Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
LEITURA DE EMBALAGENS: O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA ASSOCIADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA
Andrea Delfim Alves, Greice Aparecida Facioli de Bitencourt, Veridiana Rezende

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Leitura; Embalagem; Representação Matemática; Gênero Textual

Referências


DIONISIO, A. Adivinhas: da calçada à sala de aula. Recife: UFPE. (mimeo), 2000.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2002). Gêneros Textuais & Ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna. p. 19-36, 2002.

FERREIRA, Diana C. A.; ARAÚJO, Raianny K. N, O gênero adivinha enquanto unidade textual-discursiva: uma possibilidade de ampliação da aprendizagem no ensino de língua portuguesa. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia FIPED, 2012 e Parnaíba-PI, Campina Grande, REALIZE editora, 2012, p.1-15.

 

FREITAS, José L. M.; REZENDE, Veridiana. Entrevista: Raymond Duval e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica..Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM, Campo Mourão, Pr, v. v.2, n.3, jul-dez. 2013

 

PARANÁ, Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica: Matemática – Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2008, 82p.

 

PARANÁ, Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica: Língua Portuguesa – Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2008, 102p.


Texto completo: PDF