Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA E O PIBIS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak

Última alteração: 2017-09-08

Palavras-chave


Modelagem Matemática; PIBIS; Interesse.

Referências


ALMEIDA, L. M. W. de; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

 

BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I EPMEM -Encontro Paranaense da Modelagem na Educação Matemática, 2004, Londrina. Anais do I EPMEM, 2004.

 

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática. Vol. 1, No. 1, 10-27, 2010.

 

BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Considerações sobre a modelagem matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Margens (UFPA), v. 6, p. 33-50, 2013.

 

CARMINATI, N. L. Modelagem matemática: uma proposta de ensino possível na escola pública. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE 2007). UTFPR: Campina Grande do Sul, 2008.

 

FRANCO, A. de F. O mito da autoestima na aprendizagem escolar. Psicologia Escolar e Educacional (Impr.). Campinas, v. 13, n. 2, p. 325-332, Dec.  2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a15.pdf. Acesso em agosto de 2016.

 

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social – PBIS. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/pro-reitorias/proens/dir-de-assuntos-estudantis-e-atividades-especiais/pbis/ Acesso em janeiro de 2017.

 

NASSIF, L. E. O conceito de interesse na Psicologia Funcional de Édouard Claparède: da chave biológica à interpretação interacionista da vida mental. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte – MG: 2008.

 

SASS, O.; LIBA, F. R. T. Interesse e a Educação: conceito de junção entre a psicologia e a pedagogia. Imagens da Educação, v. 1, n. 2, p. 35-45, 2011.

 

XXXXX. Modelagem Matemática na Educação Matemática: contribuições para o resgate da autoestima do estudante. In: VII EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Anais VII EPMEM - Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016. v. 1. p. 379-389.

 


Texto completo: PDF