Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
ALGUMAS POSSIBILIDADES DO APLICATIVO SCRATCH E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos

Última alteração: 2017-08-12

Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Construcionismo. Scratch. Robótica.

Referências


BORBA, Marcelo C.; PENTEADO, Miriam G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 98p.

RIBEIRO DOS SANTOS, C. F.; PINHEIRO, N. A. M. Uma experiência construcionista com professores da educação básica do estado do Paraná (Brasil). In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO. Memórias. Buenos Aires (Argentina), 12, 13 e 14 novembro 2014. Disponível em <http://www.oei.es/congreso2014/memoriactei/1318.pdf>, acesso em 28/06/2014.

LIMA, Márcio R. Construcionismo de Papert e ensino-aprendizagem de programação de computadores no ensino superior. 2009. 141f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei (MG), 2009.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, Inc., 1980.

__________. Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. A proposal to the National Science Foundation. Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Cambridge, Massachusetts. 1986. Disponível em http://nsf.gov/awardsearch/showAward?AWD_ID=8751190, acesso em 28/06/2014.

________. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

SCRATCH. Site Scratch. http://scratch.mit.edu. Último acesso: 28/06/2015.

VALENTE, José A. Diferentes usos do computador na educação. In: Computadores e conhecimento: repensando a educação. José Armando Valente (org.). Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998.

________. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In JOLY, M. C. (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2002, p.15-37.

________. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232f. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2005.

VERGNAUD, Gèrard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didáctique des Mathématiques, Vol. 10, n. 2, 3, pp. 133-170, 1990. Disponível em http://rdm.penseesauvage.com/La-theorie-des-champs-conceptuels.html, acesso em 11/07/2014.

________. O que é aprender? In: A aprendizagem matemática na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Marilena Bittar e Cristiano Alberto Muniz (orgs.). Curitiba: CRV, 2009.


Texto completo: PDF