Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA
Aline Batista de Oliveira Martins, Andresa Maria Justulin

Última alteração: 2017-06-27

Palavras-chave


Resolução de Problemas; Língua de Sinais; Libras; Interpretação de Problemas; Educação Matemática Inclusiva

Referências


BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

 

BORGES, F. A; NOGUEIRA, C. M. I. Um panorama da inclusão de estudantes surdos nas aulas de matemática. In: NOGUEIRA, C. M. I (Org.). Surdez, Inclusão e Matemática. Curitiba: CRV, 2013. p. 43-70.

 

LUPINACCI, M. L. V.; BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 2004. p. 1–5. Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/02/MC18361331034.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.

 

MOURA, M. C. Surdez e linguagem. In: LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 13-26.

 

MUSSER, G. L; SHAUGHNESSY, J. M. Estratégias de resolução de problemas na matemática escolar. In: KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

 

POLYA, G. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, n.7. São Paulo. 1985, p. 11-16.

 

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

 

ROCHA, L. R. M. O que dizem surdos e gestores sobre vestibulares em Libras para ingresso em Universidades Federais. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial -Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2015. p. 125.

 

SILVA, J. A. F. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na Matemática: algumas considerações. Dissertação (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005. 11p. Disponível em: < https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/JoseAugustoFlorentinodaSilva.pdf>. Acesso em: 05 set. 2016.

 

SOUZA, M. C. M. M. Dificuldades no Ensino da Matemática para Surdos. 2009. 12 f. Dissertação (Pró-Reitora de Graduação - Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2009. Disponível em: <https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22009/MariaClaradeMeloMagalhaesSouza.pdf>. Acesso em: 20 out. 2015.

 

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. – 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 584 p.


Texto completo: PDF