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INGRESSO, EVASÃO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Última alteração: 2018-02-19
Resumo
Quem nunca ouviu alguém dizer: “Matemática é para poucos” ou “Bacharelado é para quem sabe Matemática e licenciatura é para aqueles que não sabem” ou ainda “Não se preocupe, todo mundo reprova na primeira vez [em Cálculo e/ou Geometria Analítica e/ou Análise e/ou Álgebra e/ou outras tantas]!”. Essas frases acabam por reforçar uma constante: os nossos alunos evadem cada dia mais por acreditarem que isso é “normal”. Nesse contexto, o Grupo de Discussão Quatro é extremamente importante para o Fórum Estadual de Licenciaturas em Matemática, pois tais atitudes mostram o quanto ainda estamos longe de conceber uma licenciatura em Matemática que seja inclusiva e que atenda de forma justa e plena todos aqueles que desejam ser professores de Matemática. Dada essa necessidade, de uma Matemática mais inclusiva, e também as mudanças geradas (ou que vão gerar) pela Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que trata da reforma do Ensino Médio; da Resolução n.º 2 de 1º de julho de 2015, que trata da readequação dos cursos de licenciaturas; e da nova Base Nacional Comum Curricular, iniciamos nossas discussões no grupo de discussão
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