Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EMERGENTES EM UMA QUESTÃO ADAPTADA DO ENEM E O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe

Última alteração: 2017-06-28

Palavras-chave


Ensino Exploratório; Estratégias Matemáticas; Volumes

Referências


BURIASCO, R. L.; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A. B. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 33, p. 69-95, 2009.

 

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011.

 

CAVALCANTI, C. Diferentes formas de resolver problemas?. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: ArtMed, 2001. p. 121-149.

 

D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II, n. 2, Brasília, p. 15-19, 1989.

 

ESCHEVERRÍA, M. D. P. P. A solução de problemas em Matemática. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 43-65.

GUBERMAN, R.; LEIKIN, R. Interesting and difficult mathematical problems: changing teachers’ views by employing multiple-solution tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, n. 1, p.33–56, 2013.

 

MUSSER, G.L.; SCHAUGHNESSY, J. M. Estratégias de resolução de problemas na matemática escolar. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. (Orgs.). A resolução de problemas na matemática escola. São Paulo: Atual, 1997. p. 188-201.

 

NCTM. Normas profissionais para o ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE, 1994.

 

OLIVEIRA, H.; CARVALHO, R. Uma experiência de formação, com casos multimédia, em torno do ensino exploratório. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: IE/UL, 2014. p. 465-490.

 

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, v. 22, n. 2, p. 19-53, 2013.

 

PONTE, J. P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: IE/UL, 2014. p. 13-30.


Texto completo: PDF