Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

MEASURING-PROPORTIONALITY PERSPECTIVE OF FRACTIONS: A HISTORICAL AND NEUROCOGNITIVE PERSPECTIVE PDF
Arthur Belford Powell
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE PDF
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE MATEMÁTICA PDF
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo, Regina Maria Pavanello
GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES? PDF
Leila Pessôa Da Costa, Regina Maria Pavanello
Um estudo sobre a resolução de tarefas matemáticas realizadas por 4º ano do Ensino Fundamental analisadas na perspectiva do sentido de número PDF
Milena Conceição Coutinho, Giovana Pereira Sander, Nelson Antonio Pirola

GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Exploración del Potencial para aprender álgebra a través del descubrimiento y generalización de patrones PDF
Luis Rolando Padilla, Lilian Nohemy López, Evelin Johana Lagos, Josué Alejandro Izaguirre
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA PDF
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SALA DE AULA PDF
Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Liara Alves Gentil, Sandy Barros Potyrala

GT3 - Currículo e Educação Matemática

UMA ANÁLISE DA GEOMETRIA NOS MATERIAIS CURRICULARES BRASILEIROS PELO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO PDF
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Fernanda Lisboa Ribeiro
QUESTÕES CURRICULARES PRESENTES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE PDF
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Adriano Vargas Freitas
Contribuições do Projeto “Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Currículos de Educação Profissional Técnica: Brasil e Estados Unidos” para Estudos Curriculares em Educação Matemática Comparativa PDF
Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS COM A MATEMÁTICA PDF
Carla Cristina Pompeu, Vinicio Macedo Santos
(A)ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? PDF
Débora Reis Pacheco, Marcio Antonio da Silva

GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior

PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DO ENSINO SUPERIOR PDF
Giselle Moraes Resende Pereira, Arlindo José de Souza Junior
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS PDF
Janine Freitas Mota, Rieuse Lopes Pinto, Ronaldo Dias Ferreira

GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática

AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira
CONEXÃO ENTRE A DÍADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA, PATRICIA SANDALO PEREIRA
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR PDF
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SÃO INVESTIGADORAS DA DOCÊNCIA: DE ESTUDANTE A PROFESSORA PDF
Flávia Cristina Figueiredo Coura, Cármen Lúcia Bracaglion Passos
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO PDF
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone

GT8 - Avaliação em Educação Matemática

PROVA DE MATEMÁTICA EM FASES NO 5. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Diego Barboza Prestes, Magna Natalia Pires

GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental PDF
Sandra Magina, Rozimeire Soares de Oliveira Porto

GT10 - Modelagem Matemática

AS PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UM OLHAR PDF
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Elaine Cristina Ferruzzi

GT11 - Filosofia da Educação Matemática

O MATEMÁTICO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA PDF
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocroscky, Rosa Monteiro Paulo
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO AO ESTAR-COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Miliam Juliana Alves Ferreira, Rosa Monteiro Paulo
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL DE HANNAH ARENDT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PDF
Elisangela Pavanelo

GT12 - Ensino de probabilidade e estatística

MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO PDF
Andréa Pavan Perin
TRAJETÓRIAS DIDÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE PROBABILIDADE COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ivanildo Carvalho, RUY CESAR PIETROPAOLO
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus

GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática

INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS PDF
Gisela Maria da Fonseca Pinto, Claudia Coelho Segadas-Vianna
ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM VÍDEOS: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS PDF
Jurema Lindote Botelho Peixoto, Flaviana Santos Silva
AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) PDF
Luis Fernando Pacheco Pereira, Elisabete Leopoldina da Silva
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB UM OLHAR INCLUSIVO: A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO PDF
Thiago Ferreira de Paiva, Meire Nadja Meira de Souza


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISBN: 978-85-98092-49-2