GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, ANÁLISE E CONCLUSÕES A PARTIR DOS DADOS: COMO INVESTIGAR A COMPREENSÃO DESSAS FASES DO CICLO INVESTIGATIVO |
PDF
|
Erica Cavalcanti, Gilda Guimarães |
|
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL |
PDF
|
Edvonete Souza de Alencar |
|
PLANEJAMENTO, EXPLORAÇÃO E ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO NOÇÕES DE PRÉ-ÁLGEBRA |
PDF
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo |
|
AFINAL, ESTÁ CERTO OU ERRADO? UM ESTUDO SOBRE INDICAÇÕES DE USO DE BLOCOS BASE DEZ EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
EVERALDO SILVEIRA |
|
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA PRODUÇÃO SUBJETIVA |
PDF
|
Amanda Marina Andrade Medeiros, Cristiano Alberto Muniz |
|
COMBINATÓRIA: CURRÍCULOS PRESCRITO E APRESENTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
Glauce Vilela Martins, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
|
MEASURING-PROPORTIONALITY PERSPECTIVE OF FRACTIONS: A HISTORICAL AND NEUROCOGNITIVE PERSPECTIVE |
PDF
|
Arthur Belford Powell |
|
DIÁLOGO ENTRE CRIANÇAS: INVESTIGANDO A PRESENÇA DOS ATOS DIALÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Ana Carolina Faustino |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE |
PDF
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE MATEMÁTICA |
PDF
|
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo, Regina Maria Pavanello |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS E TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES DOCENTES |
PDF
|
Loise Tarouquela Medeiros |
|
GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES? |
PDF
|
Leila Pessôa Da Costa, Regina Maria Pavanello |
|
INDÍCIOS DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA METODOLOGIA LESSON STUDY |
PDF
|
EDDA CURI |
|
Um estudo sobre a resolução de tarefas matemáticas realizadas por 4º ano do Ensino Fundamental analisadas na perspectiva do sentido de número |
PDF
|
Milena Conceição Coutinho, Giovana Pereira Sander, Nelson Antonio Pirola |
|
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ana Virginia Luna, Elizabeth Gomes Souza, Larissa Borges de Souza Lima |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM (UEA) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Carmen Teresa Kaiber |
|
O JOGO ALÉM DO JOGAR: O POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Campos Sabino de Souza, Mateus Gianni Fonseca |
|
A competência de Resolução de Problemas que envolvem o Pensamento Algébrico: um experimento no 9º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|
CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA DINÂMICA NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos |
|
Exploración del Potencial para aprender álgebra a través del descubrimiento y generalización de patrones |
PDF
|
Luis Rolando Padilla, Lilian Nohemy López, Evelin Johana Lagos, Josué Alejandro Izaguirre |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Krein Müller, Maria Madalena Dullius |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
JOÃO BOSCO LAUDARES, Clistenes Lopes Cunha |
|
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE CONFIGURAÇÃO RETANGULAR |
PDF
|
Gabriela dos Santos Barbosa |
|
UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
RENATA ARRUDA BARROS, TAISSA DA SILVA LIMA BOAVENTURA |
|
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE FUNÇÕES COMPOSTA E INVERSA DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Jeferson Silva Gonçalves, Rosana Nogueira Lima |
|
AÇÕES COLABORATIVAS FORTALECENDO CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO - MEMBROS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Barbosa de Lima, Rute Elizabete de S. Rosa Borba |
|
TEOREMA DE TALES: UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO ENEM NOS ÚLTIMOS 20 ANOS |
PDF
|
Cristiano de Souza Brito |
|
OS FENÔMENOS PERIÓDICOS NAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A BICICLETA |
PDF
|
FELIPE COSTA |
|
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES |
PDF
|
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros |
|
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SALA DE AULA |
PDF
|
Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Liara Alves Gentil, Sandy Barros Potyrala |
|
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE FEIRAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Lauro Chagas e Sá, Araceli Gonçalves, Leandro Furlam Turi |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS |
PDF
|
Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|
UMA ANÁLISE DA GEOMETRIA NOS MATERIAIS CURRICULARES BRASILEIROS PELO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO |
PDF
|
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Fernanda Lisboa Ribeiro |
|
QUESTÕES CURRICULARES PRESENTES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE |
PDF
|
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Adriano Vargas Freitas |
|
Contribuições do Projeto “Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Currículos de Educação Profissional Técnica: Brasil e Estados Unidos” para Estudos Curriculares em Educação Matemática Comparativa |
PDF
|
Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta |
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA |
PDF
|
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato |
|
UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR |
PDF
|
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza |
|
AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Alan Pereira Manoel, Ricardo Gomes Asssunção |
|
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E AS DISCIPLINAS ESCOLARES DO PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos |
|
O TRABALHO COM TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Clarissa de Assis Olgin |
|
O CURRÍCULO E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO |
PDF
|
Maria Elizabete Souza Couto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
|
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS COM A MATEMÁTICA |
PDF
|
Carla Cristina Pompeu, Vinicio Macedo Santos |
|
(A)ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? |
PDF
|
Débora Reis Pacheco, Marcio Antonio da Silva |
|
MUDANÇAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990: UMA NARRATIVA POSSÍVEL |
PDF
|
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo |
|
POSSIBLIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFFLUMINENSE: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS CONTEXTUALIZADOS |
PDF
|
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Ana Carolina Serra Ribeiro, Lívia Azelman de Faria Abreu, Lívia Ladeira Gomes |
|
A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Deise Maria Xavier de Barros Souza, Júlio César Gomes de Oliveira |
|
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O CAMPO: AQUI TAMBÉM SE APRENDE A SER MÃE |
PDF
|
Vanessa Franco Neto |
|
O CIDADÃO MATEMATICAMENTE COMPETENTE NOS CURRÍCULOS E LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E SUECOS |
PDF
|
Paola Valero, Eva Norén, Marcio Antonio da Silva, Vanessa Franco Neto |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO |
PDF
|
Michelle Andrade Klaiber, Mariany Layne de Souza, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
|
CÁLCULO, ANÁLISE E ÁLGEBRA LINEAR: INDICAÇÕES PARA NOVAS PESQUISAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES DO GT04 |
PDF
|
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima, Eloiza Gomes |
|
O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DEDUTIVO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Lilian --- Nasser, João Carlos Caldato Correia |
|
UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO |
PDF
|
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
|
INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz |
|
EXPLORANDO REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS A PARTIR DO GEOGEBRA 3D |
PDF
|
Frederico da Silva Reis, Márcio Antônio Cometti, Edson Crisostomo dos Santos |
|
O TRABALHO COM CONEXÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
NORMA SUELY GOMES ALLEVATO, Lourdes de la Rosa Onuchic |
|
TRABALHO COLABORATIVO: EM BUSCA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA UNIVERSIDADE |
PDF
|
Érika Maria Chioca Lopes, Arlindo José de Souza Junior |
|
REPRESENTAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA HABILIDADE A CONSTRUIR? |
PDF
|
José Carlos Pinto Leivas |
|
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
Giselle Moraes Resende Pereira, Arlindo José de Souza Junior |
|
O PIBID COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
PDF
|
Janecler Aparecida Amorin Colombo, Marlova Estela Caldatto |
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS |
PDF
|
Janine Freitas Mota, Rieuse Lopes Pinto, Ronaldo Dias Ferreira |
|
O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO |
PDF
|
Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues, Regina da Silva Pina Neves |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
UM CURRÍCULO TRIVIUM PARA A MATEMÁTICA FUNDAMENTADO NAS PERSPECTIVAS DA ETNOMATEMÁTICA E DA MODELAGEM |
PDF
|
Milton Rosa, Daniel Clark Orey |
|
ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA DOCENTE INDÍGENA: A CULTURA COMO EIXO INTEGRADOR |
PDF
|
Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos |
|
INVENTÁRIO DA REALIDADE: UMA POTENCIALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Línlya Sachs |
|
SENTIDOS PRODUZIDOS AO PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BASE NA ETNOMATEMÁTICA |
PDF
|
Vanessa Silva da Luz, Celiane Costa Machado |
|
A ETNOMATEMÁTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA REGIÃO AMAZÔNICA: ELO ENTRE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O ESCOLARIZADO |
PDF
|
Romaro Antonio Silva, Jose Roberto Linhares de Mattos |
|
APROXIMAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA E INTERCULTURALIDADE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS COM A TEMÁTICA INDÍGENA |
PDF
|
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA |
|
ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL |
PDF
|
RODRIGO TADEU PEREIRA DA COSTA, CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA |
|
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA |
PDF
|
Geisa Zilli Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti |
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO FUTURO PROFESSOR |
PDF
|
Janine Barbosa Lima Fransolin |
|
ETNOMATEMÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA |
PDF
|
Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
|
HISTÓRIA E AS REGRAS DO DISCURSO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Aline Caetano da Silva Bernardes |
|
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA NA INTERPRETAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SALA DE AULA |
PDF
|
Luzia de Fatima Barbosa Fernandes |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA |
PDF
|
Wagner da Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral |
|
UMA LENTE PARA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Maria Ivete Basniak, Everton José Goldoni Estevam |
|
POR TRÁS DAS CÂMERAS...MATEMÁTICA, VÍDEOS: UM OLHAR A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL |
PDF
|
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba |
|
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E TECNOLÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O GEOGEBRA |
PDF
|
Sérgio Carrazedo Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini |
|
REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS DE FUNÇÕES: O SOFTWARE SIMCALC E A ANÁLISE DE PONTOS MÁXIMOS E DE MÍNIMOS |
PDF
|
Paulo Rogério Renk, Rosana Nogueira de Lima |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA E A TEORIA DO MOBILE LEARNING: UM REVISÃO SISTEMÁTICA |
PDF
|
Learcino dos Santos Luiz |
|
CAPTURA E ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE |
PDF
|
Alexandre Rodrigues de Assis, Marcos Paulo Henrique, Marcelo Almeida Bairral |
|
RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO |
PDF
|
Celina Abar, Eliana Calixto Santos |
|
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O USO DE SOFTWARES COMO AUXILIARES PEDAGÓGICOS NA MATEMÁTICA |
PDF
|
Romildo Pereira Cruz |
|
REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Claudete Cargnin, Silvia Terezinha Frizzarini, Dayane Moara Coutinho, Milena Molitor |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA NÃO ATUAREM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Henrique Rizek Elias, Línlya Sachs |
|
IDENTIDADE E PARTICIPAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: ENTRETECENDO TENSÕES E DISCURSOS ENTRE O MUNDO ACADÊMICO E O DA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Ana Leticia Losano, Dario Fiorentini |
|
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: PROCESSO DE APROPRIAÇAO DA AVALIAÇÃO COMO ASPECTO CONSTITUINTE DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA |
PDF
|
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro |
|
OFICINAS-EXPERIÊNCIA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA A PROBLEMATIZAÇÃO DE SI MESMA |
PDF
|
DEBORA REGINA WAGNER, CLÁUDIA REGINA FLORES |
|
ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM CASOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
DENISE Knorst da Silva |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
PDF
|
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes |
|
OS PROFESSORES E A SUBORDINAÇÃO “ATIVA E CONSENTIDA” NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Elaine Sampaio Araujo |
|
AS RELAÇÕES DIALÉTICAS ATRIBUÍDAS AO JOGO NO MOVIMENTO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Bruno Silva Silvestre, Wellington Lima Cedro |
|
O BALANÇO ENTRE RISCO E CONFORTO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MUDANÇAS NA PRÁTICA |
PDF
|
Rita Santos Guimarães, Leonardo Barichello |
|
CONEXÃO ENTRE A DÍADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA, PATRICIA SANDALO PEREIRA |
|
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR |
PDF
|
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
|
Sentidos sobre Problemas na formação inicial de professores de matemática |
PDF
|
Wellington Pereira das Virgens, Vanessa Dias Moretti |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SÃO INVESTIGADORAS DA DOCÊNCIA: DE ESTUDANTE A PROFESSORA |
PDF
|
Flávia Cristina Figueiredo Coura, Cármen Lúcia Bracaglion Passos |
|
Narrativas de aulas e design research como práticas de formação do professor que ensina matemática |
PDF
|
Adair Mendes Nacarato, Kátia Gabriela Moreira |
|
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann |
|
A Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais em Matemática: um híbrido de lógicas recontextualizadas |
PDF
|
Sueli Fanizzi |
|
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT |
PDF
|
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA |
|
DIÁLOGO, INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Aldinete Silvino Lima, Iranete Maria Silva Lima |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
PDF
|
Fernando Luis Pereira Fernandes, Maria do Carmo de Sousa |
|
A ATIVIDADE PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco, Alexandre Krüger Zocolotti |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTUDOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PROTAGONISMOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Neura Maria De Rossi Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
|
Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de Análise Real |
PDF
|
Victor Augusto Giraldo, Diego Matos, Wellerson Quintaneiro |
|
APRENDIZAGENS DOCENTES SITUADAS E MOBILIZADAS NOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA |
PDF
|
Douglas da Silva Tinti, Ana Lúcia Manrique |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NA MODALIDADE EAD. |
PDF
|
Vandoir Stormowski |
|
MAPEAMENTO E ESTADO DA PESQUISA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE ESTUDO |
PDF
|
Dario Fiorentini |
|
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
UMA PROVA-ESCRITA-COM-COLA |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PISA |
PDF
|
Maria Isabel Ramalho Ortigão |
|
A UTILIZAÇÃO DA COLA COMO MEIO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM: O CASO DE ÍSIS |
PDF
|
Juliana Alves de Souza |
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE MULTICORREÇÃO |
PDF
|
Rafael Filipe Novôa Vaz, Lilian Nasser |
|
A QUALIDADE EDUCACIONAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA? |
PDF
|
Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen |
|
PROVA DE MATEMÁTICA EM FASES NO 5. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Diego Barboza Prestes, Magna Natalia Pires |
|
REDUÇÃO DE CARGA COGNITIVA E DESEMPENHO EM ITENS DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) |
PDF
|
Emiliano Augusto Chagas, Mauricio Urban Kleinke |
|
ASSESSMENT BELIEFS AND PRACTICES IN PRIMARY SCHOOL MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
PDF
|
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Ednei Luis Becher, Marja Van Den Heuvel-Panhuizen, Michiel Veldhuis |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
O que estudantes de Matemática disseram em uma ficha de autoavaliação |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA PROVA BRASIL E CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS |
PDF
|
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Maria Isabel Ramalho Ortigão |
|
CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA E O SARESP: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO |
PDF
|
Juliana Silva de Andrade, Jair Lopes Júnior |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE O QUANTITATIVO E O QUALITATIVO |
PDF
|
Renata Aparecida Viana, Roberta D´Angela Menduni Bortoloti |
|
AVALIAR COMO ATO DE RESISTÊNCIA |
PDF
|
João Ricardo Viola dos Santos |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
INFLUÊNCIA DAS ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ALGUMAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Nilton Cezar Ferreira, Cecília Pereira Andrade |
|
É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Sandra Magina, Rozimeire Soares de Oliveira Porto |
|
O QUE SABE SOBRE EQUAÇÃO, EM REPRESENTAÇÃO ICÔNICA, OS QUE FORMALMENTE AINDA NÃO SABEM? |
PDF
|
Vera Lucia Merlini, Sandra Maria Pinto Magina, Antonio César Nascimento Teixeira |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS |
PDF
|
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos |
|
DIMENSÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E PRAGMÁTICAS DA LINGUAGEM NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS (EJA) |
PDF
|
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca |
|
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva |
|
RELACIÓN DE LA ESTRUCTURA DE LOS NUMERALES EN LENGUA DE SEÑAS CON EL DESEMPEÑO EN ESTIMACIÓN NUMÉRICA Y CONTEO EN ESTUDIANTES SORDOS COLOMBIANOS Y BRASILEROS |
PDF
|
Nohemy Marcela Bedoya-Rios, Beatriz Vargas Dorneles |
|
A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E O NÚMERO: uma proposta de atividades inclusivas de contagem |
PDF
|
Airton Carrião, Cláudia Cristina Teles Herthel |
|
UMA ESCRITA MULTIMODAL CRIANDO FORMAS DE ENSINAR MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDIGENA |
PDF
|
Vanessa Sena Tomaz |
|
A Leitura da produção de significados proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos |
PDF
|
Amarildo Melchiades Silva, Vitor Rezende Almeida |
|
GT10 - Modelagem Matemática
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber |
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO PROPICIADO PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM |
PDF
|
Eleni Bisognin, VANILDE BISOGNIN |
|
O QUE DIZEM AS CNMEM´S SOBRE AS ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ana Paula Malheiros |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E CURRÍCULO: UM CAMINHO ENTRE AS SITUAÇÕES-LIMITES E OS INÉDITOS-VIÁVEIS |
PDF
|
REGIS FORNER, ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS |
|
SOBRE ENSINAR E APRENDER ‘O FAZER’ MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, KARINA ALESSANDRA SILVA, DAIANY CRISTINY RAMOS |
|
AS PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UM OLHAR |
PDF
|
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado |
|
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
A ATUAÇÃO DO FORMADOR-FORMANDO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi |
|
A INTEIRAÇÃO E A MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Camila Fogaça de Oliveira |
|
PROFESSOR, A AULA HOJE VAI SER DE MATEMÁTICA OU DE MODELAGEM? |
PDF
|
JUSSARA DE LOIOLA ARAÚJO, CELIO ROBERTO MELILLO |
|
REFLEXIONES SOBRE METODOLOGÍA CRÍTICA EN AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: DOS INVESTIGACIONES EN EL CONTEXTO COLOMBIANO |
PDF
|
Gabriel Mancera, Francisco Camelo, Jussara Araújo |
|
A MATEMATIZAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE REGRAS E EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
PRÁTICAS DE ENSINO COM MODELAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS DE MOMENTOS VIVENCIADOS NA FORMAÇÃO INICIAL |
PDF
|
Bárbara Cândido Braz, Wellington Piveta Oliveira, Lilian Akemi Kato |
|
UM ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (DE 1979 A 2015) |
PDF
|
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
|
O PAPEL DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rhômulo Oliveira Menezes, Roberta Modesto Braga |
|
CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS |
PDF
|
Rodolfo Eduardo Vertuan, Elenice Josefa K Setti |
|
Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: uma terapia filosófica |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Cintia da Silva |
|
GT11 - Filosofia da Educação Matemática
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS |
PDF
|
Rejane Siqueira Julio |
|
CALEIDOSCÓPIOS E ESPELHOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ASPECTOS PRAGMÁTICOS E FILOSÓFICOS |
PDF
|
Marli Regina dos Santos, Rosemeire de de Fátima Batistela |
|
O MATEMÁTICO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA |
PDF
|
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocroscky, Rosa Monteiro Paulo |
|
O SENTIDO DO TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rosemeire de Fátima Batistela, Maria Aparecida Viggiani Bicudo |
|
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO AO ESTAR-COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Miliam Juliana Alves Ferreira, Rosa Monteiro Paulo |
|
Pesquisar sala de aula de matemática: entre banalidades e formação docente |
PDF
|
Giovani Cammarota, Margareth Ap. Sacramento Rotondo, Sônia Maria Clareto |
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL DE HANNAH ARENDT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Elisangela Pavanelo |
|
INTENCIONALIDADE E EMPATIA NA ELABORACAO DE RECURSOS |
PDF
|
Marli Regina dos Santos, Maria A. V. Bicudo |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS |
PDF
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Natália Galvão Simão de Souza, Nilceia Datori Barbosa |
|
AS ATITUDES EM RELAÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DE ALUNOS DE UMA BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA |
PDF
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Pedro Rosental Zamora, Thiago Costa de Souza |
|
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula |
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO DE GRÁFICOS |
PDF
|
Celso Ribeiro Campos, Cileda Queiroz e Silva Coutinho |
|
CAMINHOS TRILHADOS PELO GT12 NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO BRASIL |
PDF
|
Suzi Samá |
|
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO |
PDF
|
Andréa Pavan Perin |
|
ENSINO EXPLORATÓRIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICO |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak |
|
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O INCENTIVO AOS PROJETOS |
PDF
|
CASSIO CRISTIANO GIORDANO, JOSÉ RONALDO ALVES ARAÚJO |
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
Keli Cristina Conti, Luciana Neves Nunes, Amari Goulart |
|
Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta |
PDF
|
Diva Valerio Novaes, Vanessa Maciel Mangelot |
|
MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO GT 12 DO SIPEM |
PDF
|
NATHALIA TORNISIELLO SCARLASSARI, CELI ESPASANDIN LOPES |
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA: DISCUSSÃO SOBRE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS APLICADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM AMBIENTE VIRTUAL |
PDF
|
AURILUCI DE CARVALHO FIGUEIREDO |
|
TRAJETÓRIAS DIDÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE PROBABILIDADE COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ivanildo Carvalho, RUY CESAR PIETROPAOLO |
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, APÓS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA MARECHAL RONDON – RECIFE – PE. |
PDF
|
Anderson Marcolino Santana, Maria das Dores Marcolino de Santana |
|
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA EM UMA SALA DE AULA A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA E DIALOGADA |
PDF
|
Jaqueline Lixandrão Santos |
|
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PARA O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO E PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA INFÂNCIA |
PDF
|
Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando |
|
A PESQUISA QUANTI-AÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Luciane Souza Velasque, Maria Tereza Serrano Barbosa, Alexandre Sousa Silva |
|
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS |
PDF
|
Gisela Maria da Fonseca Pinto, Claudia Coelho Segadas-Vianna |
|
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): FORMAÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS |
PDF
|
Renata Aparecida de Souza, Maria Elizabete Rambo Kochhann |
|
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E EQUIDADE: QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? |
PDF
|
Guilherme Henrique Gomes da Silva |
|
DIFERENTES FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: SUBSÍDIOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO (EM MATEMÁTICA): VOZES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SUAS MÃES |
PDF
|
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM VÍDEOS: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS |
PDF
|
Jurema Lindote Botelho Peixoto, Flaviana Santos Silva |
|
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE ADIÇÃO POR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
PDF
|
Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
|
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ÂMBITO DO PARALELISMO NO CONTEXTOS DE TRABALHO TAMBÉM COM ALUNOS CEGOS |
PDF
|
Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
|
REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INCLUSIVA E ACESSÍVEL |
PDF
|
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
BREVE HISTÓRICO DA ORIGEM DO GRUPO DE TRABALHO DIFERENÇA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GT13), SEUS PROPONENTES E PRINCIPAIS PRODUÇÕES |
PDF
|
TULA MARIA ROCHA MORAIS, SOLANGE HASSAN AHMAD ALI FERNANDES |
|
PESQUISA SOBRE AUTISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PARTÍCULAS CIENTÍFICAS ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS? |
PDF
|
Elton de Andrade Viana, Ana Lúcia Manrique |
|
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Leticia de Medeiros Klõh, Reginaldo Fernando Carneiro |
|
INCLUSÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL |
PDF
|
Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes, Priscila Coelho Lima |
|
AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) |
PDF
|
Luis Fernando Pacheco Pereira, Elisabete Leopoldina da Silva |
|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB UM OLHAR INCLUSIVO: A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO |
PDF
|
Thiago Ferreira de Paiva, Meire Nadja Meira de Souza |
|
A EMERGÊNCIA DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO: MEDIANDO A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1ºGRAU PARA UM ALUNO AUTISTA |
PDF
|
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
MATH LIBRAS: NOSSOS PRIMEIROS VÍDEOS DE MATEMÁTICA COM LIBRAS |
PDF
|
Thais Philipsen Grutzmann, Rozane da Silveira Alves |
|
EL ÁLGEBRA-GEOMÉTRICA DENTRO DE UN AULA INCLUSIVA -SECUENCIA DIDÁCTICA PARA POBLACIÓN CON DISCAPACIDAD VISUAL- |
PDF
|
CATHERINE V. BUSTOS |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
PDF
|
Fábio Garcia Bernardo |
|
DEFICIÊNCIA É.... UM OLHAR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM AMBIENTES DITOS INOVADORES E CRIATIVOS |
PDF
|
Erica Aparecida Capasio Rosa |
|
PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
PDF
|
RENATA DA SILVA DESSBESEL, SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, ELSA MIDORI SHIMAZAKI |
|
RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE DIAGONAIS DE UM POLÍGONO CONVEXO POR ESTUDANTES SURDOS À LUZ DOS MECANISMOS COMPENSATÓRIOS |
PDF
|
Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo |
|
CONTAGEM: ESTUDO COM ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS |
PDF
|
Silene Pereira Madalena |
|
UMA ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA |
PDF
|
Thaís Philipsen Grützmann |
|
GT14 – Didática da Matemática
IDEIAS BASE DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS (OU NÃO) POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO |
PDF
|
Veridiana Rezende, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Marcia Azevedo Campos |
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUA ARTICULAÇÃO COM A GEOMETRIA DOS FRACTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Mariana Moran, Veridiana Rezende |
|
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMERO POR CRIANÇAS SURDAS |
PDF
|
BARTIRA FERNANDES TEIXEIRA |
|
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS INICIAIS DO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O 8º ANO |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Tânia Stella Bassoi |
|
A INCOMPLETUDE DO TRABALHO INSTITUCIONAL: DA TEORIZAÇÃO ÀS PERSPECTIVAS DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES |
PDF
|
Luiz Marcio Santos FARIAS |
|
GT15 – História da Educação Matemática
UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO |
PDF
|
Adriana de Bortoli, Zionice Garbelini Martos Rodrigues |
|
UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores |
|
TRABALHO MANUAL E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (FINAL DO SÉCULO XIX) |
PDF
|
Claudia Regina Boen Frizzarini, Maria Célia Leme da Silva |
|
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
PDF
|
Martha Regina Egéa Kleine |
|
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM/ENSINARAM MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: dos estudos sobre História da Educação Matemática (Inclusiva) |
PDF
|
Ivete Maria Baraldi |
|
O DESENHO E A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NO SÉCULO XIX |
PDF
|
Maria Cristina Araújo de Oliveira |
|
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Heloisa da Silva |
|
GENEALOGIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE |
PDF
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Liliane dos Santos Gutierre |
|
O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS |
PDF
|
Andréia Magalhães Dias Almeida |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS: A PROPOSTA DE TITO CARDOSO DE OLIVEIRA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES |
PDF
|
Luciane de Fatima Bertini, Ivone Lemos da Rocha |
|
História oral, identidade e a constituição de um currículo |
PDF
|
Jardel da Silva Costa, Márcia Maria Fusaro Pinto |
|
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE |
PDF
|
Maria Edneia Martins-Salandim |
|
Rizza de Araújo Porto: uma expert em tempos da Escola Nova? |
PDF
|
DENISE MEDINA FRANÇA, Edileme Simoes costa santos |
|
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: UMA FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Elmha Coelho Martins Moura |
|
A GEOMETRIA E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM MINAS GERAIS: referências em práticas de uma professora de Juiz de Fora |
PDF
|
Thiago Neves Mendonça |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MT E MS: INDÍCIOS DE UM PROJETO GLOBAL DE COLONIALIDADE DE PODER |
PDF
|
Ana Maria de Almeida, Luzia Aparecida de Souza |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2