VII Encontro Paranaense de Educação Matemática
De 21 a 24 de Novembro em Foz do Iguaçu.
RELATOS DE EXPEREIÊNCIAS
e
COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
RELATOS DE EXPEREIÊNCIAS
Relato n° 1:-
E AGORA? DEU 333,1666....
Relato n° 2:-
Caravana da Matemática
Relato n° 3:-
Desenvolvendo o Conhecimento Matemático com Professores das
Séries Iniciais Via Mídias Interativas.
Relato n° 4:-
O Excel como Instrumento Pedagógico de Apoio ao Ensino de
Matemática e de Estatística
Relato n° 5:-
Resolução de Problemas numa aula de Matemática: planejamento,
desenvolvimento e crítica
Relato n° 6:-
Alfabetizando Matematicamente os Adultos
Relato n° 7:-
O uso da Torre de Hanói, no Ensino-Aprendizagem de Potenciação
e Expressões Exponenciais
Relato n° 8:-
Resgatando a Educação Matemática para Jovens e Adultos -
na modalidade, Educação a Distância.
Relato n° 9:-
Projeto Primavara
Relato n° 10:-
Leonhard Euler: Temática para Aulas de História da Matemática
Relato n° 11:-
Uso de Software Derive no Ensino de Matrizes e Sistemas
Lineares no Curso de Processamento de Dados
Relato n° 12:-
O Saber no Contexto Social na Área de Ciências da Natureza
Matemática e Suas Tecnologias
Relato n° 13:-
Uma ação de formação: da racionalidade técnica à reflexão
na resolução de problemas
Relato n° 14:-
Fotografando a Geometia do Cotidiano
Relato n° 15:-
Matemática e a Literatura Infantil Conectada com a Informática
Relato n° 16:-
A Interdisciplinaridade Possível.
Relato n° 17:-
O Lúdico nas aulas de Matemática
COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Comunicação n° 1:-
A importancia do Conhecimento Histórico em Matemática:
Implicações para o professor das séries iniciais
Comunicação n° 2:-
O Processo de Ensino e Aprendizagem acontecendo num
Matemática e Tecnologias Informáticas: buscando uma aprendizagem
significativa.
Comunicação n° 3:-
Demonstrações: ressignificações
Comunicação n° 4:-
A divisão em Z: como processá-la – Pequenas controvérsias
que duram toda a vida
Comunicação n° 5:-
Os professores e os cursos de formação continuada:
trazendo as suas percepções para a discussão
Comunicação n° 6:-
A Formação de Professores e o Estágio Compartilhado
Comunicação n° 7:-
Resolução de problemas e investigações – contribuições para
o processo de ensino-aprendizagem
Comunicação n° 8:-
A definição Piagetiana de Número: Usos (e abusos) no
Contexto Escolar.
Comunicação n° 9:-
Concepções de professores vigentes em cursos de
formação de professores de matemática: explicitação de seu sentido doutrinário
Comunicação n° 10:-
O Ensino da Estatística Atravéz de Recurso Tecnológico
Comunicação n° 11:-
Refletindo sobre “a duração do dia” por meio de
uma atividade de Modelagem Matemática
Comunicação n° 12:-
Tensão aplicada em um capacitor: uma aplicação de
Modelagem Matemática no ensino tecnológico
Comunicação n° 13:-
Variedades Diferenciáveis
Comunicação n° 14:-
Atividades Orientadoras de Ensino com o uso de
jornais na graduação em Matemática.
Comunicação n° 15:-
Aprender a ser Professor: Uma Contribuição da
Prática de Ensino de Matemática
Comunicação n° 16:-
Literacia Matemática: uma perspectiva freireana e
interdisciplinar
Comunicação n° 17:-
Desenvolvimento de Software Educativo para ensino
de Matemática no Primeiro e Segundo Graus.
Comunicação n° 18:-
Modelagem matemática na sala de aula: um estudo
Comunicação n° 19:-
Resolução de Problemas: Teoria X Prática
Comunicação n° 20:-
Um contexto Histórico para Análise Matemática
Comunicação n° 21:-
Uma Oficina Para Formação de Professores com
Enfoque em Quadrilátero
Comunicação n° 22:-
Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística:
Uma Proposta de Construção.
Comunicação n° 23:-
Portfólio na Avaliação da Aprendizagem Escolar
Comunicação n° 24:-
Erros de Alunos de 5ª Série na Resolução de Adições
e Subtrações: Uma Análise e Novas Janelas que se Abrem...
Comunicação n° 25:-
A Elaboração de Conceitos Geométricos na Criança:
Reflexões para o Ensino
Comunicação n° 26:-
Conceito Imagem e Conceito Definição da Reta Real
Comunicação n° 27:-
Saberes de Matemática Durante o Processo de Formação de
Professores
Comunicação n° 28:-
Matemática e Veículos Automobilísticos – Um problema de
Modelagem Matemática
Comunicação n° 29:-
O Professor, os Alunos e a Formação das Competências
Matemáticas: O Caso da Estruturas Aditivas
Comunicação n° 30:-
A Formação do Professor de Matemática: Algumas
indicações para o desenvolvimento profissional permanente.
Comunicação n° 31:-
Desprezar o infinitésimo ou pegar a parte real?: um estudo
sobre a derivada no contexto infinitesimal
Comunicação n° 32:-
Etnomatemática, linguagem e a produção/apropriação de
significados matemáticos.
Comunicação n° 33:-
Sistemas de Registro e as Ferramentas de Calculo da
Antiguidade
Comunicação n° 34:-
Ferramenta para geração de gráficos de Funções de
1º e 2º Graus e Ferramenta para identificação e resolução de Produtos
Notáveis e Fatoração
Comunicação n° 35:-
Dificuldafes de Aquiieção das Operações Matemáticas
e a Utilização de Jogos
Comunicação n° 36:-
Os Jogos e as Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática
– pesquisa em andamento
Comunicação n° 37:-
Educação Matemática e a Aquisição do Conhecimento
Científico: alguns caminhos a serem trilhados
Comunicação n° 38:-
Usando o Cabri Geometry II como Ferramenta para a
Construção e Verificação do Conhecimento no Ensino Superior
inicial
Comissão Organizadora
Palestras e Conferências
Relatos e Comunicações
Trabalhos Apresentados
Programação
Site Desenvolvido pela UnioesteNET - Adaptado pelo NIT