Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
CADERNO DE TAREFAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA ELABORADO NO ÂMBITO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
André Luis Trevisan, Daniela Pamela dos Santos, Thamires da Silva Souza

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Ensino de Matemática. Tarefas matemáticas. Caderno de tarefas.

Referências


BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. A. A Dialética entre Pensamento e Simbolismo Algébricos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.12, n. 2, p. 354-368, 2010. Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4198/3310>. Acesso em: 02 dez. 2015.

 

CURY, H. N.; BORTOLI, M. de F. Pensamento algébrico e análise de erros: algumas reflexões sobre dificuldades apresentadas por estudantes de cursos superiores. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 101-113, 2011. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/viewFile/1594/773>. Acesso em: 02 dez. 2015.

 

KINDT, M. Positive Algebra: a collection of productive exercises. Utrecht: Freudenthal Instituut, 2004. Disponível em <http://www.primas-project.eu/servlet/supportBinaryFiles?referenceId=4&supportId=1526>. Acesso em: 02 dez. 2015.

 

PALHA, S.; DEKKER, R.: GRAVEMEIJER, K. The effect of shift-problem lessons in the mathematics classroom. Internacional Journal os Science and Mathematics Education. Ministry of Science and Technology, Taiwan, v. 13, p. 1589-1623, 2015.

 

SILVA, D. P.; SAVIOLI, A. M. P. D. Manifestações do pensamento algébrico em resoluções de tarefas por estudantes do ensino fundamental I. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.3, n.5, p. 139-156, 2014. Disponível em <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/921/pdf_100>. Acesso em: 02 dez. 2015.

 

TREVISAN, A. L.; BURIASCO, R. L. C. Educação Matemática Realística: uma abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 167-184, 2015.


Texto completo: PDF