Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA REPENSAR A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Afrânio Austregésilo Thiel, Elaine Cristina Fuchs dos Reis

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Matemática. Práticas reflexivas compartilhadas. Professores e acadêmicos

Referências


BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática: ensino fundamental de 5.a a 8.a séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre Artmed, 2002.

SKOVSMOSE, Ole. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, Maria Helena; CUNHA, Célio da (Org). Psicologia do conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, 2009. p. 101-114.

 


Texto completo: PDF