GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MEASURING-PROPORTIONALITY PERSPECTIVE OF FRACTIONS: A HISTORICAL AND NEUROCOGNITIVE PERSPECTIVE |
PDF
|
Arthur Belford Powell |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE |
PDF
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE MATEMÁTICA |
PDF
|
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo, Regina Maria Pavanello |
|
GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES? |
PDF
|
Leila Pessôa Da Costa, Regina Maria Pavanello |
|
Um estudo sobre a resolução de tarefas matemáticas realizadas por 4º ano do Ensino Fundamental analisadas na perspectiva do sentido de número |
PDF
|
Milena Conceição Coutinho, Giovana Pereira Sander, Nelson Antonio Pirola |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Exploración del Potencial para aprender álgebra a través del descubrimiento y generalización de patrones |
PDF
|
Luis Rolando Padilla, Lilian Nohemy López, Evelin Johana Lagos, Josué Alejandro Izaguirre |
|
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SALA DE AULA |
PDF
|
Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Liara Alves Gentil, Sandy Barros Potyrala |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
UMA ANÁLISE DA GEOMETRIA NOS MATERIAIS CURRICULARES BRASILEIROS PELO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO |
PDF
|
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Fernanda Lisboa Ribeiro |
|
QUESTÕES CURRICULARES PRESENTES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE |
PDF
|
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Adriano Vargas Freitas |
|
Contribuições do Projeto “Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Currículos de Educação Profissional Técnica: Brasil e Estados Unidos” para Estudos Curriculares em Educação Matemática Comparativa |
PDF
|
Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta |
|
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS COM A MATEMÁTICA |
PDF
|
Carla Cristina Pompeu, Vinicio Macedo Santos |
|
(A)ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? |
PDF
|
Débora Reis Pacheco, Marcio Antonio da Silva |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
Giselle Moraes Resende Pereira, Arlindo José de Souza Junior |
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS |
PDF
|
Janine Freitas Mota, Rieuse Lopes Pinto, Ronaldo Dias Ferreira |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira |
|
CONEXÃO ENTRE A DÍADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA, PATRICIA SANDALO PEREIRA |
|
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR |
PDF
|
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SÃO INVESTIGADORAS DA DOCÊNCIA: DE ESTUDANTE A PROFESSORA |
PDF
|
Flávia Cristina Figueiredo Coura, Cármen Lúcia Bracaglion Passos |
|
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
PROVA DE MATEMÁTICA EM FASES NO 5. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Diego Barboza Prestes, Magna Natalia Pires |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Sandra Magina, Rozimeire Soares de Oliveira Porto |
|
GT10 - Modelagem Matemática
AS PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UM OLHAR |
PDF
|
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado |
|
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
GT11 - Filosofia da Educação Matemática
O MATEMÁTICO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA |
PDF
|
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocroscky, Rosa Monteiro Paulo |
|
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO AO ESTAR-COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Miliam Juliana Alves Ferreira, Rosa Monteiro Paulo |
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL DE HANNAH ARENDT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Elisangela Pavanelo |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula |
|
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO |
PDF
|
Andréa Pavan Perin |
|
TRAJETÓRIAS DIDÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE PROBABILIDADE COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ivanildo Carvalho, RUY CESAR PIETROPAOLO |
|
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS |
PDF
|
Gisela Maria da Fonseca Pinto, Claudia Coelho Segadas-Vianna |
|
ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM VÍDEOS: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS |
PDF
|
Jurema Lindote Botelho Peixoto, Flaviana Santos Silva |
|
AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) |
PDF
|
Luis Fernando Pacheco Pereira, Elisabete Leopoldina da Silva |
|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB UM OLHAR INCLUSIVO: A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO |
PDF
|
Thiago Ferreira de Paiva, Meire Nadja Meira de Souza |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2