Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente

ASPECTOS DE CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Elvis Ricardo Viana, Elenice Josefa Kolancko Setti, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan
EXPERIMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PESQUISAS ATUAIS PDF
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PDF
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM PARA O CÁLCULO DE ÁREA: A RODOVIÁRIA DE LONDRINA COMO MOTIVAÇÃO PDF
Luana Carvalho Santos, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva
A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS: DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS PDF
Eliane Siviero da Silva Dalbon, Dulcyene Maria Ribeiro
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM PDF
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak
PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA PDF
Rafael Machado Silva, Tereza Aparecida Rozário, Lucieli Trivizoli
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO NÚMERO DE MORTES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL PDF
Marina Cunha Ferreira, Leandro de Paula Ribeiro Pereira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
PROVA-ESCRITA-COM-COLA, PROVA-ESCRITA-EM-FASES E VAIVÉM EM AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes, Cristiano Forster
QUANDO UM JOGO SE TORNA “REALIDADE” EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Gustavo Henrique Zanette, Carlos Henrique Smek, Emerson Tortola
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: Uma Atividade Envolvendo Desperdício de Alimentos PDF
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa SILVA
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISÃO DE PROFESSORES PDF
BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira
JOGOS MATEMÁTICOS: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PDF
Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denis Rogério Sanches Alves
Uma análise do pensamento matemático criativo PDF
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Francielli Aparecida Rocha de Carli, Geralda de Fatima Neri Santana, Karine da Silva Macedo
A CONVERSÃO 2D-3D EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES PDF
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz

Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FORMANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE COLABORAÇÃO PDF
Marilda de Souza, MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO
PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E IMPREVISTOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE STOP MOTION DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Jocilene Cristina de Oliveira, Marilaine Luzia Cintra, Línlya Sachs
Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais PDF
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Rosélia Sezerino Fenner, Clodis Boscarioli
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: AVALIAR O QUE? AVALIAR PARA QUE? AVALIAR COMO? PDF
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto
CONTRIBUTO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO PARA O COMPROMISSO SOCIAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira
DOS AMARRADINHOS AO MATERIAL DOURADO: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Andréa Regina Teixeira Nunomura, João Paulo Correa de Oliveira Junior, Ivone Oliveira Torres Serra, Magna Natália Marin Pires, Maria do Carmo Cardoso Bezerra
DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Aislan da Silva Nunes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, William Junior do Nascimento
CONHECIMENTOS PERTINENTES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. PDF
Alisson Henrique Santos
DA PROPOSIÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO À FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS PDF
Priscila Gleden Novaes Silva, Luani Griggio Langwinski, Elenice Ana da Silva de Alencar
FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS PDF
Sandra Sausen, Ettiène Guérios
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PEDAGOGOS (AS) NO BRASIL: UMA METANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS STRICTO SENSU PDF
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiène Guérios

Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior

UM ESTUDO DE UM VAIVÉM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Ana Carolina Bardaçon, Lucas de Souza Venturini
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola PDF
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes

Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FISCAL: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Jocineia Medeiros, Marcos Lübeck, Graciela Siegloch Lins, Fernando Luiz Andretti
PERSPECTIVA DE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM REVISTAS BRASILEIRAS ENTRE 2015 E 2018 PDF
Mayara Cristina Sugigan, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: A MATEMÁTICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE PARA INICIAÇÃO AO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO PDF
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneirder Gross, Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurélio Kalinke
PENSAMENTO ARITMÉTICO E PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PDF
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PDF
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO, UM CAMINHO POSSÍVEL? PDF
Aline Roberta Weber Moreira da SILVA, Anderson Roges Teixeira Góes
EXPECTATIVAS E IMPRESSÕES DE ESTUDANTES DE 5° E 6° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TRANSIÇÃO DE UM ANO ESCOLAR PARA O OUTRO PDF
Daiane Maria Seibert, Rodolfo Eduardo Vertuan
Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico - um estudo com alunos de diferentes níveis de escolaridade PDF
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro, Mirian Ferreira Rezende, Rafaela Martins da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan
Análise dos Problemas elaborados por alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental PDF
ELIANE SBORGI LOVO, Jader Otávio Dalto, Eliane Maria Oliveira Araman
CONCEPÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PDF
Thamyres Karolyne Wirmond, Graziela Ferrreira de Souza, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Andressa Franciele Scambara Schipanski, Gabriele Granada Veleda
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
Edilson de Araújo dos Santos, Caroline Verza de Carvalho França, Luciana Figueiredo Lanacallo Arrais
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA PDF
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart

Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PDF
Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Paulo Jorge Dias Filho, Leonardo Sturion
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA PDF
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Maria José Cáceres García, María Mercedes Rodrígues Sánchez
“RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA EQUAÇÕES DO 1º E/OU 2º GRAUS”: UM DESCRITOR A SER ANALISADO PDF
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PDF
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO PDF
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? PDF
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin
O FRACTAL HEXÁGONO DE DÜRER: UMA POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS PDF
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, KARINE DA SILVA MACEDO, REBECA LAIANE CEZARINO SEISCENTOS, MARIANA MORAN, VERIDIANA REZENDE
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL CONCRETO PDF
Maria Gabriela da Silva, Joseane Scalabrin Neinas, Susiani Back Albano, Luani Back Silvina
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A CALCULADORA NO COTIDIANO DE UM 6º ANO SOB A VISÃO DA MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Marcos Poleti Alves, Ana Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Andresa Oliveira de Paula, Denise Nascimento de Oliveira
RESOLUÇÕES DE EQUAÇÕES COM UMA INCÓGNITA: UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Sara Lopes Sene, Claudete Cargnin
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM CONJUNTO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADA COM RESÍDUOS SÓLIDOS PDF
Alessandra Assad Angieski, Davi Paula da Silva, Mayumi Kuriyama de Lima, Joana Rupprecht Zablonsky
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA PDF
Michele Seledes, João Paulo Sebben de Jesus, Maria Ivete Basniak
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA PDF
Anderson Kohut, Sebastião Romero Franco, Renata Maria de Carvalho Schimitz
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS NO SOFTWARE R PDF
Vanessa Ferreira Sehaber
Uma atividade com dobraduras para o ensino de Geometria PDF
Cássia Cristina de Souza, Layane dos Santos Pereira, Cíntia da Silva

Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos

EQUIDADE E GARANTIA DE EDUCAÇÃO QUANDO É PRECISO SAIR DO CAMPO PARA ESTUDAR PDF
Amanda Araújo Coelho Nogueira, Línlya Sachs
CRÔNICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA PDF
Daniel Igor Pelissari, Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges
O CÁLCULO DE ÁREAS DESENVOLVIDO POR AGRICULTORES RURAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO PDF
Kelli Caroline Specht, Izabel Passos Bonete
CONSELHO DE CLASSE E AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR PDF
Darlini Ribeiro Marino, Cláudia Alves Schmidt dos Santos, Marcele Tavares Mendes
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS PDF
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos

Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática

DIFERENCIAÇÃO DOS CONCEITOS DE INFINITO ATUAL E INFINITO POTENCIAL EM REVISTAS BRASILEIRAS PDF
FERNANDA KELLY DA SILVA SIQUEIRA, JOÃO HENRIQUE LORIN

Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

USOS DO TERMO AUTONOMIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM PDF
Ronalti Walaci Santiago Martin, Rodolfo Eduardo Vertuan
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE PDF
JOICE Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva
FORMALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA: um estudo de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Lucas de Souza Venturini, José Vinícius Inacio de Souza

Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva

A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS PDF
Sidney Lopes Sanchez Junior, Márcia Ines Schabarum Mikuska, Ester Gomes de Oliveira Sanches
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM PROJETO DE PESQUISA DO IFPR PDF
Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Sara Cristina de Souza Pereira, Leonardo Silguero Pimentel, José Henrique de Oliveira

Grupo de Discussão

GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Lucieli Maria Trivizoli, Angela Marta P. das Dores Savioli, Antonio Vicente Marafioti Garnica
GT 7: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Marcele Tavares Mendes, Maria Tereza Carneiro Soares, Adriana Quimentão Passos
GD 8: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ALGUNS ASPECTOS PARA UM INÍCIO DE CONVERSA PDF
Claudia Segadas-Vianna, Fábio Alexandre Borges, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Mesa Temática

MT 1: DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: DESAFIOS REFERENTES À MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA PDF
Claudia Segadas-Vianna
MT 3: O MÁGICO DE OZ, O MITO DA CAVERNA E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: O IDEAL E O POSSÍVEL PDF
Márcio Antonio da Silva


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2595-5578