Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS
Fernanda Caroline Cybulski, Márcio André Martins

Última alteração: 2017-07-03

Palavras-chave


GeoGebra. Geometria; Resolução de Problemas

Referências


BORSOI, Caroline. Geogebra 3D no ensino médio: uma possibilidade para a aprendizagem da geometria espacial. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 2006. 135p.

 

____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de educação Fundamental.- Brasília: MEC/SEF, 1998. 148p.

____. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais –Ensino Médio/Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2000.

 

NASCIMENTO, Eimard Gomes Antunes do. Avaliação do software Geogebra como instrumento psicopedagógico de ensino em geometria. 2012. 112f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza.

NUNES, Célia Barros. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. 430f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade estadual Paulista, Rio Claro.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Paraná/SEED.  2008.

 

RAFAEL, Deborah Martins; SALLUN, Elvia Mureb. Oficina 3: As abelhas conhecem Geometria. ANAIS DA MOSTRA DO CAEM 2015: 30 anos de formação continuada de professores.

RINALDI, Bárbara Leister. Investigação do uso de software de geometria dinâmica no ensino da geometria para o ensino fundamental. 2016. 77f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos.

 

VASCONCELOS, Francisco Ricardo Nogueira de. Resolução de problemas de congruência de triângulos com auxílio do software geogebra. 2015. 119f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.


Texto completo: PDF