Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
DESVELANDO O CENÁRIO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE TESE E DISSERTAÇÕES
Marcela Boccoli Signorini

Última alteração: 2017-06-13

Palavras-chave


Educação Matemática; Geometria; Ensino

Referências


BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 1º e 2º ciclos do ensino fundamental – Matemática. Vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Blumenau, n.4, p.13, 1ºsem. 1995. Disponível em: http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf .  Acesso em: abril de 2017.

 

NASCIMENTO, E. G. A. do. Avaliação do software geogebra como instrumento psicopedagógico de ensino em geometria. (Mestrado em           Educação) 102 p. – Universidade Federal do Ceará, fortaleza, 2012.

 

OLIVEIRA, S. C. (re) Construção do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas, (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) 167 p. – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2016.

 

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria: uma visão histórica. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) 164p. – Unicamp, Campinas, 1989.

 

PAVANELLO, R. M. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, R. M. (Org.) Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2004. p. 129–143.

 

PEREIRA, O. A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste: o caso dos materiais manipulativos. (Mestrado em Educação) 126p. – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

 

RABAIOLLI, L. L. Geometria nos anos iniciais: uma proposta de formação de professores em cenários para investigação, (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências exatas) 134 p. – Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Lajeado, 2013.

 

SANTOS, M. J. C. dos. Geometria e simetria nas rendas de bilro: contribuições para a matemática escolar. (Doutorado em Educação) 188p. – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

 

SOUZA, R. R. (re) Construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada, (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) 224p. – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2016.

 

TORTORA, E. Resolução de problemas geométricos: Um estudo sobre conhecimentos declarativos, desenvolvimento conceitual, gênero e atribuição de sucesso e fracasso de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Mestrado em Educação para a Ciência) 331 p. – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho, Bauru, 2014.

 

VASCONCELOS, J. Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre o livro didático e a provinha Brasil. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) 87 p. – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2016.


Texto completo: PDF