Última alteração: 2017-06-21
Palavras-chave
Referências
LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
SOUZA, J. R.; et. al. (Org.). O PIBID e a Formação de Professores de Matemática, Pedagogia e Letras: ações e concepções. Porto Alegra: Evangraf/UNIOESTE, 2016.
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998. 148 p.
O jogo ajuda a unir as pessoas e fazer vínculos entre os povos, por facilitar a comunicação entre os seres. Além disso, é uma ferramenta metodológica para a formação das crianças de forma integral, auxiliando-a no conhecimento e compreensão do mundo social que a cerca.(SOUZA et al., 2011, p.11).
O LEM [...] é uma sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático, é um espaço para facilitar, tanto ao aluno como ao professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir, enfim, aprender e principalmente aprender a aprender. (LORENZATO, 2006, p. 7).
Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive (BRASIL, 1998, p.51).