Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos da SBEM - PR?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Modalidades de trabalhos para o XIV EPREM

O XIV EPREM aceita a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades:

  • Comunicação Científica (CC)
  • Relato de Experiência (RE)
  • Pôster (PO)
  • Minicurso (MC)

Normas para os trabalhos

Todas as modalidades de trabalho (Comunicação Científica, Relato de Experiência, Pôster e Minicurso) deverão respeitar as seguintes normas:

Os textos deverão ser elaborados no Word (extensão .doc ou .docx), com tamanho do papel A4.

Margens: superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm.

Título: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5.

Nome(s) do(s) autor(es) : Times New Roman, alinhado à direita, fonte 12, espaçamento simples, acompanhado da Instituição na qual está vinculado, bem como o e-mail.

Resumo: a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 200 palavras.

Palavras-chave: podem ser usadas até quatro. Estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final.

Subtítulos: devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula.

Corpo do texto: o corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção. A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12. Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha. Notas de Rodapé deverão vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Para Citações, devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

Tabelas e gráficos: deverão ter como elementos: número, título, fonte e nota respeitando as normas da ABNT.

Referências: devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

Omitir informações dos autores: em todo o texto a ser submetido, os autores deverão omitir qualquer menção aos seus nomes. Nos casos em que houver a menção do nome de qualquer dos autores, os mesmos deverão trocar a referência por uma sequência de letras “X”, conforme exemplo abaixo:

XXXXXXXXX. Educação Matemática. Cascavel: Editora Brasil, 2016.

Idiomas: Os textos deverão ser redigidos em português ou espanhol

Número de laudas: serão aceitos trabalhos com o total de:

  • Relato de Experiência: entre 08 e 12 páginas.
  • Comunicação Científica: entre 10 e 15 páginas. .
  • Pôster: entre 06 e 10 páginas. .
  • Minicurso: entre 04 e 08 páginas. .

Observações importantes

  1. Para a avaliação do trabalho é necessário que TODOS os autores e coautores tenham feito a inscrição e o pagamento da taxa.
  2. Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir palestras, mesas redondas, minicurso, submeter trabalhos para ser avaliado, e, sendo aceito, ser apresentado e publicado nos anais.
  3. Não existem restrições para o número de trabalhos submetidos por participante, seja como autor ou coautor.
  4. Número máximo de autores por trabalho: 6 (seis).
  5. Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do XIV EPREM.
  6. É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.
  7. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no Template (Modelo - ver arquivo disponível em cada uma das modalidades).
  8. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados pelos respectivos autores no XIV EPREM.
  9. O XIV EPREM aceita trabalhos nas seguintes modalidades:
    • Comunicação Científica (CC)
      Apresentação de resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade, cabem trabalhos de natureza teórica e empírica que busquem articulação com o tema central do encontro. Atente-se para a necessidade da submissão apresentar resultados parciais ou finais.
      Texto: Mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, do título às referências.
      Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de texto de Comunicação Científica já no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template.
    • Relato de Experiência (RE)
      Apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores e de desenvolvimento de produtos. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do autor.
      Texto: Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.
      Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de texto de Relato de Experiência (RE) já no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template.
    • Pôster (PO)
      Pode versar sobre resultados parciais ou finais de pesquisa, bem como de relatos de experiências sobre Educação Matemática que busquem articulação com o tema central do encontro. O pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes.
      Texto: Mínimo de 6 e máximo de 10 páginas, do título às referências.
      Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de texto de Pôster (PO) já no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template.
    • Minicurso (MC)
      De cunho mais prático, o minicurso enfatiza certo tópico relativo à Educação Matemática, com possibilidade de maior interação e espaço para discussão, organizado/coordenado pelo(s) ministrante(s).
      Conforme programação, os minicursos terão duração de 4 horas, com um intervalo para o coffeebreak. Dependendo da quantidade de minicursos aceitos, é possível que alguns sejam remanejados para a modalidade de Pôster, conforme a avaliação realizada pela comissão científica. É importante que o(s) proponente(s) indique(m) a necessidade de utilização de laboratório de informática e softwares específicos para que a comissão organizadora verifique a disponibilidade da infraestrutura necessária.
      Texto: Mínimo de 4 e máximo de 8 páginas, do título às referências.
      Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de texto de Minicurso (MC) já no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template.
  10. Os trabalhos deverão respeitar pelo menos um dos eixos temáticos do XIV EPREM:
    • Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    • Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
    • Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
    • Eixo 4: Ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
    • Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
    • Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
    • Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
    • Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
    • Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
    • Eixo 10: Minicursos

Os trabalhos poderão ser submetidos acessando a seção Submissão de trabalhos de 15 de fevereiro a 24 de abril de 2017.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do Fale Conosco direcionando sua mensagem para a Comissão Científica.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Para a avaliação do trabalho é necessário que TODOS os autores e coautores tenham feito a inscrição e o pagamento da taxa.
  2. Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir palestras, mesas redondas, minicurso, submeter trabalhos para ser avaliado, e, sendo aceito, ser apresentado e publicado nos anais.
  3. Não existem restrições para o número de trabalhos submetidos por participante, seja como autor ou coautor.
  4. Número máximo de autores por trabalho: 6 (seis).

     

  5. É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.
  6. Os textos deverão ser elaborados no Word (extensão .doc ou .docx), com tamanho do papel A4.

    Margens: superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm.

    Título: Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5.

    Nome(s) do(s) autor(es) : Times New Roman, alinhado à direita, fonte 12, espaçamento simples, acompanhado da Instituição na qual está vinculado, bem como o e-mail.

    Resumo: a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 200 palavras.

    Palavras-chave: podem ser usadas até quatro. Estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final.

    Subtítulos: devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula.

    Corpo do texto: o corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção. A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12. Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha. Notas de Rodapé deverão vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Para Citações, devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

    Tabelas e gráficos: deverão ter como elementos: número, título, fonte e nota respeitando as normas da ABNT.

    Referências: devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

    Omitir informações dos autores: em todo o texto a ser submetido, os autores deverão omitir qualquer menção aos seus nomes. Nos casos em que houver a menção do nome de qualquer dos autores, os mesmos deverão trocar a referência por uma sequência de letras “X”, conforme exemplo abaixo:

    XXXXXXXXX. Educação Matemática. Cascavel: Editora Brasil, 2016.

    Idiomas: Os textos deverão ser redigidos em português ou espanhol

    Número de laudas: serão aceitos trabalhos com o total de:

    • Relato de Experiência: entre 08 e 12 páginas.
    • Comunicação Científica: entre 10 e 15 páginas. .
    • Pôster: entre 06 e 10 páginas. .
    • Minicurso: entre 04 e 08 páginas. .
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2595-5578