Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
UM CONVITE AOS NÚMEROS PRIMOS: O CRIVO DE ERATÓSTENES COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM
Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Araman, Tiago Henrique dos Reis

Última alteração: 2017-07-04

Palavras-chave


História da Matemática; Crivo de Eratóstenes; Objetos de Aprendizagem

Referências


XXXXXXXX, X. X. X. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. 2011. 238 f. Tese (Doutorado em Ensino de Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2011.

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de Aprendizagem – Diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, [S. 1.], v. 5, n. 10, fev. 2012. ISSN 1809-5747. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1620/1468>. Acesso em: 28 Abr. 2017.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

LANGNER, A. Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com auxílio do software graphmatica. 2016. XX f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio. 2016.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

RIBEIRO, D. M.; SCHERER, A. C. S.; TOILLIER, J. S. Números Primos e Suas Histórias In: XII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XII, 2014, Campo Mourão. Anais… Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, 2014.

THIRÉ, C.; MELLO E SOUZA, J. C. Mathemática: 1º e 2º anos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931.

Texto completo: PDF