Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Investigando Sistemas de Numeração: Uma abordagem histórica no ensino de matemática
Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva, Adriana Stefanello Somavilla

Última alteração: 2017-09-11

Palavras-chave


Sistemas de Numeração; Bases Numéricas; História da Matemática

Referências


AMAZON. Acessado em <https://s3.amazonaws.com/s3.timetoast.com/public/uploads/photos/7120094/babilonico.jpg?1477799064>, dia 25/04/2017.

 

BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A Matemática através dos tempos: Um guia fácil e prático para professores e entusiastas. São Paulo: Blucher, 2010.

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

 

D'AMBRÓSIO, U. A interface entre História e Matemática. Acessado em <http://vello.sites.uol.com.br/interface.htm>, dia 11/04/2017.

 

FARIAS, G. Introdução à Computação. Acessado em <http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/index.html>, dia 25/04/2017.

 

XXXXXXXXX. O Segundo Princípio de Cavalieri na sala de aula. Monografia (especialização). UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2009.

 

MENDES, I.; FOSSA, J. A., VALDÉS J. E. N. A história como um agente de cognição na educação matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

 

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 1 ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

 

ROQUE, T.; CARVALHO, J. B. P. Q. Tópicos em História da Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012.


Texto completo: PDF