Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MINICURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Renato Francisco Merli, Pablo Chang

Última alteração: 2017-08-15

Palavras-chave


Vídeo; Ensino; Matemática

Referências


BORBA, M. C.; OECHSLER, V.; DOMINGUES, N. S. Vídeos em Educação Matemática e suas Potencialidades como Tutorial. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XII, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016, p. 1–8. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/>. Acesso em: 14 mai. 2017.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed.; 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

COSTA, A. Compreender o cinema. Tradução de Nilson Moulin Louzada. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2003.

DANTAS, S. C. Uma perspectiva para design e construção de vídeo-aulas. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, XIII, 2015, Ponta Grossa - PR. Anais..., Ponta Grossa – PR: UEPG, 2015, p. 1-17. Disponível em: <http://sites.uepg.br/XIIIEPREM/anais/trabalhos/Eixo_1/CC67_1.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2017.

FERRÉS, J. Vídeo e Educação. Tradução Juan Acuña Llorens. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GADANIDIS, G.; BORBA, M. C. Our lives as performance mathematicians. For the Learning of Mathematics, v. 28, n. 1, p. 44-51, 2008. Disponível em: <http://flm-journal.org/Articles/1A8855BE3C5266ADC420613040C5DB.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017.

INSTITUTO CRIAR. Guia Vídeo na Escola. Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, [20—]. Disponível em: <http://www.institutocriar.org/arquivos/guia_ilustrado_videocriar.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2017.

MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação e Educação, v. 2, p. 27–35, 1995.

NEVES, L. X.; FONTES, B. C. Uma Análise De Eventos Críticos na Produção de Vídeos sobre Problemas de Geometria Analítica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XII, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016, p. 1–8. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/>. Acesso em: 14 mai. 2017.

SCUCUGLIA, R. S. R. On the Nature of Students’ Digital Mathematical Performances. Electronic Thesis and Dissertation Repositor, 2012. Disponível em: <http://ir.lib.uwo.ca/etd/579>. Acesso em: 14 mai. 2017.

SILVA, R. S. R.; BORBA, M. C.; GADANIDIS, G. Performance Matemática: Artes E Tecnologias Digitais. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XI, 2013, Curitiba - PR. Anais... Curitiba - PR: SBEM, 2016, p. 1–4. Disponível em: <http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/>. Acesso em: 14 mai. 2017.

TEIXEIRA, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 40, n. 92, p. 10–19, 1963.

TIMM, M. I. et al. Tecnologia educacional: mídias e suas linguagens. CINTED-UFRGS -Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, 2003.

TV ESCOLA. Oficina de Produção de Vídeos, 2014. Disponível em: <http://flinksampa.com.br/images/flink2016/dicas_producao.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2017.


Texto completo: PDF