Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
UM ENFOQUE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA PORTADOR DA SÍNDROME DE ASPERGER
Claudete Cargnin, Silvia Teresinha Frizzarini, Giovanna Carolina Cargnin Ferreira

Última alteração: 2017-09-17

Palavras-chave


Síndrome de Asperger; Inclusão; Educação Matemática Crítica; Ensino

Referências


ALMEIDA, R.M.F. O papel das tecnologias na aprendizagem da matemática em alunos com Síndrome de Asperger – Estudo de Caso. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2012. Publicada como Dissertação de Mestrado. Disponível em https://run.unl.pt/bitstream/10362/8948/1/Almeida_2012.pdf Acesso em 10 abr. 2017

 

BARON-COHEN, S. Autismo e a Mente Técnica. Scientific American (Brasil), n.54, ago-set/2013, p.42-45. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/214522/mod_resource/content/2/Autismo.pdf Acesso em 10 abr. 2017.

 

BRUNIERA, B.; FONTANINI, M.L.C. Pontes entre portadores de Síndromes do Espectro Autista e Educação Matemática: entre o que já existe e o que pode ser construído. In Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Disponível em http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6592_2730_ID.pdf Acesso em 06 mar. 2017.

 

CANDIDO, V. M.A. “ A Fazenda” e a lógica matemática: a tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas. Campina Grande – PB: Universidade Estadual da Paraíba, 2012. Publicada como monografia. Disponível em http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/13233/1/PDF%20-%20Vilma%20Mussilene%20de%20Ara%C3%BAjo%20Candido.pdf Acesso em 10 abr. 2017.

CEOLIM, A. J. ; HERMANN, W. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica RPEM, Campo Mourão, PR, v.1, n.1, jul-dez. 2012.

DSM-5. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Tradução de Maria Inês Correia. Porto Alegre: ARTMED, 2013.

 

FRIZZARINI, S.T. ; CARGNIN, C.; AGUIAR, R. ; SOUZA, S.R.O. Uma análise das aulas de matemática no primeiro ano do ensino técnico para um aprendiz com transtorno do espectro autista. In: Anais do Simpósio Nacional “Por uma Escola Inovadora e Inclusiva”, Poços de Caldas, MG, Universidade Federal de Alfenas, 2017, p.968-986. Disponível em https://lepaicontato.wixsite.com/simposio/publicacoes-do-simpósio. Acesso em 20 abr. 2017.

 

MAINARDES, A.C.T.L.; DANILISZYN, L.; BACCON, A.L.P. Síndrome de Asperger: reflexões para formação inicial de professores de matemática. In: Anais do 14º CONEX, Ponta Grossa, 2016. Disponível em http://sites.uepg.br/conex/anais/anais_2016/anais2016/1222-4794-1-PB-mod.pdf Acesso em 06 mar. 17.

 

MARINHO, I.S.N.P. A comunicação matemática a crianças autistas – Relatório de Atividade Profissional. Braga: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais, 2015. Disponível em http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/18365/1/Tese_Final.pdf Acesso em10 abr. 2017.

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em Educação Matemática crítica. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática) – Campinas, SP: Papirus, 2008.


Texto completo: PDF