Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber

Última alteração: 2017-09-07

Palavras-chave


Práticas pedagógicas; Tendência da Educação Matemática; Formação de Professores

Referências


ABREU, G. O. C. de. A prática de Modelagem Matemática como um cenário de investigação na formação continuada de Professores de Matemática. 103 p., 2011. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

ALMEIDA, L. M W; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

______. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. 253 p., 2001a. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001a

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001b.

BICUDO, M. V., KLÜBER, T. E.. Pesquisa qualitativa: segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, n.144, p.902-925, set./dez. 2011. DOI: 10.1590/S0100-15742011000300014.

BIEMBENGUT, M. S.. Modelagem matemática e implicações no ensino-aprendizagem de matemática. Blumenau: Furb, 1999. 134 p.

BLUM, W., GALBRAITH, P. L., HENN W.H.; NISS, M.. Modelling and Applications in Mathematics Education. Springer: New York, 2007.

BURAK, D.. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. (Tese de Doutorado), 460 p., 1992. Campinas: FE/UNICAMP, 1992.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a sala de aula. Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, Anais... v. 1, p. 1-10, 2004.

CARVALHO, J. C. de. Um olhar sobre as atividades de Modelagem Matemática a partir da dialética dos ostensivos e não ostensivos. 118 p., 2011. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

CHAVES, M. I. de A.. Percepções de Professores sobre repercussões de suas experiências. 132 p., 2012. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

COZZA, F. E.. Modelagem Matemática: Percepção e concepção de licenciandos e professores. 97 p., 2013. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado de Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013

DIAS, M. R.. Uma experiência com a Modelagem Matemática na Formação Continuada de Professores. 121 p., 2005 Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

FERREIRA, C. R.. Modelagem Matemática na Educação Matemática: Contribuições e desafios à formação continuada de professores na modalidade educação a distância online. 101 p., 2010. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2010

GARNICA, A. V. M.. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface–Comunicação, Saúde e Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 109-122, 1997.

KAVIATKOVSKI, M. Á. de C.. A Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 137 p., 2012. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.

KLÜBER, T. E.. Atlas.ti como instrumento de análise me pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. ETD-Educação Temática Digital, Campinas-SP, v. 16, n. 1, p. 5-23, jan. 2014. Disponível em: < http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1326>. Acesso em: 07 de abr. 2017.

KLÜBER, T. E.; CALDEIRA, A. D. Dos significados de “Estratégia e Alternativa” da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 17, n. 2, p.311-323, ago. 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/596/0>. Acesso em: 07 de abri. 2017.

LUNA, A. V. de A.. A Modelagem Matemática na Formação Continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 184 p., 2012. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MACHADO, S. R. C.. Percepções da Modelagem Matemática nos anos iniciais. Florianópolis .164 p., 2010. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUTTI, G. S. L. Práticas Pedagógicas da Educação Básica num Contexto de Formação

Continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2016. 236f.

Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do

Iguaçu. 2016.

OLIVEIRA, A. M. P. de. Uma agenda de Pesquisa para a Modelagem Matemática. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7., 2016, Londrina. Anais... Londrina: Uel, 2016. p. 33 - 43.

PADILHA, L. M. L.. Tendências de Modelagem Matemática para o ensino de Matemática. 158 p., 2011. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2011.

ROMA, J. E. Modelagem Matemática: reflexos na prática pedagógica dos professores egressos no curso de especialização em Educação Matemática da PUC-Campinas. In: Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática, 2003, Piracicaba. Anais....Piracicaba: UNIMEP, 2003. 1 CDROM.

ROSA, S. dos S.. Possibilidade dos Processos e Método no Ensino a distância: Um estudo de caso de um curso de Modelagem Matemática. Blumenau.184 p., 2009. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Mestrado em Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2009.

SANTOS, L. R. dos. Modelagem Matemática: Contribuições para a formação inicial de professores de Matemática. 74 p., 2012. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática, Pró-reitoria de Pós - graduação, Pesquisa e Extensão Área de Ciências Tecnológicas, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, 2012.

SOARES, M. R.. Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem: Uma perspectiva à luz dos futuros professores de Matemática. 314 p., 2012. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.

SOUZA, R. A. de. A modelagem matemática como proposta de ensino e aprendizagem do conceito de função. 104 p., 2011. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.


Texto completo: PDF