Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Amanda Stefani, Marcelo Carlos de Proença

Última alteração: 2017-09-06

Palavras-chave


Resolução de Problemas; Futuros Professores; Pesquisa Descritiva.

Referências


BRASIL. Secretaria de educação média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002a.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, de 18 jan. 2002b. Seção 1, p. 31. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf> Acesso em 22 out. 2014.

 

BRASL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2/2002. Carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 4 março 2002c. Seção 1, p. 9. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf> Acesso em 22 out. 2014.

 

BRASIL. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF/MEC, 1998.

 

CHI, M. T. H; GLASER. R. A capacidade para solução de problemas. In: Sternberg, R. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992, p.249-274.

 

ECHEVERRÍA, M. D. P. P. A solução de problemas em Matemática. In: Pozo, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 43-65.

 

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2012.

 

GUIMARÃES, S. D. O que pensam acadêmicos dos cursos de pedagogia e matemática e professores da educação básica acerca do ensino e da aprendizagem da matemática via resolução de problemas? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14, 2008. Porto Alegre – RS. Anais... XIV ENDIPE, 2008.

 

MAGINA, S. et al. A competência dos alunos dos ensinos fundamental e médio em resolver problemas de área e perímetro: um estudo diagnóstico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2007. Belo Horizonte - MG. Anais... Belo Horizonte: SBEM, 2007.

 

MIGUEL, J. C. Da resolução de problemas à formação de conceitos matemáticos: implicações teóricas e metodológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15, 2010. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: XV ENDIPE, 2010.

 

POLYA, G. (1978). A arte de resolver problemas: Um novo aspecto do método matemático. (Traduzido e adaptado por Heitor Lisboa de Araújo). Rio de Janeiro: Editora Interciência.

 

POZO, Juan Ignacio (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

XXXXX, XXXXX (2011)

 

REDLING, J. P. A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental. 2011. 166p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Bauru.

 

SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K., JR. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42.

 


Texto completo: PDF