Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CINTIA CARLA BERNARDI, Jenifer Rodrigues de Almeida, Janecler Aparecida Amorin Colombo

Última alteração: 2017-06-19

Palavras-chave


Metodologia de Ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de problemas; Adição; Subtração; Anos iniciais

Referências


COSTA, Manoel dos Santos. ALLEVATO, Noema Suely Gomes. Resolução de problemas como metodologia de ensino: um
caminho para ensinar, aprender e avaliar os conteúdos
matemáticos
. VII CIBEM. Montevideo, Uruguai, 2013.

 

MENDONÇA, M. do C.D. Resolução de problemas pede (re) formulação. In: Investigação matemática na aula e no currículo. Associação de Professores de Matemática de Portugal, junho, 1999.

 

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática
através da resolução de problemas
. In: BICUDO, M. A. V. (Org.)
PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E
PERSPECTIVAS. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

 

ONUCHIC, L. R; ALLEVATO, N.S.G. Trabalhando volume de cilindros através da resolução de problemas. Educação Matemática em Revista – RS, v. 10, n.1, p. 95-103, 2009.

 

ONUCHIC, L. R. ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), pp. 73-98, 2011.

REDLING, Julyette Priscila. A metodologia de Resolução de Problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) 166 f. Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências. Bauru, 2011.


Texto completo: PDF