Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO SINAL DE IGUAL E MANEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DE SUA UTILIZAÇÃO EM SENTENÇAS MATEMÁTICAS
Eliandra de Oliveira, Andreia Buttner Ciani, Jaqueline do Nascimento, Mariana da Rosa

Última alteração: 2017-09-10

Palavras-chave


Sinal de igual. Igualdade. Equação. Sentenças matemáticas.

Referências


BANDARRA Laura, O sinal de igual: um estudo vertical. In: ENCONTRO DE
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Póvoa do Varzim. Anais... Póvoa do Varzim, 2011. p. 305-322. Disponível em: <http://cmup.fc.up.pt/cmup/eiem/ grupos/ documents/17.Bandarra.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2017.

 

BEHR, Merlyn. et al. How children view the equal sign. Mathematics Teaching, 92, 1980. p. 13-18.

 

CAVALCANTI, José Dilson Beserra; SANTOS, Marcelo Câmara dos. A saga do sinal de igualdade: mais de 450 anos de história. Educação Matemática em Revista, ano 13, n. 25, p. 33-36, dez. 2008.

 

CIVINSKI, Daiana Dallagnoli; BAIER, Tânia. O Sinal de Igualdade: Dificuldades Encontradas por Estudantes do Ensino Fundamental. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa-PR. Anais... Ponta Grossa: UTFPR/PPGECT, 2014. p. 1 - 11.

 

KIERAN, Carolyn. Concepts associated with the equality symbol. Educational Studies in Mathematics, 12, p. 317-326, 1981.

 

SÁENZ-LUDLOW, Adalira; WALGAMUTH, Catherine. Third graders’ interptetations of equality and the equal symbol. Educational Studies in Mathematics, 35. Klwer Academic Publishers. Netherlands, p. 135-187, 1998.

 

TRIVILIN, Linéia Ruiz; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento Matemático para o ensino de diferentes significados do sinal de igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, n. 51, p. 38-59, 2015.


Texto completo: PDF