Portal de Eventos da SBEM - PR, XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
POSSÍVEIS APLICAÇÕES DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS
Cileide Teixeira da Silva Polli, Helenara Regina Sampaio Figueiredo

Última alteração: 2017-06-29

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Geometria; Materiais manipuláveis

Referências


DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12 ed. São Paulo: 2005.

______. Vivência e construção: Matemática. 3ª série. 2 ed. São Paulo: Ática, 2006.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM. SBM: São Paulo, ano 4, n. 7, 1990.

JESUS, Marcos Antônio Santos de; FINI, Lucila Diehl Tolaine. Uma proposta de aprendizagem significativa de matemática através de jogos. In: BRITO, Márcia Regina F. de (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2005. p. 129-146

LORENZATO, Sergio Aparecido. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio Aparecido (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-37.

______. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano 3, n. 4, 1995. p. 3-13.

MIORIM, Maria Ângela; FIORENTINI, Dario. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino de Matemática. Boletim da SBEM-SP. São Paulo: SBEM/SP, ano 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista da Educação Matemática. São Paulo: SBEM, v. 9, n. 9 e 10, p. 1-6. 2004-2005.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; MIZIARA, Eduardo Luiz. Concepção e prática de professores de Matemática em relação ao ensino de geometria no Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, v. 32, n.1, p. 175-188, jan./jun. 2014.

PAIS, Luis Carlos. Transposição Didática. 3. ed. (revisada). In: MACHADO, SilviaDias Alcântara (Org.).Educação Matemática : uma (nova) introdução. São Paulo:EDUC, 2008. p. 11-48.

 

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Representações, interpretações e prática pedagógica: a geometria na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

______. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

PAVANELLO, Regina Maria. Porque ensinar/aprender geometria? In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, 2004.


Texto completo: PDF