Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INTEGRADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO LICENCIANDO
Joseli Almeida Camargo, Célia Finck Brandt

Última alteração: 2017-09-07

Palavras-chave


Formação docente. Ensino. Pesquisa. Extensão.

Referências


Referências

 

ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa, formação e prática docente. In. ANDRÉ, Marli. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5 ed. Campinas: Papirus, 2006, p.55-69.

 

BRAVIN, Pablo de Paula. Como acabar com a timidez. Disponível em: < http://networking.com.vc/artigos/como-acabar-com-a-timidez> . Acesso:27/02/2017.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.

 

CHAVES, M.; GAMBOA, S. S. Prática de ensino: formação profissional e emancipação. Maceió: EDVFAL, 2000.

FREIRE, Paulo Freire. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2004. p. 73-89.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. In. Educação & Sociedade. Campinas: Unicamp. vol.22, nº 74, Abril/2001- p 77 – 96.

 

Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão, 2007. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=440&Itemid=303> Acesso: 27/02/2017.

 

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In. NÓVOA, A. (org.) Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

 

OLIVEIRA, D.A.; FELDFEBER, M. Políticas educativas y trabajo docente. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2006.

 

PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003.

 

ROSSATO, R. Práxis. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

 

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

 

Universidade Estadual de Ponta Grossa. PDI 2013 – 2017. Documento de trabalho. Resolução CEPE Nº 025, de 21 de Junho de 2013. Disponível em http://www.uepg.br/prograd/. Acesso: 27/02/2017.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor de 3º Grau. São Paulo: Pioneira, 1996.


Texto completo: PDF