Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE TAREFAS DE NATUREZA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO ESTATÍSTICO PARA ENSINAR
Lucas Nilson Kmita, Everton José Goldoni Estevam

Última alteração: 2017-09-07

Palavras-chave


Tarefas Matemática; Licenciatura em Matemática; Educação Estatística.

Referências


BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389 - 407, nov./dez. 2008.

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA H.; MENEZES, L.; Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática, 2012. Castelo de Vide. Actas... Portalegre: SPIEM, 2012, p. 255-266.

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA H.; MENEZES, L.; Práticas de ensino exploratório da Matemática: ações e intenções de uma professora. In.: PONTE, J. P. (Oorg.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014., p. 217-233.

CYRINO, M. C. C. T. (Org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática. Londrina: EDUEL, 2016.

XXXXX.

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Conhecimento estatístico para o ensino e a formação de professores de matemática. In: SANTOS, T. S.; BORGES, F. A. (Orgs.). Pesquisas em Educação Matemática: implicações para o ensino. Campo Mourão: Fecilcam, 2016. p. 23-58.

HARSH, J. A.; HARSH, M. S. Instructional Strategies to Develop Graphing Skills in the College Science Classroom. The American Biology Teacher, v. 78, n. 1, p. 49–56, jan. 2016.

McGILL, R.; CLEVELAND, W. S. Graphical perception: theory, experimentation, and application to the development ofs graphical methods. Journal of the American Statistical Association, v. 79, n. 387, p. 531-554, Sep. 1984.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.. Investigações Matemáticas na sala de

aula. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SIERPINSKA, A. Inquiry-based learning approaches and the development of theoretical thinking in the mathematics education of future elementary school teachers. In: MAJ-TATSIS, B.; PYTLAK, M.; SWOBODA, E. (Eds.). Inquiry based mathematical education. University of Rzeszow, 2016. p. 23-57.


Texto completo: PDF