Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente

MINICURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Marlova Estela Caldatto, João César Maciel Valim
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES PDF
Willian Aparecido de Jesus Luditk, Simone Luccas, Josiane Luiz, João Coelho Neto
Proporcionalidade direta e inversa: uma introdução através da Resolução de Problemas PDF
André Lima Rodrigues, Francielle Silva Gardin, Bruno Rodrigo Teixeira
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP PDF
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos
A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Elvis Ricardo Viana, Rodolfo Eduardo Vertuan
ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE E DA AÇÃO DISCENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Mariana Passos Dias, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO ARTICULANDO RPG AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA PDF
Matheus Gustavo Jakimiu, Everton José Goldoni Estevam
A ENGENHARIA DIDÁTICA: um olhar sobre pesquisas acadêmicas que envolvem os registros de representação da função afim PDF
Tamires Vieira Calado, Lisiane Cristina Amplatz
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Marcela Camila Picin de Melo, Ariadine Castilho Ozan, Andresa Maria Justulin
ARTEFATOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM AS POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA 3D PDF
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Rogério de Aguiar
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTUDANTES EM UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Elida Maiara Velozo de Castro, João Paulo Sebben de Jesus, Fernanda Silva Pinto
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO A SER CONHECIDA PDF
Fabricio Luiz Rech, Andriéli da Luz Bortolli, Érica Fernanda Massolo, Larissa Winck Donadel
ASPECTOS DE CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Elvis Ricardo Viana, Elenice Josefa Kolancko Setti, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan
ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ELABORADAS A PARTIR DO JOGO ESCOPA DO ZERO APLICADAS PARA ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES PDF
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Mariana Moran
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Wanderson Rocha Lopes, Andresa Maria Justulin
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Carina Chulek, Michele Regiane Dias Veronez
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE COMO EMERGE O PROBLEMA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Silvia Regina Potulski dos Santos, Michele Regiane Dias Veronez
PROGRAMAÇÃO LINEAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PDF
Danielle Durski Figueiredo, Luiz Fernando Nunes
EXPERIMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PESQUISAS ATUAIS PDF
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva
FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Élida Maiara Velozo de Castro, Lourdes Maria Werle de Almeida
OVOS DE PÁSCOA: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PDF
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM PARA O CÁLCULO DE ÁREA: A RODOVIÁRIA DE LONDRINA COMO MOTIVAÇÃO PDF
Luana Carvalho Santos, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva
A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS: DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS PDF
Eliane Siviero da Silva Dalbon, Dulcyene Maria Ribeiro
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick
ESSES CARROS EXISTEM? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM MINIATURAS PDF
Cristiana Fadin, Mirian Ferreira Rezende, Emerson Tortola
DINÂMICA POPULACIONAL: MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS PDF
Guilherme Henrique Ferreira, Marília Davoli Moreira Lopes, Monica Fürkotter
GEOGEBRA: UM ALIADO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PDF
CARLA MELISSA SANGUINO BIAZON, Elaine Cristina Ferruzzi
ANÁLISE DE UMA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Ariane da Silva Landgraf, Andresa Maria Justulin
Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência PDF
Adriéli Aline Duarte, Adriana Livi, Rodolfo Eduardo Vertuan
Uma atividade de modelagem matemática visando uma aprendizagem significativa com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental PDF
Camila Iorio Marton, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Sérgio de Mello Arruda
ESTRATÉGIAS HEURÍSTICAS REVELADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Thais Maya Koga, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Jader Otávio Dalto
UMA PROPOSTA DE TRABALHO ARTICULANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR PDF
Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins, Lucieli Maria Trivizoli
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA PDF
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lourdes Maria Werle Almeida
UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Marcio Alexandre Volpato
CONHECENDO A SAÚDE DOS MESTRANDOS DE MATEMÁTICA DO PPGEN POR MEIO DE UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY PDF
Henrique Treml, Emerson Blum Corrêa, Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Luciane Grossi
Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: Uma Prática com o tema Jogos PDF
Rosangela Maria Kowalek, Ana Pogogelski, Grabiele Granada
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM PDF
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak
DIÁLOGOS A RESPEITO DA PERSPECTIVA DE ENSINO EXPLORATÓRIO PDF
Anna Flávia Magnoni Vieira, Márcia Cristina Cyrino
PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA PDF
Rafael Machado Silva, Tereza Aparecida Rozário, Lucieli Trivizoli
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO NÚMERO DE MORTES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL PDF
Marina Cunha Ferreira, Leandro de Paula Ribeiro Pereira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
PROVA-ESCRITA-COM-COLA, PROVA-ESCRITA-EM-FASES E VAIVÉM EM AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes, Cristiano Forster
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
João Paulo Correa de oliveira Junior, Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida, Adriana Helena Borssoi
ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PLANEJAMENTO E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PDF
Jaqueline Panneitz Pascoski, Everton José Goldoni Estevam
MODELOS MATEMÁTICOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Henrique Zanelatto, Tiago Emanuel Klüber
QUANDO UM JOGO SE TORNA “REALIDADE” EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Gustavo Henrique Zanette, Carlos Henrique Smek, Emerson Tortola
LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON: MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM PDF
Wesley Muniz Domingos Rodrigues, Monica Fürkotter, Marília Davoli Moreira Lopes
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: Uma Atividade Envolvendo Desperdício de Alimentos PDF
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa SILVA
Análise Semiótica de uma Atividade de Modelagem Matemática PDF
Thiago Fernando Mendes, Ana Paula Zanim, Lourdes Maria Werle de Almeida
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PDF
Jeferson Takeo Padoan Seki, Lourdes Maria Werle de Almeida
O NÚMERO QUE CALÇO NÃO É O TAMANHO DO MEU PÉ?: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Lenoar Eloi Cararo
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISÃO DE PROFESSORES PDF
BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira
JOGOS MATEMÁTICOS: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PDF
Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denis Rogério Sanches Alves
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTAGEM ATRAVÉS DE JOGOS PDF
Brendow Pena de Mattos Souto, Luzia da Costa Tonon Martarelli
Uma análise do pensamento matemático criativo PDF
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Francielli Aparecida Rocha de Carli, Geralda de Fatima Neri Santana, Karine da Silva Macedo
A CONVERSÃO 2D-3D EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES PDF
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz
AS HIPÓTESES DEFINIDAS PELOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Ademir Pereira Pereira Junior, Lourdes Maria Werle de Almeida

Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FORMANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE COLABORAÇÃO PDF
Marilda de Souza, MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO
PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E IMPREVISTOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE STOP MOTION DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Jocilene Cristina de Oliveira, Marilaine Luzia Cintra, Línlya Sachs
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTEXTOS FORMATIVOS: UM BREVE PANORAMA DE TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM PDF
Gabriela da Silva Oliveira, Bruno Rodrigo Teixeira
ASPECTOS DA RELAÇÃO QUE ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES TÊM COM A MATEMÁTICA PDF
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann
PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM LEVANTAMENTO INICIAL PDF
Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli
SENTIDOS QUE ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES ATRIBUEM À MATEMÁTICA PDF
Paula Renata Pedroso Avanço, Valdete Dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann
Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais PDF
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Rosélia Sezerino Fenner, Clodis Boscarioli
A SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM COM MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PDF
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak
CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E DOS ESTUDANTES MOBILIZADO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Flávia Maria Gonçalves, Silmara Ribeiro Rodrigues, Henrique Rizek Elias, André Luis Trevisan
DISCUSSÕES MATEMÁTICAS PRODUTIVAS POR MEIO DE UMA TAREFA ENVOLVENDO OS NÚMEROS RACIONAIS PDF
Henrique Rizek Elias
ÁREA E PERÍMETRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS (2010–2016) PDF
Jéssika Naves de Oliveira, Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino
INVESTIGAÇÕES A CERCA DOS PROGRAMAS E PROJETOS VIGENTES NO PARANÁ COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PDF
Camila Maria Koftun, Maria Ivete Basniak
IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: APRENDENDO SOBRE SER PROFESSOR PDF
Elisangela de Campos
O CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Taynara Fraga, Márcia Cyrino
FÓRUNS ONLINE COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES E DE PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS PDF
Sérgio Carrazedo Dantas, Daiane Gisele de Lima
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: AVALIAR O QUE? AVALIAR PARA QUE? AVALIAR COMO? PDF
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto
CONTRIBUTO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO PARA O COMPROMISSO SOCIAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira
UM MODO DE PERMANECER EM FORMA-AÇÃO: LEITURAS-DE-PRÁTICAS-DE-ALFABETIZAÇÃO-MATEMÁTICA PDF
Lidiane Conceição Monferino, Luciane Ferreira Mocrosky, Bernadete Kurek, Marco Aurélio Kalinke
DOS AMARRADINHOS AO MATERIAL DOURADO: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Andréa Regina Teixeira Nunomura, João Paulo Correa de Oliveira Junior, Ivone Oliveira Torres Serra, Magna Natália Marin Pires, Maria do Carmo Cardoso Bezerra
PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS PUBLICADOS EM 2017 E 2018 PDF
Ana Cláudia Barretto, Julio Cezar Rodrigues Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Gezelda Christiane Moraes, Vanessa Terezinha Ales, Mara Franciele Motin, Karla Cristine Arsie, Izabela Patricio Battos, Rodrigo Busato
DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Aislan da Silva Nunes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, William Junior do Nascimento
CONHECIMENTOS PERTINENTES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. PDF
Alisson Henrique Santos
DA PROPOSIÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO À FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS PDF
Priscila Gleden Novaes Silva, Luani Griggio Langwinski, Elenice Ana da Silva de Alencar
FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS PDF
Sandra Sausen, Ettiène Guérios
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Eliseu Zapotoszek Filho, Luan Padilha dos Santos, Maria Ivete Basniak
UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO COM POSTAGENS SOBRE A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA PDF
Ana Paula Mayara Vitolo, Sergio Carrazedo Dantas
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PEDAGOGOS (AS) NO BRASIL: UMA METANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS STRICTO SENSU PDF
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiène Guérios
A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NAS UNIVERSIDADES PARANAENSES PDF
Alcides Jose Trzaskacz, Michele Regiane Dias Veronez
PERSPECTIVAS DE TRABALHO COM PENSAMENTO ALGÉBRICO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2015-2019. PDF
Cristiane Santos Oliveira, Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DISCUSSÃO E INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Solange Mariano da Silva Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior

UMA LINHA DO TEMPO DOS ESTUDOS SOBRE O ENSINO DE ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
Renato Francisco Merli, Clélia Maria Ignatius Nogueira
GEOMETRIA DINÂMICA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Alexandre Costa, Izabel Passos Bonete
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Nélvia Santana Ramos, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ELE ESTÁ SENDO PREPARADO PARA USAR PEDAGOGICAMENTE AS TECNOLOGIAS? PDF
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto
COMPREENSSÃO DE ESTUDANTES A RESPEITO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA PDF
Ademir Basso, Flor Monserrat Rodrígrez Vásquez, Inez Estrada Apolinar, Francisco Julían Ariza Hernández
POR UM “NÃO NIVELAMENTO” E “NEM UM CURSO DE PRÉ-CÁLCULO”: REFLEXÕES DE DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE CÁLCULO COM BASE EM UMA PROVA DIGNÓSTICA PDF
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes
CONTINUIDADE DE UMA FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PDF
André Luis Trevisan, Flavio Roberto Gouvea, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira
UM ESTUDO DE UM VAIVÉM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Ana Carolina Bardaçon, Lucas de Souza Venturini
MODELO MATEMÁTICO NA CONSTRUÇÃO DE MANDALAS FEITAS PELO PEIXE TORQUIGENER ALBOMACULOSUS PDF
Lyncon Rafael Oliveira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Jennyfer Thays dos Reis, Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
UMA TAREFA NO AMBIENTE VIRTUAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR PDF
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola PDF
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes
QUANTOS FUNCIONÁRIOS SÃO NECESSÁRIOS PARA LIMPAR A UNIVERSIDADE ONDE ESTUDO? UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PDF
FRANCIELI CRISTINA AGOSTINETTO ANTUNES

Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FISCAL: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Jocineia Medeiros, Marcos Lübeck, Graciela Siegloch Lins, Fernando Luiz Andretti
MATEMÁTICA E LITERATURA: APRENDENDO ALGARISMOS COM LEITURA PDF
Ingrid Fiorentin, Elisângela Regina Melz, Daiane Rosa, Daiani Goedert
PERSPECTIVA DE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM REVISTAS BRASILEIRAS ENTRE 2015 E 2018 PDF
Mayara Cristina Sugigan, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: A MATEMÁTICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE PARA INICIAÇÃO AO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO PDF
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneirder Gross, Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurélio Kalinke
PENSAMENTO ARITMÉTICO E PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PDF
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PDF
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO, UM CAMINHO POSSÍVEL? PDF
Aline Roberta Weber Moreira da SILVA, Anderson Roges Teixeira Góes
PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS PDF
Rafael Tonet Maccagnan, Suélen Rita Andrade Machado
NÚMEROS NATURAIS E RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS LEVANTADAS NO GEAMAI PDF
Cristina Nalon de Araujo Caniceiro, Josebeli de Oliveira Marigo, Marli Guimarães da Silva
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA AULA DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS PDF
Camila Garbelini da Silva Ceron, Adriana Helena Borssoi
MOVIMENTO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO A INVESTIGAR PDF
paulo robson duarte barbosa, ettiène cordeiro guérios
A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO ALGORITMO CONVENCIONAL DA DIVISÃO PDF
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Arthur Ravaghnhani de Oliveira, Magna Natalia Marin Pires
PROBLEMAS MISTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PDF
Carla Larissa Halum Rodrigues, Veridiana Rezende
EXPECTATIVAS E IMPRESSÕES DE ESTUDANTES DE 5° E 6° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TRANSIÇÃO DE UM ANO ESCOLAR PARA O OUTRO PDF
Daiane Maria Seibert, Rodolfo Eduardo Vertuan
FAZENDO SLIME: UM RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Rafael Montenegro Palma, Rodolfo Eduardo Vertuan
Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico - um estudo com alunos de diferentes níveis de escolaridade PDF
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro, Mirian Ferreira Rezende, Rafaela Martins da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan
Análise dos Problemas elaborados por alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental PDF
ELIANE SBORGI LOVO, Jader Otávio Dalto, Eliane Maria Oliveira Araman
CONCEPÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PDF
Thamyres Karolyne Wirmond, Graziela Ferrreira de Souza, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
SOFTWARES EDUCACIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO PDF
Rodrigo Cabanha, Renata Camacho Bezerra
MODELAGEM MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO PROPORCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Leticia Coutinho, Emerson Tortola
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Andressa Franciele Scambara Schipanski, Gabriele Granada Veleda
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
Edilson de Araújo dos Santos, Caroline Verza de Carvalho França, Luciana Figueiredo Lanacallo Arrais
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA PDF
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart

Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES DO ENEM 2018 PDF
João Alessandro da Luz, Marcelo Carlos de Proença
MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PDF
Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Paulo Jorge Dias Filho, Leonardo Sturion
O ERRO COMO ELEMENTO DESENCADEADOR DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM PDF
Daniela Harmuch, Regina Luzia Corio de Buriasco, Marcele Tavares Mendes
TEORIA DE VAN HIELE E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS PDF
Renata Barros, André Trevisan
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO 6º ANO: O QUE ELA MOSTRA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PDF
Viviane Barbosa de Souza Huf, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS PDF
Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia Afonso, Wilian Barbosa Travassos
DA PESQUISA A UTILIZAÇÃO ESTATÍSTICA COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA PDF
Celia Alves PEREIRA, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO PARANÁ. PDF
Juliano PORTOLAN, Carlos Alexandre Ribeiro MARTINS
AVALIANDO COM FILMES E LENDAS EM MATEMÁTICA PDF
Marelice Aparecida Bonato, Ademir Basso
DIÁLOGO ENTRE ALUNOS COMO INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR CONCEITOS MOBILIZADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS SOBRE FUNÇÃO AFIM PDF
Pricila Basilio Marçal Lorencini, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA PDF
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Maria José Cáceres García, María Mercedes Rodrígues Sánchez
JUSTIFICATIVA MATEMÁTICA PARA O PROCEDIMENTO UTILIZADO NA REGRA DE TRÊS COMPOSTA: UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Lucas de Souza Venturini, Leonardo Lemes Pandolfo, Bruno Rodrigo Teixeira
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: PRIMEIROS RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM O OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Adrieli Mazurek Cieslak, Veridiana Veridiana Rezende
“RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA EQUAÇÕES DO 1º E/OU 2º GRAUS”: UM DESCRITOR A SER ANALISADO PDF
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto
LER E APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PDF
ÉRIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DO EPREM PDF
Samuel Francisco Huf, Viviane Barbosa de Souza Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak
AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda
EXPLORAÇÃO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Marcia Cristina Nagy, Cristina Cirino de Jesus
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PDF
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski
DO GIZ AO TABLET: UMA POSSIBILIDADE PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DO KAHOOT PDF
MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO, Grasielly Dos Santos de Souza
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO PDF
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs
A EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE PDF
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE PDF
Ana Carolina Rolim de Freitas, Miguel Dancini Oliveira, Sérgio Penteado
REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA AO DELINEAR UMA TRAJETÓRIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PDF
Cleiton Antonio Marino, Marcele Tavares Mendes
A PROVA EM FASES E INTERVENÇÕES ESCRITAS: RECURSOS PARA UMA PRÁTICA AVALIATIVA PARA ALÉM DA VALORAÇÃO PDF
Celia Alves PEREIRA, Marcele Tavares MENDES, Zenaide de Fátima Dante Correia ROCHA
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU PDF
Beatriz de Oliveira, Matheus Bonafini Chaves, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Rosimeri Cristina Martins Mendes
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS PDF
Marcela Camila Picin de Melo, Andresa Maria Justulin
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? PDF
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM COLÉGIOS DE GUARAPUAVA E REGIÃO PDF
José Roberto Costa, Ana Flávia Tachevski, Márcia Samile Bonfim, Vanessa Tluscik dos Santos, Amanda Cristine da Cruz
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM DISSERTAÇÕES PDF
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença
ANÁLISE SOBRE O USO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
MARIA ELIZA SITOLINO LEONARDO, MARCELO CARLOS PROENÇA
INTERAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA POR MEIO DE UMA PROVA EM DUAS FASES PDF
Talita Canassa Weber, Marcele Tavares Mendes, Leandro Meneses da Costa
O FRACTAL HEXÁGONO DE DÜRER: UMA POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS PDF
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, KARINE DA SILVA MACEDO, REBECA LAIANE CEZARINO SEISCENTOS, MARIANA MORAN, VERIDIANA REZENDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A APLICAÇÃO DE ATIVIDADE AVALIATIVA EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ONLINE PDF
DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ, Ana Lucia Pereira, Lorilene Barbosa Lopes
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE IDEIAS DE FUNÇÃO COM ALUNOS DO 6°ANO E DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Caio Juvanelli, Paula Eduarda Bazanela, Fabrícia Bernardino, Verdiana Rezende
ARTICULAÇÕES ENTRE OS REGISTROS SIMBÓLICO ALGÉBRICO E GRÁFICO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO O GEOGEBRA PDF
Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Lisiane Cristina Amplatz, Veridiana Rezende
A construção de cenários animados no software GeoGebra: Uma proposta para o ensino da matemática PDF
Emili Boniecki Carneiro, Victor Caldart
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL CONCRETO PDF
Maria Gabriela da Silva, Joseane Scalabrin Neinas, Susiani Back Albano, Luani Back Silvina
Resolução de Problemas: análise de uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental PDF
Leandro Henrique Gonçalves Minella, Andresa Maria Justulin
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes
CÁLCULO DA ALTURA DE UMA CAPELA A PARTIR DE UMA FOTO PDF
lucio sankiti hamaguti, pedro hamada kikumoto, magna natalia marin pires
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A CALCULADORA NO COTIDIANO DE UM 6º ANO SOB A VISÃO DA MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Marcos Poleti Alves, Ana Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Andresa Oliveira de Paula, Denise Nascimento de Oliveira
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UMA QUESTÃO DE TOMADA DE DECISÃO PDF
Erika Regina Santana da Silva Pereira, Paulo Henrique Hideki Araki, Jader Otávio Dalto
A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Renata Graciele Batista Rodrigues, Marcele Tavares Mendes, Rodolfo Eduardo Vertuan
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PDF
João César Maciel Valim, Marlova Estela Caldatto
CRIPTOGRAFIA: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PDF
Pedro Henrique Monferino Mancini, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian
Uma análise do tratamento dado ao raciocínio matemático em currículos nacionais PDF
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman
RESOLUÇÕES DE EQUAÇÕES COM UMA INCÓGNITA: UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Sara Lopes Sene, Claudete Cargnin
TANGRAM COMO RECURSO PARA ENSINO PDF
Gabriela Dauber Facioni, Camila Picotte Vidigal, Rosimeri Cristina Martins Mendes
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM CONJUNTO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADA COM RESÍDUOS SÓLIDOS PDF
Alessandra Assad Angieski, Davi Paula da Silva, Mayumi Kuriyama de Lima, Joana Rupprecht Zablonsky
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA PDF
Michele Seledes, João Paulo Sebben de Jesus, Maria Ivete Basniak
UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA FRACTAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Fernanda Boa Sorte Rocha, Gustavo Granado Magalhães, Magna Marin Pires
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA PDF
Anderson Kohut, Sebastião Romero Franco, Renata Maria de Carvalho Schimitz
APONTAMENTOS A RESPEITO DA CORREÇÃO DE PROVAS MATEMÁTICA PDF
Emily Caroline Felix Cordeiro, Cristiano Foster
EVENTO NA QUADRA DE ESPORTES: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM SOBRE FRAÇÕES PDF
Ana Paula da Silveira Inglat, Flávia Patolea Vilas Boas, Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian
CONTRIBUIÇÕES DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA AULA DE MATEMÁTICA PDF
Juliana Melo, Andresa Maria Justulin
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS NO SOFTWARE R PDF
Vanessa Ferreira Sehaber
Uma atividade com dobraduras para o ensino de Geometria PDF
Cássia Cristina de Souza, Layane dos Santos Pereira, Cíntia da Silva
JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O USO DO LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Frederico Braida, Rodolfo Vertuan, Rodrigo Andrade
Análise sobre os processos de construção do Triângulo de Sierpinski no GeoGebra e Scratch PDF
Karen Larissa Xavier, Emerson Blum Corrêa, Henrique Treml, Luciane Grossi

Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos

EQUIDADE E GARANTIA DE EDUCAÇÃO QUANDO É PRECISO SAIR DO CAMPO PARA ESTUDAR PDF
Amanda Araújo Coelho Nogueira, Línlya Sachs
DO LÚDICO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PDF
Ellen Akemi Lodi Daikuhara, Nara Hitomi Lodi Daikuhara, Pamela Emanueli Alves Ferreira
AVALIAÇÃO DIDÁTICA: COMPARTILHANDO PROPÓSITOS COM AS PRÁTICAS DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA PDF
José Emidio Gomes Benedito, Regina Luzia Corio Buriasco
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS COM COLA PDF
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Regina Luzia Corio de Buriasco
CRÔNICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA PDF
Daniel Igor Pelissari, Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges
O CÁLCULO DE ÁREAS DESENVOLVIDO POR AGRICULTORES RURAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO PDF
Kelli Caroline Specht, Izabel Passos Bonete
RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ETNOMATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA PDF
Adriana Livi, Adriéli Aline Duarte, Renato Francisco Merli
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS PDF
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Lucieli Maria Trivizoli
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONSTRUINDO UM BANHEIRO SOLIDÁRIO PDF
Cleonice Ricardi Nunes Feyh, Rodolfo Eduardo Vertuan
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA SENSIBILIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PDF
Aline Loise Martins, Larissa Bersan, Lilian Akemi Kato
ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA JUNTO AOS ALUNOS INDÍGENAS PDF
Danieli Felichak, Daniela Carolina Ludvig, Renato Francisco Merli
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA : GEOMETRIA ANALÍTICA NA PLANTAÇÃO DE BANANEIRAS PDF
Cleonice Ricardi Nunes Feyh
CONSELHO DE CLASSE E AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR PDF
Darlini Ribeiro Marino, Cláudia Alves Schmidt dos Santos, Marcele Tavares Mendes
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS PDF
Thallia Aline Ramos, Glaucia Maria Bressan
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS PDF
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos
KAHOOT! UMA PERSPECTIVA MOTIVACIONAL PDF
Deize Regina Poloni, Julia Daniela Esser

Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática

UM OLHAR NOS TRABALHOS BIOGRÁFICOS SOBRE MATEMÁTICOS QUE ATUARAM NO BRASIL PDF
ANTONIO PEIXOTO, LUCIELI TRIVIZOLI
"Na minha época o ensino era bom, mesmo com toda dificuldade": memórias sobre as travessias de uma Educação Rural PDF
Grasielly dos Santos de Souza, Mirian Maria Andrade
A HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PDF
Antonio Rodrigues Junior, Marcos Lübeck
UM OLHAR PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: DAS ESCOLAS ELEMENTARES A CRIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PDF
Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli
Uma análise panorâmica das expressões ensino de Matemática e Educação Matemática PDF
Osvaldo Inarejos
A CIÊNCIA É RACIONAL? TENTATIVA DE RESPOSTA EM PAUL FEYERABEND E EDGAR MORIN. PDF
Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios
APONTAMENTOS SOBRE UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO LIVRETO INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO DA ESFERA PDF
Fernando Paulino Cerqueira Netto, Mirian Maria Andrade
GRUPO DE PESQUISA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: HISTÓRICO, PRODUÇÕES E PERSPECTIVAS PDF
Cristiane de Fatima Budek Dias, Caroline Subirá Pereira, Marcos Mincov Tenório, Guataçara dos Santos Junior
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: EGÍPCIO, GELOSIA, RABDOLOGIA E GREGO PDF
Suélen Rita Andrade Machado, Ana Caroline Frigéri Barboza, Wynston Anunciado Olimpio, Aline Vilas Boas, Lucieli M. Trivizoli
Dois paradigmas de escrita matemática grega: Euclides e Arquimedes PDF
Gustavo Barbosa
ILUSTRAÇÕES EM MARGARITA PHILOSOPHICA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO EDUCACIONAL E PARA A GEOMETRIA NA IDADE MÉDIA PDF
Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira, Lucieli Trivizoli
Matemática e realidade: uma proposta de Leon Battista Alberti. PDF
Gabriel Valenga, Mario Umberto Menon
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA PDF
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, Adenilson Martins
O PROBLEMA DA DUPLICAÇÃO DO CUBO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Kamila Gonçalves Celestino, Márcio André Martins
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: UM ESTUDO HISTÓRICO PDF
Aline Vilas Boas Ribeiro de Paula, Lucieli Trivizoli
DIFERENCIAÇÃO DOS CONCEITOS DE INFINITO ATUAL E INFINITO POTENCIAL EM REVISTAS BRASILEIRAS PDF
FERNANDA KELLY DA SILVA SIQUEIRA, JOÃO HENRIQUE LORIN
COMO AS BIOGRAFIAS SÃO TRATADAS NOS EVENTOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PDF
Jean Sebastian Toillier

Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

POSSIBILIDADES DE COORDENAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM UMA ATIVIDADE DE FUNÇÃO DE 1⁰ GRAU PDF
Aparecida De Faria
CONSTRUCTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PDF
Fernanda Goyo Tamanaka, Flainer Rosa de Lima, João Chang Junior
USOS DO TERMO AUTONOMIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM PDF
Ronalti Walaci Santiago Martin, Rodolfo Eduardo Vertuan
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Robson Aparecido Ramos Rocha, Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Pessoa da Silva
ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA PDF
Cíntia Carolina Luczynski, Everton José Goldoni Estevam
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE PDF
JOICE Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva
FORMALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA: um estudo de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Lucas de Souza Venturini, José Vinícius Inacio de Souza
UM ESTUDO SOBRE A CONFIABILIDADE DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA PDF
Lilian Nasser, Rafael Filipe Novôa Vaz

Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva

A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROJETOS PEDAGÓGICOS PDF
Fábio Alexandre Borges, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Clélia Maria Ignatius Nogueira
REFLEXÕES A RESPEITO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS PDF
Nadjanara Ana Basso Morás, Luciana Del Castanhel Peron, Clélia Maria Ignatius Nogueira
A MATEMÁTICA E A SÍNDROME DE DOWN: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS PDF
Beatriz Gretter da Conceição, Renata Camacho Bezerra
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM TESES E DISSERTAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES PDF
Wynston Anunciado Olimpio, Lucieli M. Trivizoli
A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS PDF
Sidney Lopes Sanchez Junior, Márcia Ines Schabarum Mikuska, Ester Gomes de Oliveira Sanches
UM JOGO COMO ATIVIDADE EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN PDF
Vânia de Fatima Tluszcz Lippert, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE AO FENÔMENO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA PDF
Wanderson Thiago Pires Furlan, Marcos Lübeck
ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS AULAS DE MATEMÁTICA: QUE RESULTADOS SÃO DESTACADOS EM PESQUISAS BRASILEIRAS? PDF
Joyce Evellyn da Silva Cruz, Fábio Alexandre Borges
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM PROJETO DE PESQUISA DO IFPR PDF
Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Sara Cristina de Souza Pereira, Leonardo Silguero Pimentel, José Henrique de Oliveira
As bases ontológicas e epistemológicas das pesquisas sobre o autismo na educação matemática PDF
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique
Estratégias inclusivas para estudantes com autismo: uma proposta a partir da exploração de materiais PDF
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique

Grupo de Discussão

GD 2: TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Adriana Helena Borssoi, Sandra Malta Barbosa, Sérgio Carrazedo Dantas
GD 3: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Andresa Maria Justulin, Ettiène Guérios, Magna Natália Marin Pires
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Lucieli Maria Trivizoli, Angela Marta P. das Dores Savioli, Antonio Vicente Marafioti Garnica
GD 5: ESTÁGIO CURRICULAR E SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Renata Camacho Bezerra, Simone Luccas, Bruno Rodrigo Teixeira
GD 6: FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Everton José Goldoni Estevam, Regina Maria Pavanello, Andréia Büttner Ciani
GT 7: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Marcele Tavares Mendes, Maria Tereza Carneiro Soares, Adriana Quimentão Passos
GD 8: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ALGUNS ASPECTOS PARA UM INÍCIO DE CONVERSA PDF
Claudia Segadas-Vianna, Fábio Alexandre Borges, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Mesa Temática

MT 1: DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: DESAFIOS REFERENTES À MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA PDF
Claudia Segadas-Vianna
MT 1: DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA PDF
Clélia Maria Ignatius Nogueira
MT 1: A FORMAÇÃO DO (FUTURO) PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PDF
Fábio Alexandre Borges
MT 2: MODELAGEM MATEMÁTICA E O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA PDF
Bárbara Cândido Braz
MT 2: ARTICULAÇÕES ENTRE AS PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A IDEIA DE COMPROMISSO POLÍTICO PDF
Enio Freire de Paula
MT 3: ENCULTURAÇÃO E EMPODERAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Elenilton Vieira Godoy
MT 3: O MÁGICO DE OZ, O MITO DA CAVERNA E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: O IDEAL E O POSSÍVEL PDF
Márcio Antonio da Silva
MT 4: UMA EXPERIÊNCIA DE ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA PARA ALÉM DA TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DA APRENDIZAGEM AO ENSINO PDF
Everton José Goldoni Estevam
MT 5: AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE PDF
Regina Luzia Corio de Buriasco, Diego Barboza Prestes, Jader Otávio Dalto


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2595-5578