Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

COMBINATÓRIA: CURRÍCULOS PRESCRITO E APRESENTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Glauce Vilela Martins, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA DINÂMICA NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos
O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE CONFIGURAÇÃO RETANGULAR PDF
Gabriela dos Santos Barbosa
UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
RENATA ARRUDA BARROS, TAISSA DA SILVA LIMA BOAVENTURA
AÇÕES COLABORATIVAS FORTALECENDO CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO - MEMBROS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA PDF
Ana Paula Barbosa de Lima, Rute Elizabete de S. Rosa Borba
TEOREMA DE TALES: UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO ENEM NOS ÚLTIMOS 20 ANOS PDF
Cristiano de Souza Brito
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES PDF
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros

GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior

UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO PDF
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin

GT5 - História da Matemática e Cultura

HISTÓRIA E AS REGRAS DO DISCURSO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Aline Caetano da Silva Bernardes

GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância

MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA PDF
Wagner da Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral
UMA LENTE PARA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA PDF
Maria Ivete Basniak, Everton José Goldoni Estevam
POR TRÁS DAS CÂMERAS...MATEMÁTICA, VÍDEOS: UM OLHAR A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL PDF
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E TECNOLÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O GEOGEBRA PDF
Sérgio Carrazedo Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini
CAPTURA E ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE PDF
Alexandre Rodrigues de Assis, Marcos Paulo Henrique, Marcelo Almeida Bairral

GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PDF
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes
O BALANÇO ENTRE RISCO E CONFORTO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MUDANÇAS NA PRÁTICA PDF
Rita Santos Guimarães, Leonardo Barichello
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT PDF
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA

GT8 - Avaliação em Educação Matemática

ASSESSMENT BELIEFS AND PRACTICES IN PRIMARY SCHOOL MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL PDF
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Ednei Luis Becher, Marja Van Den Heuvel-Panhuizen, Michiel Veldhuis
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE O QUANTITATIVO E O QUALITATIVO PDF
Renata Aparecida Viana, Roberta D´Angela Menduni Bortoloti

GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

RELACIÓN DE LA ESTRUCTURA DE LOS NUMERALES EN LENGUA DE SEÑAS CON EL DESEMPEÑO EN ESTIMACIÓN NUMÉRICA Y CONTEO EN ESTUDIANTES SORDOS COLOMBIANOS Y BRASILEROS PDF
Nohemy Marcela Bedoya-Rios, Beatriz Vargas Dorneles

GT10 - Modelagem Matemática

CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO PROPICIADO PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM PDF
Eleni Bisognin, VANILDE BISOGNIN
AS PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UM OLHAR PDF
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Elaine Cristina Ferruzzi
PRÁTICAS DE ENSINO COM MODELAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS DE MOMENTOS VIVENCIADOS NA FORMAÇÃO INICIAL PDF
Bárbara Cândido Braz, Wellington Piveta Oliveira, Lilian Akemi Kato
O PAPEL DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Rhômulo Oliveira Menezes, Roberta Modesto Braga

GT11 - Filosofia da Educação Matemática

CALEIDOSCÓPIOS E ESPELHOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ASPECTOS PRAGMÁTICOS E FILOSÓFICOS PDF
Marli Regina dos Santos, Rosemeire de de Fátima Batistela
O SENTIDO DO TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PDF
Rosemeire de Fátima Batistela, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
INTENCIONALIDADE E EMPATIA NA ELABORACAO DE RECURSOS PDF
Marli Regina dos Santos, Maria A. V. Bicudo

GT12 - Ensino de probabilidade e estatística

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS PDF
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Natália Galvão Simão de Souza, Nilceia Datori Barbosa
ENSINO EXPLORATÓRIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICO PDF
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak
A PESQUISA QUANTI-AÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Luciane Souza Velasque, Maria Tereza Serrano Barbosa, Alexandre Sousa Silva

GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática

DIFERENTES FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: SUBSÍDIOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS PDF
Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PDF
Fábio Garcia Bernardo

GT14 – Didática da Matemática

A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS INICIAIS DO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O 8º ANO PDF
Luani Griggio Langwinski, Tânia Stella Bassoi

GT15 – História da Educação Matemática

Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: dos estudos sobre História da Educação Matemática (Inclusiva) PDF
Ivete Maria Baraldi
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS: A PROPOSTA DE TITO CARDOSO DE OLIVEIRA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES PDF
Luciane de Fatima Bertini, Ivone Lemos da Rocha


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISBN: 978-85-98092-49-2