Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO PISA: UMA LEITURA DA FALA DE UMA ALUNA DO NONO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIEGO DE JESUS FERREIRA

Última alteração: 2017-06-29

Palavras-chave


ENUNCIAÇÕES; PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO; MODELO DE CAMPOS SEMÂNTICOS

Referências


ANGELO, C. L. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática.160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2012.

 

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999. p. 75-94.

 

________. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, C. L.; BARBOSA, E. P.; SANTOS, J. R. V. dos; DANTAS, S. C. e OLIVEIRA, V. A. de O. Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática. São Paulo: Editora Midiograf, 2013. p. 11 – 30.

 

COXFORD, A. F. e SHULTE, A. P. As idéias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

 

FERREIRA, Diego de Jesus. Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, 2014.

 

GIL, K. H. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

 

SAVIOLI, A. M. P. D. P. e SILVA, D. P. Um Estudo da Produção Escrita de Estudantes e Professores do Ensino Fundamental I em Tarefas Envolvendo Pensamento Algébrico. In: Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 15., 2011, Paraíba. Anais EBRAPEM. Paraíba, 2011.

 

ARAUJO, E. A. de. Ensino de álgebra e formação de professores. PUC - Educ. Mat. Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 331-346, 2008.

 

BONADIMAN, Adriana. Álgebra no Ensino Fundamental: Produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas. 300 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizando em ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

 

SILVA, A. M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. 244 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) UNESP, Rio Claro - SP, 2003.

 

HOUSE, P. A. Reformular a álgebra da escola média: porque e como? In: COXFORD, A. F. e SHULTE, A. P. As idéias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1995. p. 1 – 8.

 

SANTOS, L. M. Produção de significados para objetos de aprendizagem: de autores e leitores para a educação matemática. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, 2007.


Texto completo: PDF