Anais do III EPTEM

n título autores modalidade arquivo
1 A elaboração das definições de cenário animado, animação e simulador no software Geogebra Emili Boniecki Carneiro e Bruna A. Ferreira de Castro Comunicação Científica texto
2 A representação na análise de modelos apoiada por tecnologias digitais Nabila Iasbik Giroti, Eduardo Cesar Tonin, Emerson Alves Rosa e Adriana Helena Borssoi Comunicação Científica texto
3 A tecnologia de impressão 3d no processo de construção de um material didático Taimara Mikieta de Paula e Maria Ivete Basniak Relato de Experiência texto
4 A utilização do software Scratch no ensino de Pensamento Computacional Dyana Grazielli Altomani Braga e Tiago Henrique de Oliveira Prática de Sala de Aula texto
5 Aplicativo Tracker no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática: experiência no Ensino Fundamental Priscila de Castro Barros Greca e Karina Alessandra Pessoa da Silva Relato de Experiência texto
6 Aprendizagem comunicativa em uma atividade desenvolvida na plataforma KAHOOT: uma análise semiótica Suzana Lovos Trindade e Karina Alessandra Pessoa da Silva Relato de Experiência texto
7 As direções pelas quais caminham as investigações sobre jogos digitais no ensino de matemática nos anos iniciais: uma revisão terciária de literatura Edson dos Santos Cordeiro e Clodis Boscarioli Comunicação Científica texto
8 Características geométricas discutidas com alunos do Ensino Fundamental a partir de uma construção no Geogebra Adrieli Cristine Bueno, Camila Maria Koftun e Maria Ivete Basniak Relato de Experiência texto
9 Concepções acerca do Pensamento Computacional presentes na BNCC e do referencial curricular do Paraná no Ensino Médio Vanessa Grazieli Plewka e Sérgio Carrazedo Dantas Comunicação Científica texto
10 Criação de um material manipulável adaptado para resolução do “problema dos quatro quatros” com a impressora 3D para a educação matemática inclusiva Bruno E. Strapasson da Cunha, Vanessa Largo Andrade, Aline Keryn Pin e Renato Francisco Merli Relato de Experiência texto
11 Educação financeira e modelagem matemática: potencialidades dos usos das tecnologias digitais Fernando Cardoso, Bárbara N. P. Alvim Sousa e Edimar de Souza Relato de Experiência texto
12 Educação Matemática e tecnologia: proposta didática Interdisciplinar Geográfica e Espacial Marlon F. M. Ferreira Marques e Fernando Cardoso Relato de Experiência texto
13 Exemplificando o uso de objetos de aprendizagem Scratch no ensino de sequências numéricas nos anos iniciais Ana Karen Gonçalves e Clodis Boscarioli Comunicação Científica texto
14 Experiência matemática educativa em ação: explorando micromundo computacional e princípios matéticos Luciana Leal da Silva Barbosa e Marcus Vinícius Maltempi Comunicação Científica texto
15 Explorando a realidade aumentada com o Geogebra na formação de professores de matemática Tainara A. Lotoski Faria, Joyce Jaquelinne Caetano e Clodogil Fabiano R. dos Santos Relato de Experiência texto
16 Geogebra, Função Afim e uma proposta de tarefas para surdos e ouvintes Gabrielle Thais Werle e Vanessa de Almeida Klaus Comunicação Científica texto
17 Geometria do táxi na formação de professores que ensinam matemática: tecnologias como aporte na aprendizagem Beatriz dos Santos Silva e Talisson Fernando Leiria Comunicação Científica texto
18 Indícios de Pensamento Computacional em uma atividade de modelagem matemática com auxílio do Geogebra Robson A. Ramos Rocha e Rosângela Maria Kowalek Comunicação Científica texto
19 Integração de tecnologia e modelagem matemática: uma abordagem na educação básica Eduardo Cesar Tonin, Emerson Alves Rosa, Nabila iasbik Giroti e Adriana Helena Borssoi Comunicação Científica texto
20 Jogos e gamificação no ensino de coordenadas e plano cartesiano: estratégia para motivar aprendizagem Henrique Zanelatto, Jean Douglas Santos Pimentel e Andréia Büttner Ciani Relato de Experiência texto
21 Lançamento de foguete: uma atividade de modelagem matemática com tecnologias digitais Camila G. da Silva Ceron, Thais Maya Koga e Adriana Helena Borssoi Comunicação Científica texto
22 Lei do resfriamento de Newton: uma análise sobre as ações do professor Tais Mara dos Santos, Mariana Martini Rodrigues e Henrique Rizek Elias Comunicação Científica texto
23 Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem Sonia Regina Mincov de Almeida, Amanda Liebl Grosskopf e Marcelo Souza Motta Minicurso texto
24 Modelagem matemática e tecnologias digitais: um olhar para a construção do modelo matemático Larissa Cristina Rotta Galdioli Comunicação Científica texto
25 O Mapa Conceitual como uma estratégia para elaboração de uma sequência de atividades Vanessa Garcia Shiinoki e Marília Meletti de Abreu Probst Prática de Sala de Aula texto
26 O método dedutivo em uma proposta de sequência didática de rotação por estações utilizando o chatgpt Paula Délis Baum, Tainara Aparecida Lotoski Faria, Joyce Jaquelinne Caetano e Márcio André Martins Comunicação Científica texto
27 O Minecraft no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática integrada à educação STEAM Tatiane Cristine Pessoa e Karina Alessandra Pessoa da Silva Relato de Experiência texto
28 O papel do professor no desenvolvimento de tarefa exploratória em um contexto remoto Rogério Fabricio Hening, Adriana Helena Borssoi e André Luis Trevisan Comunicação Científica texto
29 O Scratch no estudo das raízes de uma equação do 2º grau na educação básica: um relato de experiência Amanda Liebl Grosskopf, Sônia R. Mincov de Almeida e Marcelo Souza Motta Relato de Experiência texto
30 O uso da plataforma Khan Academy como complemento escolar para uma turma de PMA nível I Josiane A. Busquim Mota e Adriana Helena Borssoi Relato de Experiência texto
31 O uso das tecnologias digitais e da modelagem matemática no entendimento de sistemas biométricos: um relato de experiência Emanuelly Cristina da Silva Oliveira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa e Bianca de Oliveira Martins Comunicação Científica texto
32 O uso de Tecnologias Digitais para avaliação em Matemática: uma prática Fernanda Boa Sorte Rocha e Gabriel dos Santo e Silva Prática de Sala de Aula texto
33 O uso do Cube Solver e do Cubo Mágico no ensino de Grupos e Subgrupos: uma proposta de ensino Tuila Caroline Frantz, Adriano Schneider, Renato Francisco Merli, Robson Vinciguerra e William Araujo Relato de Experiência texto
34 O uso do Geogebra no ensino dos parâmetros das funções trigonométricas Alessandra Assad Angieski e Gilcimar da Cruz Leal Relato de Experiência texto
35 Objeto de aprendizagem online com feedbacks para a aprendizagem de conceitos necessários para o cálculo Alex Sandro de Castilho e André Luis Trevisan Comunicação Científica texto
36 Os usos de tecnologias digitais na educação matemática: um panorama a partir de produtos educacionais Thiago Bezerra Figueiredo, Michelle Fernanda da Silva, Thiago Sawada, Ariel Cardoso Silva, Ailton da Silva Junior, Geovani Nunes Aguiar, Bárbara N. P. Alvim Sousa Comunicação Científica texto
37 Pensamento Computacional e o ensino da matemática: experiências com tarefas (des)plugadas Ana Karen Gonçalves, Vanessa Lucena C. de A. Klaus, Gustavo Henrique Zanette e Clodis Boscarioli Relato de Experiência texto
38 Pensamento Computacional: a construção do jogo Pac-Man no Scratch Luan Padilha dos Santos, Suzana Pereira do Prado, Noeli Teresinha de Almeida, Suely Maria de Souza e Sérgio Carrazedo Dantas Comunicação Científica texto
39 Possibilidades para a inserção da gamificação em aulas de matemática Márcia Regina Kaminski, Ana Karen Gonçalves, Mariangela Deliberalli e Clodis Boscarioli Minicurso texto
40 Potencialidades do Geogebra no ensino de cálculo: um relato sobre o engajamento de estudantes na construção de projetos de ensino Thiago Nagafuchi Relato de Experiência texto
41 Produção de dados com as plataformas de atividades e Geogebra Classroom em uma pesquisa de mestrado Vinícius Aparecido Salatta e Sérgio Carrazedo Dantas Relato de Experiência texto
42 Quais usos do software Geogebra podem ser evidenciados em atividades de modelagem matemática? Gustavo Avelar, Bianca de Oliveira Martins e Jeferson Takeo Padoan Seki Comunicação Científica texto
43 Recursos tecnológicos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas no 5o ano do Ensino Fundamental Susane Cristina Pasa Pelaquim e Karina Alessandra Pessoa da Silva Comunicação Científica texto
44 Recursos tecnológicos no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática com experimentação Robson A. Ramos Rocha e Karina Alessandra Pessoa da Silva Relato de Experiência texto
45 Sala de aula invertida com tecnologias digitais no ensino de cálculo diferencial e integral Geovane Duarte Pinheiro e Clodis Boscarioli Relato de Experiência texto
46 Sistemas de equações lineares e o Geogebra: interpretações gráficas Lucas Gabriel S. R. de Jesus, Fernanda de Araújo e Magna Natalia Marin Pires Relato de Experiência texto
47 Tecnologias digitais como recursos semióticos em atividades de modelagem matemática com experimentação investigativa Paulo Henrique Hideki Araki e Karina Alessandra Pessoa da Silva Comunicação Científica texto
48 Tecnologias digitais na formação de professores Albino Szesz Junior Minicurso texto
49 Um estudo de trigonometria com auxílio de tecnologias digitais Francielle Silva Gardin, Fernanda Boa Sorte Rocha e André Lima Rodrigues Relato de Experiência texto
50 Um recurso digital no Scratch como convite para a modelagem matemática sobre o crescimento das unhas Aline Beatriz Noveli, Emerson Tortola e Layana Anderson Relato de Experiência texto
51 Um site educacional interativo para o ensino de sequências no Geogebra Emanuele Burgo Tiroli, Jair Sozzo Junior, Larissa da Silva e Tainá Gomes da Silva Relato de Experiência texto
52 Uma análise das interações entre discentes de uma disciplina de mestrado na construção de um jogo utilizando o Scratch Maísa Regina Baldicera, Felipe de Oliveira Teixeira e Sérgio Carrazedo Dantas Comunicação Científica texto
53 Uma prática sobre área de figuras planas numa visão Etnomatemática com respaldo do Google Earth Kelli Caroline Specht, Clodogil Fabiano R. dos Santos Relato de Experiência texto
54 Uma proposta para o ensino da forma trigonométrica de números complexos Julio C. Rodrigues de Oliveira, Danilo A. Ferreira de Jesuz e Gilcimar da Cruz Leal Comunicação Científica texto
55 Uma proposta para o uso do Scratch em uma atividade de modelagem matemática sobre acessibilidade Jeniffer Paula da Cruz, Karina Alessandra Pessoa da Silva e Letícia Barcaro Celeste Omodei Relato de Experiência texto
56 Uso das impressoras 3D no ensino de matemática: um levantamento bibliográfico Angela Cesaro e Renato Francisco Merli Comunicação Científica texto
57 Uso de objeto educacional digital nos anos iniciais em uma atividade de modelagem matemática Nagela Martins e Karina Alessandra Pessoa da Silva Comunicação Científica texto

III EPTEM em Apucarana (PR)

26, 27 e 28 de outubro de 2023

O Encontro de Tecnologia na Educação Matemática vem aí!