Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA: UMA DISCUSSÃO FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Educação Matemática. Modelagem Matemática. Semelhanças de Família. Perspectiva Wittgensteiniana

Referências


ALMEIDA, L. M. W.; SILVA. K. P.; VERTUAN, R. E. A modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

 

BEAN, D. O que é modelagem matemática? Educação Matemática em Revista (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 9/10, p. 49-57, 2001.

 

POLLAK, H. O. The Place of Mathematical Modelling in the System of Mathematics Education: Perspective and Prospect. In: STILLMAN, G.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.) Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive influences. New York: Springer, p. 265-276, 2015.

 

GRIGORAŞ, R. Mathematising through hypotheses and assumptions: a case study. 12th International Congress on Mathematical Education, 08 July – 15 July, 2012, COEX, Seoul, Korea. 10 p. Disponível em: <http://icme12.org/upload/UpFile2/TSG/0658.pdf>. Acesso em: 02 mai 2016.

 

TORTOLA, E. Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 304 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

 

VIDIGAL, C.; BEAN, D. Levantando Aspectos, Formulando Pressupostos e Matematizando em Modelagem Matemática. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 9, n. 2, p. 249-269, 2016.

 

PALHARINI, Bárbara N. A Matemática em atividades de modelagem matemática: uma perspectiva wittgensteiniana. 2017. 316p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, 2017.

 

BARBOSA, J. C. Uma perspectiva de Modelagem Matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2003, Piracicaba. Anais...Piracicaba: UNIMEP, 2003.

 

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

 

HEBECHE, L. “Não pense, veja!” Sobre a noção de “semelhanças de família” em Wittgenstein. Veritas, Porto Alegre, v. 48, n. 1, p. 31-58, mar. 2003.

 

WESSELS, H. Levels of mathematical creativity in model-eliciting activities. Journal of Mathematical Modelling and Application, Blumenau, v. 1, n. 9, p. 22-40, 2014.

 

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. 7. ed. Tradução de Marcos G. Montagnoli. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012. (Coleção Pensamento Humano). Tradução de: Philosophische Untersuchungen.

 


Texto completo: PDF