Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO INTERDISCIPLINAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ceres Oliveira Jendreieck, Ettiène C. Guérios

Última alteração: 2017-06-19

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Jogo; Educação Matemática

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para a Definição dos Direitos de  Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º , 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília: Dezembro, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18543:direitos-de-aprendizagem-do-ciclo-de-alfabetizacao-do-ensino-fundamental&catid=323:orgaos-vinculados&Itemid=97> . Acesso em: 08 Jan. 2015.

 

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação e Cadernos. Brasília: MEC, SEB, 2014.

 

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental. v. III (Matemática) Curitiba, SME, 2016a. Disponível em: <http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/curriculo-do-ensino-fundamental/8417>. Acesso em: 21 Abr. 2017.

 

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental. v. V. (Ciências Humanas) Curitiba, SME, 2016b.  Disponível em: <http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/curriculo-do-ensino-fundamental/8417>. Acesso em: 21 Abr. 2017.

 

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Plano Curricular Preliminar. Curitiba, SME, 2016c. Disponível em: <http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/plano-curricular-preliminar-2016/7531>. Acesso em: 10 Out. 2016.

 

 

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção. In: Cadernos de Educação. Pelotas: UFPEL, n. 45, p. 57-67, jul/ago, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822>.  Acesso em: 13 Out. 2016.

 

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

 

LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

 

MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. In: Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 45-52  Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=020>.  Acesso em: 02 Nov. 2016.

 

MOURA, M. O. A séria busca no jogo do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T.M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.  13 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

 

POWELL, A. SILVA, W. Q. O vídeo na pesquisa qualitativa em Educação Matemática: investigando pensamentos matemáticos dos alunos. In: POWELL, A. (org.) Métodos de pesquisa em Educação Matemática usando escrita, vídeo e internet. Campinas: Mercado das Letras, 2015.


Texto completo: PDF