Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
VISÕES DISTORCIDAS NA INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIAS: uma investigação a respeito das interpretações de dados matemáticos apresentados em notícias jornalísticas
Marlon Dal Pasquale, João Henrique Lorin

Última alteração: 2017-06-29

Palavras-chave


Interpretação. Notícias. Taxas.

Referências


AMARAL, Márcia Franz. Os (des)caminhos da notícia rumo ao entretenimento. Rev. Estudos em Jornalismo e Mídia, Janeiro./Junho. 2008, vol.5, no. 1. ISSN 1984-6924.

 

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

CAPITAL, Carta. A crise e suas interpretações, 2015. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/852/a-crise-e-suas-interpretacoes-4986.html> Acesso em: janeiro de 2016.

 

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. São Paulo: Papirus, 1996.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Sp: Paz e Terra, 1996. p. 1-35.

 

LIMA, Cristiane Bahia; SÁ, Ilydio Pereira de. Matemática Financeira no Ensino Fundamental. Rev. TECCEN, Abril de 2010, vol.3, no. 1. ISSN 1984-0993.

 

MEC. Parâmetros curriculares nacionais, 2000.  Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso: janeiro de 2016.

 

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná vol. Matemática, 2008.  Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf> Acesso: janeiro de 2016.

 

PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

 

PULITI, Paula. O noticiário econômico e as políticas públicas de cunho social: sem diálogo. Rev. Estudos em Jornalismo e Mídia, Julho./Dec. 2010, vol.7, no. 2. ISSN 1984-6924.

 

QUEIROZ, Tamires Nogueira. O senso crítico em situações de interpretação de dados estatísticos. Espírito santo, 1992.  Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ebrapem/xvii_ebrapem/paper/view/1160 > Acesso em: jan de 2016.

 

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA; Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública, Nov./Dec. 2007, vol.41, no. 6. ISSN 0034-7612.

 

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

Texto completo: PDF