Comentários do leitor

Comentários do leitor

luciano mestrich motta desabafa sobre economia brasileira

carlos pires oliveira dias (2020-03-16)

 |  Publicar resposta

luciano mestrich motta desabafa sobre política e economia

 

Certamente quem pensou nas redes sociais não imaginou que isto poderia virar palco para todos colocarem suas opiniões sobre qualquer tipo de tema, inclusive os mais polêmicos – como a política.

Como aconteceu em 2014, isso aqui fica muito chato pois só se fala de uma coisa….

Afinal, o facebook é lugar de gente feliz… não é?

Mas entre ser mais um chato na patota ou parecer um alienado, fico com o primeiro.

luciano mestrich motta - vila robertina, São Paulo - SPDante já dizia que o inferno guarda os lugares mais quentes para aqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral – pois bem, aqui vai o meu tira da reta:

Adianto, que este post não é para o eleitor de esquerda – Veja, se a pessoa ainda continua nessa por convicção é um caso perdido: O socialismo aplicado hoje na maioria dos países, nada mais é que uma cortina de fumaça ideológica, para perpetuar e mascarar a tirania de pessoas que estão preocupadas com tudo, menos com o bem estar social da população. O sistema é lindo no papel mas impraticável.

E nem acho que o nosso problema seja qual a ideologia adequada para o Brasil, até porque acredito que em termos de abordagem ideológica, como quase sempre na vida, a resposta certa não está nos extremos, ou seja, é possível se obter sucesso em um governo capitalista mas que tenha preocupações genuínas de inclusão social, como também é possível se ter um governo com viés eminentemente social mas que entenda a importância do mercado e não trate os empresários como criminosos.

O problema do Brasil é moral, um país que tem em suas fundações um sistema feito para ser ineficiente, corrupto, disfuncional!

Eu, Luciano Mestrich Motta sinto dizer que isto não será resolvido pelo próximo presidente….

… seja ele o Bolsonaro ou a própria reencarnação de Jesus Cristo……

Exatamente!

Este texto é para você, que no último ano resolveu votar no Mito, no Bolsa, no Monstro… (mesmo que ainda tenha vergonha de admitir….)

Você que com razão, está farto de tudo que passamos com os velhos políticos e quer algo novo.

Você que faz parte da “maioria silenciosa” que não se sente representada e quer moralizar o país, resolver a segurança, etc.etc.etc

Sinto muito meu amigo, e estamos juntos nessa…..vamos morrer sem ver esta questão estrutural ser resolvida – mas talvez nossos filhos tenham mais sorte …

Então começo lhe dizendo que mesmo que o Bolsa seja o mais bem intencionado paladino dos bons costumes não vai adiantar….

O problema moral é geracional, (nem sei se existe esta palavra mas enfim – significa que somente o tempo, através de uma nova geração poderá consertar-lo… vc entendeu, claro…)

é triste, mas é o que é…

Então, assumindo que o próximo presidente não vá conseguir resolver problemas construídos em séculos de história, ele pode sim colocar o trem nos trilhos e impedir uma maior deterioração da nossa economia. Ou pode arrebentar a coisa de vez….

Sim, economia, economia e economia… nada romântico, nada Fla x Flu eu sei…. mas a UTI não precisa ser romântica – precisa ser ágil e eficiente….. e sim, você sabe o Brasil está respirando por aparelhos….

Não haverá evolução em segurança, educação e saúde se não houver uma drástica melhora econômica. Não basta a boa vontade do monstro pra acabar com a violência, são necessários inteligência e investimento. E sem arrecadação……..

A única forma de evitar um retrocesso maior ainda é com resiliência, serenidade e competência na gestão econômica e fiscal do país, características que, sinto muito, o Bolsonaro não tem.

Pelo contrário, tenho absoluta convicção que o Bolsonaro não é O cara para fazer esta estabilização econômica… e talvez seja este o principal ponto deste post…

Ele não tem conhecimento de princípios básicos, lhe falta estabilidade emocional para suportar a pressão, tem baixo poder de articulação, e obviamente não é e nunca será um estadista e importante interlocutor com outros países…. coisas que convenhamos, são bem importantes, né?

E você sabe que ele não tem estas competências, certo? mas….

Ahhh mas tem o Paulo Guedes…. E realmente ele é muito bom…..

Vou voltar no PG um pouco mais para frente….

E sim, eu sei que você acredita que o Bolsa é honesto (um pré-requisito que virou diferencial no país do futuro)….

E embora ele esteja na política há quase trinta anos, representando o estado mais inseguro e saqueado nos últimos anos, talvez você esteja certo… talvez ele seja apenas um incompetente.

Mas é sem dúvida uma evolução em relação à gestão anterior….. yeah man!

Imagino que agora lhe passe pela cabeça a seguinte pergunta: este cara falando mal do mito.. porque ele acha que o Amoedo será um bom presidente…

Meu caro, minha cara, eu não sei se ele será um bom presidente. Eu só acho que ele á a melhor opção para este momento.

Após tantas decepções, eu estou que nem você. Absolutamente enfurecido e decepcionado com a situação do Brasil.

Mas diferente de você, eu já decidi que se for para apostar, que seja em algo novo mesmo.

Mais ainda, acredito que o Amoedo possui a credibilidade e as competências necessárias para a “remontada” que país precisa.

E para sua reflexão, o Bolsonaro poderia ser uma opção mais adequada daqui a 4 ou 8 anos. Assumindo um país economicamente estabilizado.

E por favor, sem justificar que não vota no Amoedo por conta do voto útil.

O Bolsonaro veio do nada. O Collor (aff..) um dia já veio do nada, Se houver mobilização, ainda é possível sim colocar o cara lá.

Basta acreditar, veja o que os movimentos construídos nas redes sociais podem fazer…..

Para terminar e assumindo que concordamos que o tema econômico seja o mais fundamental para o próximo governo, vamos fazer uma brincadeirinha?

Imagine que você está no banco traseiro de uma Ferrari – sabe aquela de 4 lugares?

GTC4Lusso…. uma bala…. spettacolare!!

Pois bem, você está quase a 300 km/hora na marginal Pinheiros, aí você olha pra frente…

E ali sentado está o nosso saudoso Senna …ufa…. que alívio, hein?

Você então olha para direita…..

E pela micro janela do bólido você vê o novo painel de vidro que contorna o jockey de São Paulo apedrejado passando com o se fosse uma película de filme estragada…..

Sim, você acabou de perceber que está do lado direito do carro, mas tranquilo, né?

Afinal você tem um mito (esse sim um MITO, certo?) dentro da Lusso….

Aí você olha totalmente para esquerda – e peço que você imagine isso de verdade (você já foi até aqui, certo?)

Você olha totalmente à esquerda e do seu lado está a pessoa (ou uma das…) que mais você ama na sua vida

Imaginou?

Sim, pode ser filhinho com a camiseta do seu time do coração, ou a sua princesinha que se vestiu de bailarina para você, ou seu bebê recém nascido…

pode ser o seu pai ou a sua mãe….

muito forte?

eu sei….. tá ruim pra mim também…

mas vamos suavizar….

simplesmente imagine que do seu lado está aquele seu melhor amigo maluco, aquele das horas mais duras, que não ia te deixar andar neste brinquedo sozinho….

Agora, você vai olhar para o motorista.. e eu sei que você já sacou onde vamos chegar….

E é isso mesmo…

Para você não esquecer que quando for usar o Guedes para justificar a sua escolha, lembre sempre que quem está no volante do carro é um cara muito integro, o Mr. Magoo (se não é da sua época, use o google minha jovem)

e pior, ele tem um botão de eject de um dos outros três bancos…

exatamente…

Agora adivinhe de qual dos bancos é o botão???

Ahhh, e se você que tem horror ao Bolsonaro e por conta disso resolveu votar no Alckmim, Marina ou Ciro, lembre que estas pessoas por ação ou omissão ajudaram muito a chegarmos aonde estamos…. Ainda é tempo de mudar.

Sei que 2015 foi muito duro com alguns dos meus amigos. Por todos eles me solidarizo e espero que o futuro traga mudanças positivas e principalmente felicidades e sucesso.

Particularmente para mim foi um ano fantástico. Profissionalmente recebi a oportunidade de fazer realmente a diferença na reconstrução da história e na promoção de uma mudança cultural de um Grupo que aprendi a amar e que, junto com o nosso país, transitou por caminhos tortuosos.

Baita desafio que fez com que me sentisse criança novamente, com sangue nos olhos e com aquela sensação de namoro novo, uma descoberta a cada dia…. Na vida pessoal também não posso reclamar… Tenho duas filhas lindas e uma esposa incrível. Vivi situações que nunca imaginei e acabo o ano com mais amigos do que comecei e com a sensação de ter feito, na maior parte do tempo, as escolhas certas.

Claro que errei e para aqueles que magoei reitero meu pedido de desculpas já feito pessoalmente. Tento acertar sempre…. mas a vida não seria tão interessante se tudo fosse tão perfeito… Enfim, quero desejar um bom ano novo para todos!!! Muito amor e alegrias…. E que todos continuem perseguindo seus sonhos!!!

Antes de colocar a minha opinião sobre o novo governo, queria dizer que entendo que alguns que eram contrários ao impeachment, também não aprovavam o governo petista…. Entendo também que estejam ressentidos com a derrota…. Eu também fiquei assim em 2014 quando os tais 54 milhões chancelaram um governo que já dava demonstrações inequívocas de incompetência e as primeiras provas de que o seu projeto de poder tinha sido lastreado por um esquema de corrupção “jamais visto na história deste país” já eram visíveis…

Mas tais fatos foram infelizmente ignorados naquele momento pela maioria!

Agora, amigos a favor da manutenção do governo petista, está na hora de vocês entenderem que os que apoiam o impeachment não apoiam o Temer incondicionalmente….

Não tenho dúvida que o processo de impeachment foi político… Mas tenho menos dúvidas ainda que a Dilma e sua gang não passam de um bando de criminosos imorais…. Criminosos que foram pegos e que portanto serão punidos…. Sendo assim, a queda deste governo era uma questão de tempo.

Fosse por crimes financeiros, como as pedaladas, fosse pelos crimes de corrupção, abuso de poder, etc. Some-se a isso a total falta de governabilidade, que parou o país e está fazendo o povo, especialmente os mais pobres (pausa poética para um suspiro desalentador…) sofrerem e verem todos os seus avanços desmoronarem.

Portanto, melhor para a o país que o impeachment acontecesse o mais rápido possível!

Agora voltando para o novo presidente… lembrando sempre que quem colocou o Temer lá foram os tais 54 milhões….
Ele é a opção ideal? Claro que não! Mas ele é melhor opção neste momento, é o que tem pra hoje, infelizmente.
E o momento é de fazer do limão, uma limonada, ou seja, ficar em cima e garantir que ações importantes de curto-prazo sejam tomadas.

É claro que será um período em que deveremos tapar o nariz e conviver com o mal cheiro de termos ministros investigados pela lava-jato (mas isso não é novidade, certo?)

Não podemos focar em discussões inócuas como a falta de mulheres e negros no ministério ou a fusão do ministério da cultura com a educação. Isso é cortina de fumaça para não endereçarmos os temas que realmente precisam da nossa atenção.

Temos um paciente infartando, não dá para ficarmos cuidando do dente cariado, por mais que ele incomode.

Para ficar claro, sou absolutamente contra termos investigados no governo, e não só nos ministérios..

Mas como o bom é inimigo do ótimo…. Teremos que engolir alguns sapos…

A minha visão é que um ministério político foi uma decisão sábia neste momento, especialmente se estes políticos se cercarem de um staff técnico e competente.

A agilidade para passar as medidas no congresso é um fator crítico de sucesso neste momento e um ministério com viés político pode contribuir muito.

Medidas duras terão que ser tomadas, e o país vai sofrer até conseguir se reencontrar.

Tenho convicção de que a queda de Dilma e a destruição do PT não soluciona todos os problemas do país. Temos um problema estrutural, que passa pela forma como as instituições estão desenhadas, pelo tamanho do Estado mas que decorre principalmente de um elemento cultural brasileiro de aceitarmos desvios de caráter e nos curvarmos diante dos desmandos de um grupo de políticos que usam de suas posições para benefício próprio em troca de assistencialismo e esmolas.

Precisamos mudar a cultura egoísta que nos permeia, do cada um para si e Deus para todos e passarmos a valorizar os benefícios que uma sociedade evoluída, que valoriza o certo em detrimento do fácil pode trazer. Sei que não é fácil, pois nunca tivemos isso. Mas as manifestações deste ano, que culminaram no afastamento da Delinquenta e sua corja, mostram que uma mudança ainda é possível. Precisamos continuar mobilizados e atentos ao novo governo.

O Brasil precisa de uma agenda positiva, independentemente de partido e ideologia, que enderece os grandes temas de forma pragmática e ágil.

Nós, os cidadãos comuns, temos que fazer a nossa parte e continuar indo para as ruas a qualquer indício de que o trem esteja saindo dos trilhos. E que na próxima eleição tenhamos a consciência e sabedoria para buscarmos algo novo. Quem sabe até lá a reforma política tenha passado e tenhamos novas opções…

Como o otimista é um tolo e o pessimista é um chato, eu vou continuar sendo um realista esperançoso..

Meu manifesto sobre a situação política atual,

Não trato política como time de futebol. Minhas escolhas não são baseadas em direita ou esquerda; branco, negro ou amarelo; rico ou pobre. Avalio política de forma bem pragmática, através do atingimento de resultados e da forma como os mesmos foram atingidos.

É claro que tenho minhas convicções ideológicas. Acho que a democracia-capitalista, embora imperfeita, mas que tem na meritocracia um componente fundamental, seja o caminho mais certo para o crescimento de uma sociedade, mas entendo que as políticas sociais são extremamente importantes para redistribuição da riqueza e garantia de uma vida digna para todos os seres humanos.

livros luciano mestrichMas reconheço também que o capitalismo da forma como está sendo praticado hoje está trazendo mais desigualdade aos extremos da população. (sobre isso sugiro que leiam a obra-prima de Thomas Piketty “ O Capital no século XXI”)

Falando em Capital, em algum momento da minha vida fiquei tocado e inspirado com as idéias de Marx e Engels, aquilo fazia todo sentido…

Pra depois ver estas idéias sucumbirem diante da realidade da vida e da natureza humana… Sim, tirando poucas e iluminadas pessoas, a maioria de nós privilegia os seus interesses em detrimento do interesse coletivo, e isso é mortal para o socialismo (na forma em que foi concebido) funcionar na prática. O socialismo aplicado hoje na maioria dos países, nada mais é que uma cortina de fumaça ideológica, para mascarar a tirania de pessoas que estão preocupadas com tudo, menos com o bem estar social da população.

Mas não acho que o nosso problema seja qual a ideologia ideal para o Brasil, até porque acredito que em termos de abordagem ideológica, como quase sempre na vida, a resposta certa não está nos extremos, ou seja, é possível se obter sucesso em um governo capitalista mas que tenha preocupações genuínas de inclusão social, como também é possível se ter um governo com viés eminentemente social mas que entenda a importância do mercado e não trate os empresários como criminosos.

Então me pergunto, qual é o problema deste governo? Deixe logo abaixo seu comentário sobre o assunto! Quem é Luciano Mestrich?

 

Luciano mestrich motta foi diretor Estatutário de Finanças e Controladoria de diversas empresas importantes do mercado brasileiro!





Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2595-5586