Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
DESENHO DE TAREFAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
André Luis Trevisan, Nélvia Santana Ramos, Anna Flávia Magnoni, Thamires da Silva Souza, Daniela Pamela dos Santos

Última alteração: 2017-08-17

Palavras-chave


Ensino de Matemática. Desenho de tarefas matemáticas. Episódios de resolução de tarefas.

Referências


BORBA, M. C.; SILVA, R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

 

COUTO, A. F.; AUTOR1, A. L.; FONSECA, M. O. S.. Análise de uma tarefa envolvendo o uso de um aplicativo do GeogebraTube no ensino de função exponencial. In: I Congresso Brasileiro do Geogebra, 2016, Natal. Anais... Congresso Brasileiro do Geogebra, 1. Mossoró/RN: Edufersa, 2016, p. 55-59.

 

GRAVEMEIJER,  K. How  emergent  models  may  foster  the  constitution  of  formal mathematics. Mathematical Thinking and Learning, n.1, v.1, p.155-177, 1999.

 

KINDT, M. Positive Algebra: a collection of productive exercises. Utrecht: Freudenthal Instituut, 2004. Disponível em <http://www.primas-project.eu/servlet/supportBinaryFiles?referenceId=4&supportId=1526>. Acesso em: 02 dez. 2015.

 

MENDES, M. T.; AUTOR1, A. L.. Modelagem matemática como componente do ambiente educacional para aulas de CDI: relato de uma experiência. In: VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Anais... EPMEM, 7. Londrina: UEL/UTFPR, 2016, p. 722-735.

 

MOREIRA, C. B.; GUSMÃO, Tania C. R. S.; MOLL, Vicenç Font. O que Tem Dentro? O que Mudou? Desenho de Tarefas para Promover Percepções Matemáticas na Educação Infantil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 796-807, 2016.

 

PALHA, S.; DEKKER, R.: GRAVEMEIJER, K.; VAN HOUT-WOLTERS, B. Developing shift problems to foster geometrical proof and understanding. The Journal of Mathematical Behavior, Springer, v. 32, p. 141-159, 2013.

 

PALHA, S.; DEKKER, R.: GRAVEMEIJER, K. The effect of shift-problem lessons in the mathematics classroom. Internacional Journal os Science and Mathematics Education. Ministry of Science and Technology, Taiwan, v. 13, p. 1589-1623, 2015.

 

PONTE, J. P. da. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. PONTE, J. P. da (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p.13 – 27.

 

RAMOS, N. S.; FONSECA, M. O. dos S. da; AUTOR1, A. L.. Ambiente de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral pautado em episódios de resolução de tarefas. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais... SINECT, 5. Ponta Grossa: Editora da UTFPR, 2016, p. 1 – 12.

 

SOUZA, T. S.; MONDEK, S. A. AUTOR1, A. L.. Desenvolvimento profissional de professores de Matemática por meio da reflexão compartilhada: retratos de uma experiência. In: III Simpósio Nacional de Ensino e aprendizagem, 2016, Londrina. Anais... SEA, 3. Londrina: Editora da UTFPR, 2016, p. 1-8.

 

STEIN, M.H.; SMITH, M. S. Tarefas matemáticas como quadro para reflexão. Educação e Matemática, n.105, 2009, p. 22 - 28.

 

AUTOR1, A. L.; BORSSOI, A. H.; ELIAS, H. R. Delineamento de uma Sequência de Tarefas para um Ambiente Educacional de Cálculo. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Pirinópolis/GO, 2015. Anais... Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 6, Brasília: SBEM, 2015, p. 1-12.

AUTOR1, A. L.; BURIASCO, R. L. C. Educação Matemática Realística: uma abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 167-184, 2015.

AUTOR1, A. L.; ELIAS, H. R.; ARANDA, V.. Um estudo de tarefas de Cálculo Diferencial e Integral com auxílio de recursos computacionais. In: VII Congresso Mundial de estilos de aprendizagem, 2016, Bragança. Anais... CMEA, 7. Bragança - Portugal: Biblioteca Digital do IPB, 2016, p. 1908-1916.

 

AUTOR1, A. L.; GOES, H. H.. O método da exaustão e o cálculo de áreas: proposta de uma tarefa com auxílio do Geogebra. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 52, p. 79-85, 2016.

 

WATSON, A. et al. Task Design in Mathematics Education. MARGOLINAS, C et al. (Eds.). Proceedings of the ICMI Study 22, Oxford, UK, (p. 9 – 16). Oxford: ICMI, 2013.


Texto completo: PDF