Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MÚSICA E MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO ANALISADO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
Bruno Augusto Teilor, Tania Teresinha Bruns Zimer

Última alteração: 2017-09-07

Palavras-chave


Música e Matemática; Identidade Profissional; Formação Continuada; Teoria da Atividade

Referências


ASBAHR, F. S. F. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, Ago. 2005, nº 29, p. 108-118. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a09.pdf. Acesso em: 28/09/2016

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria de desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Editora Ícone, 2010, São Paulo, p. 59-83.

MICHAELIS. Dicionário Michaelis On-line. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br. Acesso em: 27/04/2017.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, PAIVA (org.) A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Editora Autêntica, 2006, p. 213-231.

ONUCHIC, L. R.; BOTTA, L. S. Uma nova visão sobre o ensino e a aprendizagem dos números racionais. Revista de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, ano 5, n. 3, p. 5-8, 1997.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA (org.) Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Editora Cortez, 1999, p. 15-34.

SARMENTO, A. K. C. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. 2010. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT_02_18_2010.pdf Acesso em: 20/03/2016.

SCOLARO, M. A. O uso dos Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1666-8.pdf. Acesso em: 20/03/2016.

SILVA, V. L T.; NISTA-PICCOLO, V. L. Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras. 2010. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37417086009 Acesso em: 20/03/2016

TEILOR, B. A. Música e Matemática: uma possibilidade didática a ser explorada. In.: Anais XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/minicursos-2.html. Acesso em: 28/04/2017.


Texto completo: PDF