Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Um breve relato sobre a experimentação de materiais manipuláveis no ensino de matemática
Lucas Campos Araújo, Ana Maria Foss

Última alteração: 2017-06-28

Palavras-chave


Jogo; Frações; Múltiplos e Divisores; Materiais manipuláveis

Referências


LOPES, A. J. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando tentamos lhes ensinar frações. Bolema, Rio Claro, 2008.

STRAPASON, L. P. R. O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática no 1º ano do Ensino Médio. Dissertação - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Santa Maria (RS), 2011.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino/ aprendizagem da matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade

Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais. São Paulo: Rêspel, 2003.

SMOLE, K. S. PESSOA, N. DINIZ, M. I. ISHIHARA, C. Jogos de Matemática: de 1º e 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008. (Cadernos do Mathema – Ensino Médio)


Texto completo: PDF