Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Teatro Uma Alternativa ao Ensino de Conteúdos de História da Matemática
Marlon Luiz Dal Pasquale Junior, Eliana Claudia Graciliano

Última alteração: 2017-09-13

Palavras-chave


História da Matemática. Teatro. Verbalização.

Referências


BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, INEP,1999.

 

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. São Paulo: Papirus, 1996.

 

FAIGUELERNT, Estela Kaufman. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre/RS: Artmed Ed., 1999.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Sp: Paz e Terra, 1996. p. 1-35.

 

GEHRKE, T. H. ; BURKERT, R. S.  A Matemática e o Teatro: Uma experiência no estágio supervisionado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário). Disponívelem:< file:///C:/Users/usuario/Downloads/103-322-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 19 abr. 2017.

 

LYRA, Glaciene Januario Hottis. O Teatro, a Aprendizagem e a Educação Infantil. 2016.Disponívelem:<semanaacademica.org.br/system/files/artigos/pdf_teatro_e_aprendizagem.pdf>. Acesso em: 10 out. 2016.

 

BOYER, Carl B. História da Matemática. Ed da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1974.

 

TAHAN, Malba. Malba Tahan: O homem que calculava. Ed. 83 . Rio de Janeiro: Record, 2013.

 

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná vol. Matemática, 2008.  Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf> Acesso: janeiro de 2016.

 

POLIGICCHIO, Andrea Gonçalves. Teatro: Materialização da Narrativa Matemática. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Licenciatura em Matemática, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

 

REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1997.

 

ROQUE, Tatiana. História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Ed. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

SCAMPINI JUNIOR, E. ; Teatro como Técnica para a Aprendizagem da Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). Disponível em<:http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Relato_de_Experiencia/Trabalhos/RE66287987120T.doc.> Acesso 19 abr de 2017.

SILVA, Jeane do Socorro Costa da; SANTOS, Everaldo Roberto Monteiro; ROSSY, Nayra da Cunha. A história dos números através do teatro: Uma necessidade urgente e necessária para uma aprendizagem significativa em Matemática.Publicado em X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador – BA. Jun de 2010.

 

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007. 325 p.


Texto completo: PDF