Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
OUTROS ATORES DA ESCOLA E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Patrick Bellei, Tiago Emanuel Klüber

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Organização Escolar; Ações da gestão escolar; Obstáculo da Modelagem Matemática

Referências


ARAÚJO, A. V. Política Educacional e Participação Popular: um estudo sobre esta relação no município de Camaragibe – PE. Recife: UFPE, 2003. 143 p. Dissertação de Mestrado. Dissertação, Mestrado.

 

ARRIADA, E.; NOGUEIRA, G. M.; VAHL, M. M.. A sala de aula no século XIX: disciplina, controle, organização. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 17, n. 2, p. 37-54, 2012.

 

BARBOSA J. C.. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião anual da ANPAD, 2001, Caxambu, Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2001, p. 1-15.

 

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática e os futuros professores. In: Reunião Anual da ANPAD, 2002, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2002, p. 1-16.

 

BELLEI, P; KLÜBER, T. E.  Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Gestão Escolar: Um Olhar – Encontro Paranaense de Educação Matemática. Anais... Londrina: UEL, UTFPR,  2016, p. 367-378.

 

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N.. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

 

BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.. Repercussões da prática de modelagem matemática no exercício profissional da docência. In: IV Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática. Anais... Brasília: Unifra, 2009, p. 1-16.

 

BURAK, D. . Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: Encontro Paranaense em Educação Matemática, 1, 2004, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004. p. 1-10.

 

CALDEIRA, A. D.. A modelagem matemática e suas relações com o currículo. In: IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática – CNMEM. Anais... Feira de Santana, 2005, p. 1-15.

 

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, p. 136-161, 1996.

 

DE ALMEIDA, L. M. W.; DOS SANTOS BRITO, D.. Atividades de modelagem matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir?. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 483-497, 2005.

 

KLÜBER, T. E.; BURAK, D.. Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 143, 2014.

 

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto: Porto Editora, 1999.

 

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

 

HESSEN, J.. A possibilidade do conhecimento. In:____Teoria do conhecimento. Coleção Stvdivm. Temas filosóficos, jurídicos e sociais, Portugal: Editora Coimbra, 1980, p. 37-57.

 

MARTINS, S. R..Formação continuada de professores em modelagem matemática na educação matemática: o sentido que os participantes atribuem ao grupo. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2016, 139 p. Dissertação (Mestrado em Ensino).

 

MUTTI, G. S. L.. Práticas pedagógicas de professores da Educação Básica num contexto de formação continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2016, 236 p. Dissertação (Mestrado em Ensino).

 

PARO V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2007.

 

______. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.

 

______. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Cortez, 2016.

 

SANTOS, A. L. F. dos. Gestão democrática da escola: bases epistemológicas, políticas e pedagógicas. Estado e Política Educacional, n. 05, 2004.

 

SILVEIRA, E.; CALDEIRA, A. D.. Modelagem na Sala de Aula: resistências e obstáculos. Bolema, v. 26, n. 43, p. 1021-1047, 2012.


Texto completo: PDF