relato n° 4:- O Excel como Instrumento Pedagógico de Apoio ao Ensino de
          Matemática e de Estatística


Relato n° 5:- Resolução de Problemas numa aula de Matemática: planejamento,
          desenvolvimento e crítica


Relato n° 6:- Alfabetizando Matematicamente os Adultos


Relato n° 7:- O uso da Torre de Hanói, no Ensino-Aprendizagem de Potenciação
          e Expressões Exponenciais


Relato n° 8:- Resgatando a Educação Matemática para Jovens e Adultos -
          na modalidade, Educação a Distância.


Relato n° 9:- Projeto Primavara


Relato n° 10:- Leonhard Euler: Temática para Aulas de História da Matemática


Relato n° 11:- Uso de Software Derive no Ensino de Matrizes e Sistemas
          Lineares no Curso de Processamento de Dados


Relato n° 12:- O Saber no Contexto Social na Área de Ciências da Natureza
          Matemática e Suas Tecnologias


Relato n° 13:- Uma ação de formação: da racionalidade técnica à reflexão
          na resolução de problemas


Relato n° 14:- Fotografando a Geometia do Cotidiano


Relato n° 15:- Matemática e a Literatura Infantil Conectada com a Informática


Relato n° 16:- A Interdisciplinaridade Possível.


Relato n° 17:- O Lúdico nas aulas de Matemática




COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Comunicação n° 1:- A importancia do Conhecimento Histórico em Matemática:
          Implicações para o professor das séries iniciais


Comunicação n° 2:- O Processo de Ensino e Aprendizagem acontecendo num
          Matemática e Tecnologias Informáticas: buscando uma aprendizagem
          significativa.


Comunicação n° 3:- Demonstrações: ressignificações


Comunicação n° 4:- A divisão em Z: como processá-la – Pequenas controvérsias
          que duram toda a vida


Comunicação n° 5:- Os professores e os cursos de formação continuada:
          trazendo as suas percepções para a discussão


Comunicação n° 6:- A Formação de Professores e o Estágio Compartilhado


Comunicação n° 7:- Resolução de problemas e investigações – contribuições para
          o processo de ensino-aprendizagem


Comunicação n° 8:- A definição Piagetiana de Número: Usos (e abusos) no
          Contexto Escolar.


Comunicação n° 9:- Concepções de professores vigentes em cursos de
          formação de professores de matemática: explicitação de seu sentido doutrinário


Comunicação n° 10:- O Ensino da Estatística Atravéz de Recurso Tecnológico


Comunicação n° 11:- Refletindo sobre “a duração do dia” por meio de
          uma atividade de Modelagem Matemática


Comunicação n° 12:- Tensão aplicada em um capacitor: uma aplicação de
          Modelagem Matemática no ensino tecnológico


Comunicação n° 13:- Variedades Diferenciáveis


Comunicação n° 14:- Atividades Orientadoras de Ensino com o uso de
          jornais na graduação em Matemática.


Comunicação n° 15:- Aprender a ser Professor: Uma Contribuição da
          Prática de Ensino de Matemática


Comunicação n° 16:- Literacia Matemática: uma perspectiva freireana e
          interdisciplinar


Comunicação n° 17:- Desenvolvimento de Software Educativo para ensino
          de Matemática no Primeiro e Segundo Graus.


Comunicação n° 18:- Modelagem matemática na sala de aula: um estudo


Comunicação n° 19:- Resolução de Problemas: Teoria X Prática


Comunicação n° 20:- Um contexto Histórico para Análise Matemática


Comunicação n° 21:- Uma Oficina Para Formação de Professores com
          Enfoque em Quadrilátero


Comunicação n° 22:- Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística:
           Uma Proposta de Construção.


Comunicação n° 23:- Portfólio na Avaliação da Aprendizagem Escolar


Comunicação n° 24:- Erros de Alunos de 5ª Série na Resolução de Adições
          e Subtrações: Uma Análise e Novas Janelas que se Abrem...


Comunicação n° 25:- A Elaboração de Conceitos Geométricos na Criança:
           Reflexões para o Ensino


Comunicação n° 26:- Conceito Imagem e Conceito Definição da Reta Real


Comunicação n° 27:- Saberes de Matemática Durante o Processo de Formação de
          Professores


Comunicação n° 28:- Matemática e Veículos Automobilísticos – Um problema de
          Modelagem Matemática


Comunicação n° 29:- O Professor, os Alunos e a Formação das Competências
          Matemáticas: O Caso da Estruturas Aditivas


Comunicação n° 30:- A Formação do Professor de Matemática: Algumas
          indicações para o desenvolvimento profissional permanente.


Comunicação n° 31:- Desprezar o infinitésimo ou pegar a parte real?: um estudo
          sobre a derivada no contexto infinitesimal


Comunicação n° 32:- Etnomatemática, linguagem e a produção/apropriação de
          significados matemáticos.


Comunicação n° 33:- Sistemas de Registro e as Ferramentas de Calculo da
          Antiguidade


Comunicação n° 34:- Ferramenta para geração de gráficos de Funções de
          1º e 2º Graus e Ferramenta para identificação e resolução de Produtos
          Notáveis e Fatoração


Comunicação n° 35:- Dificuldafes de Aquiieção das Operações Matemáticas
          e a Utilização de Jogos


Comunicação n° 36:- Os Jogos e as Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática
           – pesquisa em andamento


Comunicação n° 37:- Educação Matemática e a Aquisição do Conhecimento
          Científico: alguns caminhos a serem trilhados


Comunicação n° 38:- Usando o Cabri Geometry II como Ferramenta para a
          Construção e Verificação do Conhecimento no Ensino Superior




inicial
Comissão Organizadora 
Palestras e Conferências 
Relatos e Comunicações 
Trabalhos Apresentados 
Programação