Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
PLANO DE ESTUDOS E AULAS DE MATEMÁTICA: IDEIAS PARA O COMPLEXO “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS” DAS ESCOLAS ITINERANTES
Larissa Gehrinh Borges, Línlya Sachs

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Educação do Campo; Escola Itinerante; Complexo

Referências


BARBOSA, L. N. S. C. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

 

BORGES, L. G. Complexos de Estudos: uma análise do Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Paraná. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM, 3., 2016, Londrina. Anais... Londrina, 2016, p. 1-9

 

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

 

CAMINI, I. Escola Itinerante: na fronteira de uma nova escola. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

 

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009.

 

CERIOLI, P R. CALDART, R. S. (Org.) Documento-síntese do Seminário da Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo. In: ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999. p. 56-62.

 

DALMAGRO, S. L. Forma escolar e complexos de estudos: considerações a partir das escolas itinerantes do MST. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 2, p. 100-109, dez. 2016.

 

FERNANDES, B. M. Educação do Campo e Território Camponês no Brasil. In: SANTOS, C. A. (Org.). Educação do Campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2008. p. 39-66.

 

KNIJNIK, G. Educação matemática, culturas e conhecimentos na luta pela terra. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

 

KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Org.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2002.

 

KOLLING, E. J.; NERY, I. I. J.; MOLINA, M. C. (Org.) Por uma educação básica do campo (memória). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 1999.

 

LOPES, R. M. G. Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática. 2016. 143 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2016.

 

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Escola Itinerante: Plano de Estudos. Cascavel: UNIOESTE, 2013.

 

______. Histórico da Escola Itinerante no estado do Paraná. Cadernos da Escola Itinerante – MST, Curitiba, ano 1, n. 1, abr. 2008, p. 11-20.

 

PARANÁ. Secretária de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba: SEED, 2006.

 

PINHO, A. S. T. SANTOS, S. R. Educação Fundamental no campo: por uma educação liberta do modelo escolar “urbanocêntrico”.  In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30, 2007, Caxambu. Anais... Caxambu, 2007, p. 1-16.

 

SACHS, L. BORGES, L. G. SILVA, J. G. C. Educação do Campo e Políticas Públicas no Estado do Paraná. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFU, 1., 2016, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2016, p. 1-18.


Texto completo: PDF