Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE QUE RELACIONA A ÁREA DA SUPERFÍCIE CORPORAL E A ÁREA DA SOLA DO PÉ
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lucineide Keime Nakaiama de Andrade, André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luís Baccarin

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Modelagem Matemática; Cálculo Diferencial e Integral II; Integral Múltipla; Integral de Linha

Referências


ALMEIDA, L.W., SILVA, K. P., VERTUAN, R.E..Modelagem matemática na educação básica.1. ed.São Paulo: Contexto, 2016.

BASSANEZI, R. C.. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia.3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BIEMBENGUT, M. S.. Modelagem matemática & implicações no ensino e aprendizagem de matemática. Blumenau: FURB, 1999.

DIAS, M. R.. Uma experiência com Modelagem Matemática na formação continuada de professores. 2005. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências e Educaçãomatemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

KLÜBER, T. E. O que é isto, a Modelagem Matemática para e na Educação Matemática? In:ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2008, Rio Claro. Anais... Rio Claro: Unesp, 2008.

SANTOS, F. V. Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: o que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem. 2008. 176 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências e Educação matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

SILVA, A. G. O., ALMEIDA, L. M. W.. Modelagem Matemática no Contexto da Matemática e Cidadania. In Anais VII Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo - SP, 2004.

SILVA, A. G. O., ALMEIDA, L. M. W.. E o espaço para a formação cidadã como fica nas aulas de Matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 12, p. 01-23, 2009.


Texto completo: PDF