Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE DE MISCONCEPÇÕES
Thiago Fernando Mendes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Misconcepções; Conhecimento Matemático

Referências


ALMEIDA, L. M. W.; FERRUZZI, E. Uma aproximação socioepistemologica para a Modelagem matemática. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n. 2, p. 117-134, jul 2009.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPOS, A. B. Educação Matemática. Cascavel: Editora Brasil, 2016.

CURY, H. N. Erros em soluções de problemas de cálculo diferencial e integral: análise, classificação e tentativas de superação. Porto Alegre: PUCRS, Instituto de Matemática, 1990.

D’AMORE, B. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. D’Amore, B.; FANDIÑO PINILLA, M. I.; IORI, M. (orgs). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

D’AMORE, B.; FANDIÑO PINILLA, M. I. How the sense of mathematical objects changes when their semiotic representations undergo treatment and conversion. La matematica e la sua didattica. 21, n. 1, 87-92. Atti del: Joint Meeting of UMI-SIMAI/SMAI-SMF: Mathematics and its Applications. Panel on Didactics of Mathematics. Departamento de Matemática, Universidade de Torino. 6 de julho de 2006.

DUBINSKY, E. The constructive aspects of reflective abstraction in advanced mathematics. In: (L.P. Steffe, ed). In: Epistemological Foundations of Mathematical Experiences. New York: Springer-Verlag, 1991.

GALBRAITH, P. Models of Modelling: genres, purposes or perspectives. In: Journal of Mathematical Modelling and Applications. v, 1, n. 5, 3-16, 2012.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. In: Revista e Administração e Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29. São Paulo, 1995.

LACHINI, J. Subsídios para explicar o fracasso de alunos em cálculo. In: LAUDARES, J.B., LACHINI, J. (Org.). A prática educativa sob o olhar de professores de Cálculo. Belo Horizonte: FUMARC, 2001. p. 146-190.

NESHER, P. Towards an instructional theory: the role os student’s misconceptions. For the Learning of Mathematics, 7(3), 33-40, 1987.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: SEED, 2008, p. 1-81.

POLLAK, H. O. The interaction between Mathematics and other school subjects, New Trends in Mathematics Teaching, Volume IV, Paris: UNESKO, 1979.

UEGATANI, Yusuke. Possible misconceptions from Japanese mathematics textbooks with particular reference to the function concept. In: Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-2014). 2014. p. 465.


Texto completo: PDF