Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
O CÁLCULO DE ÁREAS E O PROBLEMA DE QUADRATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.
Grasielly Santos Souza, Kelly Cristina Correia Pfahl

Última alteração: 2017-07-03

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

 

 

BICUDO, I. Prefácio e introdução. EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.

 

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

BRITO, A. J. A. História da Matemática e a Educação Matemática na formação de professores. Educação Matemática em Revista, ano 13, n. 22, p. 11-15, 2007.

 

CURY, H. N.; MOTTA, C. E. M. Histórias e estórias da matemática. In: CARVALHO, L. M. et al. (Ed.). História e tecnologia no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

GASCA, A. M. Euclides: la Fuerza del Razonamiento Matemático. Madri: Nivola, 2007.

 

MOREIRA, D. D. Marli. Revisando Euclides para o Ensino de áreas: Uma Proposta para licenciaturas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UFRJ, Rio de Janeiro.

 

ROQUE, Tatiana. História da Matemática – Uma visão crítica, desfazendo Mitos e Lendas. São Paulo: Zahar, 2012.

 

SANTOS, L. M. dos. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. Curitiba: Ibpex, 2009.

 


Texto completo: PDF