Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA PRODUÇÃO SUBJETIVA PDF
Amanda Marina Andrade Medeiros, Cristiano Alberto Muniz
COMBINATÓRIA: CURRÍCULOS PRESCRITO E APRESENTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Glauce Vilela Martins, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS E TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES DOCENTES PDF
Loise Tarouquela Medeiros

GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Ana Paula Krein Müller, Maria Madalena Dullius
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA PDF
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES PDF
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros

GT3 - Currículo e Educação Matemática

A aprendizagem do professor mediada por sua relação com materiais curriculares de Matemática PDF
Katia Lima, Gilberto Januario, Ana Lúcia Manrique
AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Alan Pereira Manoel, Ricardo Gomes Asssunção
O CURRÍCULO E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PDF
Maria Elizabete Souza Couto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS PDF
Janine Freitas Mota, Rieuse Lopes Pinto, Ronaldo Dias Ferreira

GT5 - História da Matemática e Cultura

ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA DOCENTE INDÍGENA: A CULTURA COMO EIXO INTEGRADOR PDF
Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos
SENTIDOS PRODUZIDOS AO PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BASE NA ETNOMATEMÁTICA PDF
Vanessa Silva da Luz, Celiane Costa Machado
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF
Geisa Zilli Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti

GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância

MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA PDF
Wagner da Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral
REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Claudete Cargnin, Silvia Terezinha Frizzarini, Dayane Moara Coutinho, Milena Molitor

GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática

AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira
Sentidos sobre Problemas na formação inicial de professores de matemática PDF
Wellington Pereira das Virgens, Vanessa Dias Moretti
Narrativas de aulas e design research como práticas de formação do professor que ensina matemática PDF
Adair Mendes Nacarato, Kátia Gabriela Moreira
Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de Análise Real PDF
Victor Augusto Giraldo, Diego Matos, Wellerson Quintaneiro
APRENDIZAGENS DOCENTES SITUADAS E MOBILIZADAS NOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA PDF
Douglas da Silva Tinti, Ana Lúcia Manrique
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO PDF
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone

GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

INFLUÊNCIA DAS ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ALGUMAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL PDF
Egídio Rodrigues Martins, Nilton Cezar Ferreira, Cecília Pereira Andrade
É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental PDF
Sandra Magina, Rozimeire Soares de Oliveira Porto
O QUE SABE SOBRE EQUAÇÃO, EM REPRESENTAÇÃO ICÔNICA, OS QUE FORMALMENTE AINDA NÃO SABEM? PDF
Vera Lucia Merlini, Sandra Maria Pinto Magina, Antonio César Nascimento Teixeira
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS PDF
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA PDF
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva

GT10 - Modelagem Matemática

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber
O QUE DIZEM AS CNMEM´S SOBRE AS ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Ana Paula Malheiros
MODELAGEM MATEMÁTICA E CURRÍCULO: UM CAMINHO ENTRE AS SITUAÇÕES-LIMITES E OS INÉDITOS-VIÁVEIS PDF
REGIS FORNER, ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS
A INTEIRAÇÃO E A MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Thiago Fernando Mendes, Camila Fogaça de Oliveira
PROFESSOR, A AULA HOJE VAI SER DE MATEMÁTICA OU DE MODELAGEM? PDF
JUSSARA DE LOIOLA ARAÚJO, CELIO ROBERTO MELILLO
REFLEXIONES SOBRE METODOLOGÍA CRÍTICA EN AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: DOS INVESTIGACIONES EN EL CONTEXTO COLOMBIANO PDF
Gabriel Mancera, Francisco Camelo, Jussara Araújo
O PAPEL DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Rhômulo Oliveira Menezes, Roberta Modesto Braga

GT11 - Filosofia da Educação Matemática

O MATEMÁTICO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA PDF
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocroscky, Rosa Monteiro Paulo

GT12 - Ensino de probabilidade e estatística

Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta PDF
Diva Valerio Novaes, Vanessa Maciel Mangelot
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, APÓS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA MARECHAL RONDON – RECIFE – PE. PDF
Anderson Marcolino Santana, Maria das Dores Marcolino de Santana
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus

GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática

BREVE HISTÓRICO DA ORIGEM DO GRUPO DE TRABALHO DIFERENÇA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GT13), SEUS PROPONENTES E PRINCIPAIS PRODUÇÕES PDF
TULA MARIA ROCHA MORAIS, SOLANGE HASSAN AHMAD ALI FERNANDES
PESQUISA SOBRE AUTISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PARTÍCULAS CIENTÍFICAS ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS? PDF
Elton de Andrade Viana, Ana Lúcia Manrique
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB UM OLHAR INCLUSIVO: A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO PDF
Thiago Ferreira de Paiva, Meire Nadja Meira de Souza
CONTAGEM: ESTUDO COM ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS PDF
Silene Pereira Madalena

GT14 – Didática da Matemática

IDEIAS BASE DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS (OU NÃO) POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO PDF
Veridiana Rezende, Clélia Maria Ignatius Nogueira
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUA ARTICULAÇÃO COM A GEOMETRIA DOS FRACTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Mariana Moran, Veridiana Rezende

GT15 – História da Educação Matemática

O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS PDF
Andréia Magalhães Dias Almeida
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE PDF
Maria Edneia Martins-Salandim
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: UMA FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Elmha Coelho Martins Moura
A GEOMETRIA E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM MINAS GERAIS: referências em práticas de uma professora de Juiz de Fora PDF
Thiago Neves Mendonça


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISBN: 978-85-98092-49-2