Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE NOS ANAIS DOS XI, XII E XIII EPREM EM BUSCA DE TRABALHOS QUE ABORDAM OS ANOS INICIAIS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS
Priscilla Frida Salles Tojeiro, Eliane Maria de Oliveira Araman

Última alteração: 2017-07-03

Palavras-chave


Educação Matemática. Anos Iniciais. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Referências


BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização matemática na perspectiva do letramento.  Caderno 07/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

CUNHA, M. V. Piaget psicologia genética e educação. In: Universidade  Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores educação cultura e desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 114-136, v.2.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L.; ESTEPHAN, V. M. Matemáticos, educadores matemáticos e tecnologias: uma articulação possível. In:.Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. v.15, n.2, p.359-378, maio 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/13363>. Acesso em: 20 abr. 2017.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. São Paulo: LTC, 2011.

MORETTI, V. D.; SOUZA, N. M. M. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

NACARATO, A.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensino e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PIRES, C. M. C. Reflexões que Precisam Ser Feitas sobre o Uso dos Chamados “Materiais Concretos” para a Aprendizagem de Matemática. In: Boletim Gepem. n. 61, p. 45-62, jul/dez, 2012.


Texto completo: PDF