Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES PARANAENSES DA ÚLTIMA DÉCADA |
PDF
|
Rafael Marques Pinheiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
DESVELANDO O CENÁRIO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE TESE E DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Marcela Boccoli Signorini |
|
Matemática e Sustentabilidade caminhando juntas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
PDF
|
Isabelly Cristina Mottin, Polyanna Mondadori Santos |
|
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
PDF
|
Luiza Destéfani Alves, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Lucia Panossian |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flavia Cristine Fernandes Souto, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AOS DOCENTES |
PDF
|
Vantielen da Silva Silva, Dionísio Burak |
|
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
CINTIA CARLA BERNARDI, Jenifer Rodrigues de Almeida, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Cleomar Viater Junior, Luiz Felipe Zitkoski, Matheus Henrique Dal Molim Ribeiro |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO INTERDISCIPLINAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ceres Oliveira Jendreieck, Ettiène C. Guérios |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AÇÕES DOS ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Gabriele Granada Veleda, Clara Caroline Uniat |
|
O TETRIS 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcelo Botura Souza, Igor José Nascimento, Antonio Rodrigues Junior, Matheus Maziero, Marcos Lübeck |
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE TEÓRICA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA |
PDF
|
Jéssica da Costa Ricordi, Everson Luiz Ricordi |
|
Maratona da Tabuada |
PDF
|
Arielin Dobzinski, Henrique Treml, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
LABIRINTO DAS OPERAÇÕES – CAMINHANDO PARA UM NOVO APRENDIZADO |
PDF
|
Ana Flávia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa, Guilherme Vinicius Favoretto, Lucas Schechtel, Ana Beatriz dos Reis, Marli Terezinha Van Kan |
|
O ESTUDO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL TANGRAM |
PDF
|
Henrique Treml, Arielin Dobzinski, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
O ENSINO DE FRACTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: um estudo nos documentos oficiais do Paraná |
PDF
|
Fernando Henrique Silva, Flávia Keiko Simada, Simone Luccas |
|
PROTÓTIPO DE UM JOGO DIGITAL PARA CONTRIBUIÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA SOMA E DA SUBTRAÇÃO |
PDF
|
Claudia Brandelero Rizzi, Rogerio Luis Rizzi, Francieli Cristina Agostinetto Antunes |
|
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NA ETAPA PRÉ-ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NOS CMEIs DE CASCAVEL |
PDF
|
Daniel Zampieri Loureiro, JOSIELI ALVES DE LIMA |
|
RELATO DE UMA PRÁTICA DO ENSINO EXPLORATÓRIO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Marcia Cristina Nagy, Cristina Cirino de Jesus |
|
UMA ANÁLISE NOS ANAIS DOS XI, XII E XIII EPREM EM BUSCA DE TRABALHOS QUE ABORDAM OS ANOS INICIAIS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS |
PDF
|
Priscilla Frida Salles Tojeiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: TABELAS E GRÁFICOS PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
PDF
|
Antoniely Juliany Rodrigues da Rosa, Karen Cristielle Ribeiro da Rocha, Luzybel Tuski Biba, Elaine Berger de Ramos Marques, Luiza Takako Matumoto, Edérison Luiz Grizafis |
|
OPERAÇÕES ADITIVAS COM NÚMEROS INTEIROS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM UM JOGO DIGITAL |
PDF
|
Edson Ribeiro de Britto Almeida Junior, Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato |
|
MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ‘’De moeda em moeda’’ de crianças consumus a crianças responsabilus |
PDF
|
Sara Reis Cordeiro, Ana Terra Menezes, Isabella Cordeiro Bruz |
|
TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Maiara Aline Junkerfeurbom, Luciana de Souza, Tânia Stella Bassoi |
|
PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS: UMA CLASSIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
PDF
|
Tiago Pereira, Fátima Jacinta de Aguiar, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Veridiana Rezende |
|
Expandindo limites com Matemágicas e outros desafios lógicos |
PDF
|
Keith Gabriella Flenik Morais, Rogério Otávio Mainardes da Silva |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EMERGENTES EM UMA QUESTÃO ADAPTADA DO ENEM E O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO: “PROVAS SEM PALAVRAS – DESPERTANDO O OLHAR GEOMÉTRICO” |
PDF
|
Stephany Priscila Correia, Mirian Fernanda Dolores Granado Martins, Línlya Sachs |
|
O FRACTAL HEXAGONAL TIPO DURER: POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS CONFORME A OPINIÃO DE PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO |
PDF
|
Fabricia de Carvalho Paixão, Mariana Moran Barroso |
|
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Derli Kaczmarek, Dioníso Burak |
|
SITUAÇÕES-PROBLEMAS PARA O ENSINO DO REGISTRO DO NÚMERO NEGATIVO |
PDF
|
Geralda Neri Santana |
|
Um breve relato sobre a experimentação de materiais manipuláveis no ensino de matemática |
PDF
|
Lucas Campos Araújo, Ana Maria Foss |
|
OPERAÇÕES COM POTÊNCIA POR MEIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID |
PDF
|
Gabriela da Silva Oliveira, Ariane da Silva Landgraf, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
NA MINHA CASA TEM MATEMÁTICA: uma proposta à luz da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) |
PDF
|
Cleiton Antonio Marino, Marcele Tavares Mendes |
|
ASPECTOS MATEMATICOS REVELADOS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS COM OPERAÇÕES DE FRAÇÕES. |
PDF
|
Teodoro Pollyany Teodoro |
|
POSSÍVEIS APLICAÇÕES DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Cileide Teixeira da Silva Polli, Helenara Regina Sampaio Figueiredo |
|
SISTEMA MONETÁRIO E ALGUMAS CONVERSÕES: LEITURA ALIADA A MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Lucimara Aparecida dos Santos |
|
O HEXÁGONO DE DURER E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Thais Michele Martires, Veridiana Rezende |
|
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE MONÔMIOS E POLINÔMIOS |
PDF
|
Dayane Moara Coutinho |
|
A CULTURA ESCOLAR DO CAMPO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS |
PDF
|
Maykon Jhonatan Schrenk, Barbara Winiarski Diesel Novaes |
|
As Sete Tábuas da Sabedoria |
PDF
|
Guilherme Zambianco Quadros, Marcio Roberto da Rocha |
|
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO PISA: UMA LEITURA DA FALA DE UMA ALUNA DO NONO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
DIEGO DE JESUS FERREIRA |
|
OFICINAS DE ESTÁGIO – uma experiência com a resolução de problemas na formação inicial |
PDF
|
Alisson Henrique dos Santos, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
ENSINO DE FUNÇÕES POR MEIO DO SOFTWARE WINPLOT |
PDF
|
Vanessa Gonçalves Vieira, Veronice Maria Kawalek |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, André Lima Rodrigues, Juliana Aparecida de Lima Simões, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
|
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS PIBID NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO ENSINO DE FRAÇÕES |
PDF
|
Maiara Canan Koetz, Klara Granetto Lusitani, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS |
PDF
|
Francieli Agostinetto Antunes, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Lucas Zanella, Viviane Ribeiro |
|
DESENVOLVENDO UM SISTEMA TUTOR INTELIGENTE SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Lyssa Priscyla Scherer, Claudia Brandelero Rizzi, Rogério Luis Rizzi |
|
OS SOFTWARES HOT POTATOES E GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Fernanda Meredyk, Alcione Cappelin |
|
VISÕES DISTORCIDAS NA INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIAS: uma investigação a respeito das interpretações de dados matemáticos apresentados em notícias jornalísticas |
PDF
|
Marlon Dal Pasquale, João Henrique Lorin |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA DE TALES |
PDF
|
Maria José Fagundes Barbosa, Claudete Cargnin |
|
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GRAPHMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO |
PDF
|
Cristiane Marcheti dos santos |
|
UMA EXPERIÊNCIA INTUITVA E OS MODELOS DIDÁTICOS |
PDF
|
Thiago Fabricio Silva, Clélia Ignatius Nogueira |
|
ALGORITMO DA DIVISÃO DE EUCLIDES COMO FERRAMENTA PARA JUSTIFICAR A NÃO DIVISÃO POR ZERO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Willms Capra, Lauren Isabely Cavali, Moisés Aparecido do Nascimento |
|
USO DE PORTIFÓLIOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: CADERNO VOLANTE |
PDF
|
Nataly Barbosa de Castilho, JANAINA PONTES, MARISETE DO ROCIO KOPIS, MARLI VAN KAN |
|
desvendando a matemática oculta nas histórias infantis |
PDF
|
janaina pontes, Nataly Barbosa Castilho, Marisete Rocio Kopis, Marli Van Kan |
|
O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS |
PDF
|
Lucas Schechtel, Fernanda Brendalise, Ana Flavia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa |
|
XADREZ E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
PDF
|
solange favero, Geralda Neri Santana, Paulo de Barros Vieira Jr |
|
O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Márcio André Martins |
|
Avaliação em Matemática: indicadores e apontamentos |
PDF
|
Adriana Stefanello Somavilla, Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva |
|
TIPOS DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 8º ANO |
PDF
|
Maiara ALINE jUNKERFEURBOM, Tiago Emanuel Klüber |
|
CLIENTES EM UM SUPERMERCADO: UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Daniela Harmuch, Marcele Tavares Mendes |
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DE CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Daiane Cristina Silva Aliatti, Carolaine Souza Santos, Diessica Aline Quinot, Matheus Alexandre Alves Anzolin |
|
O ESTUDO DE GEOMETRIA NA ESCOLA INDÍGENA: O FORTALECIMENTO DA CULTURA AVA-GUARANI NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE REZAS |
PDF
|
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro |
|
RECUPERAÇÃO PARALELA E PROVA EM DUAS FASES: UMA EXPERIÊNCIA COM O 6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ademir Pereira Pereira Júnior, Senhor Pereira Pereira Junior |
|
A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: um recurso para uma prática de avaliação da aprendizagem |
PDF
|
Tiago Ponciano Antunes, Marcele Tavares Mendes, Jader Otávio Dalto |
|
O ENSINO DE POLÍGONO REGULARES POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
Ana Maria Foss, Daniele Donel |
|
MATEMÁGICAS: UMA FORMA DIFERENTE DE ABORDAR A MATEMÁTICA |
PDF
|
Vagner Luiz Cadorin Boese, Cinta Carla Bernardi |
|
SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO SINAL DE IGUAL E MANEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DE SUA UTILIZAÇÃO EM SENTENÇAS MATEMÁTICAS |
PDF
|
Eliandra de Oliveira, Andreia Buttner Ciani, Jaqueline do Nascimento, Mariana da Rosa |
|
A MALA MISTERIOSA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FRAÇÕES |
PDF
|
FERNANDA FATIMA RATAJCZYK TURRA, Bárbara Winiarski Diesel Novaes, Vanessa Largo |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
ENSINO DE CÁLCULO I ATRAVÉS DA METODOLOGIA COOPERATIVO-COLABORATIVA ASSOCIADA À MONITORIA |
PDF
|
Ariane Sommer Rebolho, Adriana Sbardelotto Di Domenico |
|
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Katia Socorro Bertolazi |
|
UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE O PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS |
PDF
|
Daniela Barbieri Vidotti, Lilian Akemi Kato |
|
PROCESSOS MENTAIS DE DREYFUS (2002) E O ENSINO EXPLORATÓRIO (2005): DISCUSSÃO E POSSÍVEL INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA |
PDF
|
Christian James de Castro Bussmann, Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRÊS VISÕES E UMA ANÁLISE |
PDF
|
Cesar Augusto da Rocha Santiago Santos, Fernando Paulino de Cerqueira Netto, Luiz Otávio Fernandes, Mirian Maria Andrade Gonçalez |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE ENSINO |
PDF
|
Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Eduardo Machado da Silva |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA BREVE ANÁLISE |
PDF
|
Sara Taís Theobald, Tiago Emanuel Klüber |
|
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SISTEMAS PRODUTIVOS |
PDF
|
Lucas Henrique dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Francini Damiani e Silva, Iziane Lais Rodrigues Nunes, Michel Teston Semensato |
|
APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: ANÁLISE DE DADOS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS |
PDF
|
Priscila Pigatto Gasparin, Franciele Buss Frescki Kestring |
|
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINPLOT COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE PARABOLÓIDES ELÍPTICOS E SUAS CURVAS DE NÍVEL |
PDF
|
Daiane Cristina Zanatta |
|
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Amanda Stefani, Marcelo Carlos de Proença |
|
FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
LIMITE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO E SEU ENSINO EM LIVROS TEXTOS |
PDF
|
Adriele Carolini Waideman, André Luis Trevisan, Claudete Cargnin |
|
Eixo 4: Ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
PDF
|
Maria Helena da Costa Bianchi, Marcia Borin da Cunha |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
UM ENFOQUE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA PORTADOR DA SÍNDROME DE ASPERGER |
PDF
|
Claudete Cargnin, Silvia Teresinha Frizzarini, Giovanna Carolina Cargnin Ferreira |
|
Tarefas sobre área e perímetro para alunos surdos |
PDF
|
Tânia Stella Bassoi, Steffani Maira Colaço Miranda |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS INCLUSOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS |
PDF
|
Tiago Pereira, Fábio Alexandre Borges |
|
SÍNDROME DE ASPERGER: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO |
PDF
|
Larissa Leal Scapin, Joel Staub, Josiele Camargo Rodrigues, Luciana Del Castanhel Peron, Michely Mara Pereira |
|
O CÁLCULO MENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ALUNOS COM SURDEZ E TDAH |
PDF
|
Maria Emília Melo Tamanini Zanquetta, Clelia Maria Ignatius Nogueira |
|
UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA |
PDF
|
Aline Batista de Oliveira Martins, Andresa Maria Justulin |
|
UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUANTO AOS DEFICIENTES VISUAIS |
PDF
|
Milena Molitor, Claudete Cargnin |
|
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SALA DE AULA REGULAR COM DEFICIENTES VISUAIS: RECONHECENDO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
PDF
|
Camilla Ehrat Dias, Quelen Silveira Coden, Maria Lucia Panossian |
|
REFLEXÕES SOBRE O ACESSO AOS OBJETOS OSTENSIVOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES CEGOS |
PDF
|
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
|
SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DE ALTAS HABILIDADES |
PDF
|
Gabriel José Cavassin Fabri, Gabriela Martos, Anadir dos Reis Miranda, Neusa Nogas Tocha, Maria Lucia Panossian, Edna Sakon Banin |
|
Projeto Integrador: Reflexões acerca do ensino de matemática para Surdos |
PDF
|
Andressa Paola Cordeiro, Aline Keryn Pin |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber |
|
A MATEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS |
PDF
|
Adan Santos Martens, Marcio Virginio da Silva |
|
ALUNO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA: SONHOS E DESEJOS, UM NOVO DESAFIO |
PDF
|
Thiago Iatecola Rodrigues, Luciano Ferreira, Talita Secorun dos Santos |
|
METAESTUDO SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DAS EDIÇÕES DA CNMEM |
PDF
|
Wellington Piveta Oliveira, Lilian Akemi Kato |
|
PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Rodrigo Vitorassi, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INTEGRADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO LICENCIANDO |
PDF
|
Joseli Almeida Camargo, Célia Finck Brandt |
|
ALGUMAS AÇÕES DO PIBID/MAT/FOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES |
PDF
|
Kelly Kananda Teixeira Antunez, Luiza Aline Bordon, Rosângela Braz de Oliveira, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS FORMATIVAS EM CONTEXTO DE PESQUISA |
PDF
|
Adan Santos Martens, Carla Melli Tambarussi, Tiago Emanuel Klüber |
|
QUEM SOU EU PROFESSOR DE MATEMÁTICA? CRENÇAS APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS NO INÍCIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Jaquelini Rocha Simão Cubos, Tania Teresinha Bruns Zimer |
|
ANÁLISE DE TAREFAS DE NATUREZA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO ESTATÍSTICO PARA ENSINAR |
PDF
|
Lucas Nilson Kmita, Everton José Goldoni Estevam |
|
O LINUX EDUCACIONAL E SEU USO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E REALIDADES |
PDF
|
Glaucia Franciele Ruiz Isidoro, Andresa Maria Justulin |
|
VULNERABILIDADE E AGÊNCIA PROFISSIONAL NA CoP-PAEM: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR |
PDF
|
Tânia Marli Rocha Garcia, Laís Maria Costa Pires De Oliveira, Márcia Cristina De Costa Trindade Cyrino |
|
OS NÚMEROS RACIONAIS, A ESTRUTURA ALGÉBRICA CORPO E A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR |
PDF
|
Henrique Rizek Elias, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
|
A ANÁLISE DE ERROS E SEU USO NA DEFLAGRAÇÃO DE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
PDF
|
José Roberto Costa |
|
O PAPEL DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA VISÃO DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek |
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: GRUPO FOZ DO IGUAÇU |
PDF
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Silvio Rogerio Martins, Tiago Emanuel Klüber |
|
A MATEMÁTICA E SEUS DOIS LADOS: A EXPERIÊNCIA DA ALUNA QUE SE TORNA BOLSISTA |
PDF
|
Lais Amanda Lovato, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
RECURSOS TECNOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA EM DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE |
PDF
|
Talita Breschiliare Piffer Freire, Adriana Helena Borssoi |
|
MÚSICA E MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO ANALISADO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE |
PDF
|
Bruno Augusto Teilor, Tania Teresinha Bruns Zimer |
|
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE “MEDIR” |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto, Carlos Roberto Bortoluzi, Maiara Canan Koetz |
|
O SENTIDO DA MODELAGEM MATEMÁTICA ATRIBUÍDO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
PDF
|
Wellington Piveta Oliveira, Tiago Emanuel Klüber |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: A AÇÃO DE GUIAR OS PARTICIPANTES NA RESOLUÇÃO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA |
PDF
|
Suzana Trindade Lovos, Magna Natalia Marin Pires |
|
O CASO DA LAGOA DAS LÁGRIMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO INTEGRAL COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES |
PDF
|
Renata Grossko, Márcio André Martins, Dhyonatan Cais |
|
FINALIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Dayani Quero da Silva, Jader Otavio Dalto |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA REPENSAR A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Afrânio Austregésilo Thiel, Elaine Cristina Fuchs dos Reis |
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
PDF
|
Salete Pereira de Andrade, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES |
PDF
|
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva, Lucieli M. Trivizoli |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES NO CENÁRIO DE PESQUISAS REALIZADAS |
PDF
|
Lorena Carolina Rosa Biffi, Lucieli Trivizoli |
|
Finalidades do Cálculo Mental no Ensino Primário no Brasil (1950-1970) |
PDF
|
Danilene Donin Berticelli |
|
MOVIMENTO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO: EXPECTATIVAS, OBJETIVOS E DESAFIOS |
PDF
|
Clarice de Almeida Miranda, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira |
|
A OBRA MATEMÁTICA DE ARY QUINTELLA E AS IDEIAS DE VOLUME |
PDF
|
Ana Cristina Dellabetta, Dulcyene Maria Ribeiro, Jean Sebastian Toillier |
|
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE EM ALGUNS TRABALHOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Mirian Maria Andrade Gonçalez, Fernando Paulino Cerqueira Netto, Maria Carolina Gomes Pulcinelli |
|
Teatro Uma Alternativa ao Ensino de Conteúdos de História da Matemática |
PDF
|
Marlon Luiz Dal Pasquale Junior, Eliana Claudia Graciliano |
|
USOS DOS MATERIAIS PARA ENSINAR MATEMÁTICA (1920-1930) |
PDF
|
Iara da Silva França, Lidiane Gomes dos Santos Felisberto |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
QUANDO O SERVIÇO “NÃO COMPENSA”: A ETNOMATEMÁTICA NO CÁLCULO DE ORÇAMENTOS DE PINTURA |
PDF
|
Kelly Rodrigues Araujo, Línlya Sachs |
|
As Frações em Algumas Civilizações Antigas |
PDF
|
Kamila Gonçalves Celestino |
|
Investigando Sistemas de Numeração: Uma abordagem histórica no ensino de matemática |
PDF
|
Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva, Adriana Stefanello Somavilla |
|
O CÁLCULO DE ÁREAS E O PROBLEMA DE QUADRATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. |
PDF
|
Grasielly Santos Souza, Kelly Cristina Correia Pfahl |
|
ETNOMATEMÁTICA NA PREPARAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR |
PDF
|
Línlya Sachs, Kelly Cristina Correia Pfahl, Tiago Ponciano Antunes, Whendelly Lorena Leite Alves |
|
UM CONVITE AOS NÚMEROS PRIMOS: O CRIVO DE ERATÓSTENES COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Araman, Tiago Henrique dos Reis |
|
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM HORIZONTE DE COMPREENSÕES |
PDF
|
Joice Yuko Obata, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
“DESCUBRA!”: ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Wynston Anunciado Olimpio, Lucieli Maria Trivizoli |
|
DE LÁ PARA CÁ: TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO DA QUADRATURA DO CÍRCULO E SUAS POTENCIALIDADES |
PDF
|
Luiza Camile Rosa da Silva, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
|
A MENSURAÇÃO DE ÁREAS NA ANTIGA MESOPOTÂMIA: UMA UNIDADE BÁSICA PROBLEMATIZADORA (UBP) |
PDF
|
Jackson Luis Wille, Barbara Winiarski Diesel Novaes |
|
Identificação de Produções do PDE envolvendo a História da Matemática |
PDF
|
Vanessa Cristina Rhea, Lucieli M. Trivizoli |
|
HISTÓRIA ORAL PARA CONHECER UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Jader Gustavo de Campos Santos, Thaís Maiara Bailão, Cíntia Aparecida Paião, Línlya Sachs |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
PDF
|
Wesley Emannuel Ribeiro de Freitas, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS ANAIS DO XIII EPREM |
PDF
|
Viviane Bergamini Fonteque, Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL A PARTIR DO ESTUDO DO FENÔMENO TERREMOTO |
PDF
|
Maria Lucia Panossian, Neusa Nogas Tocha, Mara Viviane da Silva Pellegrinello Camargo, Aline Ferreira Marius do Nascimento, Adnielson Lima da Silva |
|
FASES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PESQUISA |
PDF
|
Thaís Dutra da Hora, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE EMBALAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E O PIBIS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL |
PDF
|
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM PESQUISAS |
PDF
|
Amanda Stefani, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença |
|
O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO MÉDIO COMO MEDIADOR NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS E DISPOSITIVOS MOVEIS NA SALA DE AULA |
PDF
|
Leonardo Sturion, Daiane Aparecida Miliossi Morais, Marcia Cristina dos Reis, Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto |
|
PLANO DE ESTUDOS E AULAS DE MATEMÁTICA: IDEIAS PARA O COMPLEXO “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS” DAS ESCOLAS ITINERANTES |
PDF
|
Larissa Gehrinh Borges, Línlya Sachs |
|
O USO DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA |
PDF
|
Victor Hugo dos Santos Gois, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
LEITURA DE EMBALAGENS: O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA ASSOCIADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Andrea Delfim Alves, Greice Aparecida Facioli de Bitencourt, Veridiana Rezende |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E NÍVEIS DE PRODUÇÃO DE MELANINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Bianca de Oliveira Martins, Jeferson Takeo Padoan Seki, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA: UMA DISCUSSÃO FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÁLCULO |
PDF
|
Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE QUE RELACIONA A ÁREA DA SUPERFÍCIE CORPORAL E A ÁREA DA SOLA DO PÉ |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lucineide Keime Nakaiama de Andrade, André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luís Baccarin |
|
PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DE DAVYDOV EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL |
PDF
|
Eloisa Rosotti Navarro, Leoni Malinoski Fillos |
|
CADERNO DE TAREFAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA ELABORADO NO ÂMBITO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
André Luis Trevisan, Daniela Pamela dos Santos, Thamires da Silva Souza |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PRÁTICA AVALIATIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Iara Souza Doneze, Jader Otavio Dalto |
|
PESQUISAS SOBRE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabricia Bernardino, Wellington Fernando Delvechio Garcia, Veridiana Rezende |
|
RESOLUÇÕES DE ATIVIDADE SOBRE MÉDIA ANALISADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Ronaldo Batista de Lima, Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Jader Otavio Dalto |
|
ALARME MECÂNICO DE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NUMA ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Giovany Fernando Faria, Eliane Maria de Oliveira Araman, Mirian Maria Andrade |
|
COMO UM ALUNO DO SÉTIMO ANO ANALISA A PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA PROVA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira, Jader Otavio Dalto |
|
OUTROS ATORES DA ESCOLA E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Patrick Bellei, Tiago Emanuel Klüber |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA POSSIBILIDADE |
PDF
|
Felipe José Rezende de Carvalho |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS PARA UM MESMO TEMA |
PDF
|
Élida Maiara Velozo de Castro, Michele Regiane Dias Veronez |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Milene Nagila Mesquita, Amauri Jersi Ceolim |
|
ALUNOS CORRIGINDO PROVAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO |
PDF
|
Everton Pinho Silva, Wilson Ivan de Oliveira, Jader Otavio Dalto |
|
O VÊ EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Cíntia da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O USO DO TEODOLITO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO TRIGONOMETRIA |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
USO DO GEOGEBRA 3D NA FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Jotair Elio Kwiatkowski Junior, Marcio André Martins, Maria Regina Carvalho Macieira Lopes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE DE MISCONCEPÇÕES |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DE TRÊS EVENTOS NACIONAIS – ENEM, CNMEM e CBEm |
PDF
|
Raphael Peres Correia Santos, Rafael Montenegro Palma, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO APP INVENTOR |
PDF
|
Sidnéia Valero Egido, Thais Cristine Andreetti |
|
ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUSSÕES A PARTIR DE UMA PROPAGANDA |
PDF
|
Cristiane Elise Reich Matioli |
|
Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
A AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA E A ANÁLISE DE DISCURSO: EFEITOS DE SIGNIFICAÇÃO |
PDF
|
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Clelia Maria Ignatius Nogueira |
|
PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA |
PDF
|
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Carine Scheifer, Franciele Isabelita Lopes Novak, Lucas Matheus Sandeski, Guilherme Vinicius Favoretto, Celia Finck Brandt |
|
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NOS ESTÁGIOS COGNITIVOS PRÉ-OPERATÓRIO E OPERATÓRIO CONCRETO |
PDF
|
Wanderson Thiago Pires Furlan, Luciana Del Castanhel Peron |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: um estudo bibliométrico |
PDF
|
Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Francyelle Tomenos de Oliveira |
|
Eixo 10: Minicursos
A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES GEOMÉTRICAS |
PDF
|
Leila Pessôa Da Costa |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: APONTAMENTOS ACERCA DO ENSINO PARA SURDOS E DEFICIENTES VISUAIS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Tiago Pereira |
|
ALGUMAS POSSIBILIDADES DO APLICATIVO SCRATCH E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos |
|
PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA: LIVRO-JOGO COMO DESAFIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi |
|
ENSINO EXPLORATÓRIO NO TRABALHO COM NÚMEROS REAIS: A DUPLICAÇÃO DA ÁREA DO QUADRADO |
PDF
|
LAÍS MARIA COSTA PIRES OLIVEIRA, TÂNIA MARLI ROCHA GARCIA |
|
MINICURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renato Francisco Merli, Pablo Chang |
|
DESENHO DE TAREFAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Nélvia Santana Ramos, Anna Flávia Magnoni, Thamires da Silva Souza, Daniela Pamela dos Santos |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
MINICURSO: MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber |
|
MINICURSO: TECNOLOGIAS DE AUTORIA PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS |
PDF
|
Francieli Agostinetto Antunes, Viviane Ribeiro, Lucas Zanella, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Edson Luiz Reginaldo |
|
UMA ABORDAGEM PARA O CONCEITO MODERNO DE SIMETRIA (ADRIEN-MARIE LEGENDRE) |
PDF
|
REGINA Célia Guapo Pasquini, Alan Machado Pizzo Machado Pizzo |
|
ENCAMINHAMENTOS DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA |
PDF
|
Jéssica Concentino, Juliana Aparecida Alves da Costa, Elaine Cristina Ferruzzi, Adriele Carolini Waideman, Claudete Cargnin |
|
FLIPPED CLASSROOM – A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. |
PDF
|
Carlos Roberto Ferreira |
|
Noções sobre algumas Geometrias não Euclidianas |
PDF
|
Valdeni Soliani Franco |
|
Mesa Temática 1: Cultura e diversidade no ensino de Matemática
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA QUE ATENDE ÀS DIVERSIDADES: E O ENSINO DE MATEMÁTICA? |
PDF
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
CULTURA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO ETNOMATEMÁTICA |
PDF
|
Marcos Lübeck |
|
DIVERSIDADE DE CONHECIMENTOS: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO |
PDF
|
Línlya Sachs |
|
Mesa Temática 3: Diferentes abordagens para o ensino de matemática e os desafios da sala de aula
ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Dionísio Burak |
|
FAZENDO MATEMÁTICA COM SENTIDO: PROBLEMATIZAÇÕES EM PRÁTICAS ESCOLARES NA INFÂNCIA |
PDF
|
Regina Célia Grando |
|
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DA SALA DE AULA: uma experiência relacionada aos números irracionais |
PDF
|
Veridiana Rezende |
|
Mesa Temática 4: O currículo de matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino
ALGUMAS DAS CONSEQUÊNCIAS DA ELABORAÇÃO, PUBLICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto |
|
UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO SOB O OLHAR DA HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES |
PDF
|
Neuza Bertoni Pinto |
|
Mesa Temática 5: Educação Matemática nos Anos iniciais e a continuidade no processo de ensino de matemática
QUESTÕES PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
PDF
|
Celia Finck Brandt |
|
A CONTINUIDADE NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A DESCONTINUIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES |
PDF
|
Ettiène Guérios |
|
O SER MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAS E AS PRODUÇÕES SUBJETIVAS NAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS: APRENDIZAGEM E DIVERSIDADE |
PDF
|
Cristiano Alberto Muniz |
|
Grupo de Discussão 1: Modelagem Matemática
Desafios e perspectivas para aprender e ensinar Matemática por meio da Modelagem Matemática nos diferentes níveis de ensino: uma discussão a partir de algumas experiências |
PDF
|
Lilian Akemi Kato, Lourdes Maria Werle de Almeida, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
Grupo de Discussão 2: Tecnologias no Ensino de Matemática
RETROSPECTO DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E OS ATUAIS SMARTPHONES |
PDF
|
Sérgio Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Valdeni Soliani Franco |
|
Grupo de Discussão 3: Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas
Resolução de Problemas e Investigação Matemática |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Marcelo Carlos de Proença, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
Grupo de Discussão 4: História da Educação Matemática e os usos da História na Educação Matemática
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli M. Trivizoli, Eliane Maria de Oliveira Araman, Talita Secorun dos Santos |
|
Grupo de Discussão 5: Estágio Curricular e Supervisionado na Formação de Professores que ensinam matemática
GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática |
PDF
|
Magna Natalia Marin Pires, Tânia Stella Baossoi |
|
Grupo de Discussão 6: Formação de Professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Regina Maria Pavanello, Regina Célia Grando, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
Grupo de Discussão 7: Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
André Luis Trevisan, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Andréia Büttner Ciani |
|
Grupo de Discussão 8: Educação Matemática Inclusiva
Educação Matemática Inclusiva |
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges, Carlos Roberto Vianna |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2595-5578