Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
O USO DO TEODOLITO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO TRIGONOMETRIA
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Relações Trigonométricas

Referências


ALMEIDA, L. M. W. de; DIAS, Michele Regiane. Um estudo sobre o uso da

modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. In: BOLEMA, Rio Claro – SP, 2004.

 

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. Semiótica e as ações cognitivas dos alunos em atividades de Modelagem Matemática: um olhar sobre os modos de inferência. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 623-642, 2012.

 

ALMEIDA, Lurdes Werle, SILVA, Karina Pessôa da, VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto 2012.

 

BRASIL. Orientação Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> Acesso em: 26 março.2017.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999.

 

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática: tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgar Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.


Texto completo: PDF