Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
A MENSURAÇÃO DE ÁREAS NA ANTIGA MESOPOTÂMIA: UMA UNIDADE BÁSICA PROBLEMATIZADORA (UBP)
Jackson Luis Wille, Barbara Winiarski Diesel Novaes

Última alteração: 2017-07-11

Palavras-chave


Ensino de Matemática; História da Matemática; Mesopotâmia; UBP’s

Referências


AABOE, Asger (1964). Episódios da História Antiga da Matemática/ Aaboe Asger; tradução de João Bosco Pitombeira.- Rio de Janeiro: SBM, 2013. 191 p.

 

BOYER, Carl D (1906). História da Matemática. Trad. sob a direção de Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do ensino fundamental).  v. 3. Brasília: MEC, 1997a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2015

 

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Trad, sob a direção de Hygino H. Domingues, 5 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

 

GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa. Notas sobre a Recepção da Matemática Mesopotâmica na Historiografia. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14 n.3, pp.322-335, 2012.

 

KATZ, Victor J. A history of mathematics: an introduction. 3 ed. New York: Pearson Education, 2009, 976 p.

 

MENDES, Iran Abreu. Tendências metodológicas no ensino da matemática. Belém: Ed. UFPA, 2008.

 

MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. ZDM, 2010, 42.3-4: 381-392.

 

ROQUE, Tatiana História da Matemática – Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012

 

TAVARES, Mariana O. A UBP e sua inserção no ensino de matemática: uma proposta inicial a partir da obra matemática lúdica. XII Encontro Nacional de Educação matemática. São Paulo, 2016. Disponível em: < http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/5654_3141_ID.pdf>. Acesso em: 01 de ago. de 2016.

 

WILLE, Jackson L. Possibilidades de uso da Matemática da Mesopotâmia no ensino básico. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.


Texto completo: PDF