Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
SISTEMA MONETÁRIO E ALGUMAS CONVERSÕES: LEITURA ALIADA A MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Lucimara Aparecida dos Santos

Última alteração: 2017-09-14

Palavras-chave


Leitura e Interpretação, Ensino e Aprendizagem, Conversões Monetárias.

Referências


KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Didática. – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2013.

NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares d Educação Básica: matemática. – Curitiba: SEED. – PR., 2008.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª série): Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PORTAL MATEMÁTICO. <http://portalmatematico.com/moedas.shtml>. Acesso em: 29 ab.2017.

IEZZI, G.; MACHADO, A.; DOLCE, O. Matemática e realidade (5ª a 8ª série). São Paulo: Ática, 2007.

XXXXX. Leitura, escrita e interpretação de textos: contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática. Foz do Iguaçu, 2009. Monografia (Especialização em Educação matemática: enfoques múltiplos). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus de Foz do Iguaçu.


Texto completo: PDF